NEWSLETTER
Programas e Projectos - Mais qualidade de vida
Você está em › InícioProgramas e projectosPrémio Engº Jaime Filipe

Prémio Engº Jaime Filipe

Prémio 2016

O Prémio de Inovação Tecnológica "Eng.º Jaime Filipe" foi atribuído a Inês Caetano Costa Campos pela conceção do protótipo do  ASBGo++ (Plus plus) Smart Walker, um Andarilho Motorizado e Inteligente que pretende que os utilizadores façam uso de todas as suas faculdades, de forma segura e autónoma, promovendo ainda o desenvolvimento das mesmas.

Preditivo, inteligente e adaptativo, o ASBGo++, providenciará assistência na mobilidade com biofeedback e inteeração em tempo real, através da aquisição e processamento dos parâmetros físicos do utilizador enquanto este se desloca com o andarilho.

Providencia também novas ferramentas embebidas que permitem uma análise postural.

Promove o desenvolvimento das capacidades cognitivas do indivíduo com um sistema de multitasking e garante um elevado  índice de usabilidade, não só pelos sensores embebidos, como pelas novas soluções de design, mecânica e ergonomia.

Constitui também uma mais valia para a equipa clínica, devido a um acesso de informação individualizado, que permitirá seguir cada paciente de forma objetiva e quantitativa, até à distância.

 


 

Estão abertas, até 30 de setembro, as candidaturas ao Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe.

Podem candidatar-se pessoas individuais com mais de 18 anos, residentes em Portugal, assim como as empresas com sede em território nacional.

O Instituto Nacional de Reabilitação, I.P., através deste prémio visa:

  • Promover o desenvolvimento de projetos de investigação inovadores, de prevenção e promoção de autonomia das pessoas com deficiência, que incluam medidas, propostas e soluções que facilitem a realização dos atos da sua vida diária pessoal e social.
  • Estimular a conceção e desenvolvimento de equipamentos, instrumentos, utensílios, tecnologias e metodologias que facilitem, otimizem e prolonguem as capacidades físicas, cognitivas e sociais e sejam garante de uma maior qualidade de vida.
  • Sensibilizar a sociedade, em geral, e os setores nacionais do design, da indústria e da economia, em particular, para a área da prevenção da incapacidade, para a necessidade de conceção, produção e comercialização de produtos, equipamentos ou adaptações que assegurem a funcionalidade, a inclusão e a participação das pessoas com deficiência.
  • Estimular a criatividade nas áreas tecnológica e de design, podendo ser consideradas neste âmbito, as tecnologias de informação e comunicação, metodologias de distribuição de serviços, design universal, acessibilidades e outras que contribuam efetivamente, para a promoção da funcionalidade e da participação social das pessoas com deficiência.

Os Prémios de Inovação Tecnológica "Eng.º Jaime Filipe" são entregues no evento de comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no dia 3 de Dezembro.

Este Prémio, promovido desde 2001, homenageia o Engenheiro que se dedicou em vida à defesa do exercício de cidadania e inclusão social das pessoas com deficiência.

 Consulte o Regulamento e Formulário de Candidatura


Prémio 2015

O Prémio de Inovação Tecnológica "Eng.º Jaime Filipe" de 2015 foi atribuído a Maria Manuel Martins pela conceção de um Andarilho Motorizado e Inteligente

Área de investigação: Robótica de Reabilitação.

Objetivo: Providenciar assistência na mobilidade a pessoas com problemas de equilíbrio em ambientes hospitalares e clínicas de reabilitação indoor.

Caracterização: O projeto, desenvolvido com o apoio da Orthos XXI e Centro Clínico Académico do Hospital de Braga, assenta num conjunto de tecnologia que possibilita aos seus utilizadores uma recuperação mais ativa de forma a combater a tendência para a imobilidade.

Introduziu um avanço tecnológico no campo da assistência de marcha patológica humana, facultando compensações mais funcionais e com maior segurança, que, a longo prazo fornecem uma alternativa para a mobilidade e a eventual recuperação ou reforço da capacidade residual de movimento do utilizador.

Prémios atribuídos:

Troféu de Excelência, pelo CEARTE, Centro de Formação Profissional do Artesanato

Certificado de Prémio de Inovação Tecnológica, pelo INR, I.P.

 


2014: Prémios e Premiados

Em 2014 candidataram-se ao Prémio Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe 12 projetos, sendo 9 de pessoas individuais  e 3 de pessoas colectivas (Câmara Municipal,  Instituto Superior e Organização não Governamental), sedeadas em território nacional.

Os prémios desta edição foram anunciados e entregues na cerimónia de comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência3 de Dezembro.

 1º Prémio: Mensagem de Fernando Pessoa em Braille

Objetivo: Proporcionar o experienciar ligações simbólicas entre o leitor e o livro

Área de Investigação: Design

Caracterização: Transpor os significados do livro para capa e comunicar através de estímulo visual e tátil e explorar o design gráfico e a estética em braille;

Prémios atribuídos:

Troféu de Excelência, pelo CEARTE, Centro de Formação Profissional do Artesanato

Certificado de Prémio de Inovação Tecnológica, pelo INR, I.P.


Menção Honrosa: ABLE-FIT

Objetivo: Promover a qualidade de vida de pessoas com incapacidades, valorizando a sua dignidade enquanto entidade ativas na manutenção do seu estado de saúde;

Área de Investigação: Engenharia de Reabilitação

Caracterização: O projeto foi desenvolvido com o objetivo de desenvolver equipamentos customizados, que sejam mais valias na manutenção da funcionalidade em situações de imobilidade prolongada.

Prémios atribuídos:

Troféu de Excelência, pelo CEARTE, Centro de Formação Profissional do Artesanato

Certificado de Prémio de Inovação Tecnológica, pelo INR, I.P.

 

Saiba mais sobre os Premiados e Prémios nos anos de 2012 e de 2013. 

Veja mais sobre os Prémios e Premiados atribuídos de 2001 a 2013. 

Última actualização: Segunda-Feira, 05 Dezembro de 2016