NEWSLETTER
Quem Somos - Conheça-nos melhor
Você está em › InícioQuem somosO INRMissão, visão e valores

Missão, visão e valores

Missão 

O INR, IP tem por missão assegurar o planeamento, execução e coordenação das políticas nacionais destinadas a promover os direitos das pessoas com deficiência.

A garantia de igualdade de oportunidades, o combate à discriminação e a valorização das pessoas com deficiência, numa perspectiva de promoção dos seus direitos fundamentais, são os princípios que norteiam a actuação do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Os principais objectivos do INR, IP são:

  • Garantir a igualdade de oportunidades e não discriminação das pessoas com deficiência ou incapacidade numa abordagem de direitos humanos;
  • Concretizar a política nacional de prevenção, habilitação, reabilitação e participação das pessoas com deficiência ou incapacidade;
  • Fiscalizar a aplicação da legislação relativa aos direitos das pessoas com deficiência ou incapacidade,
  • Dinamizar a cooperação com as associações que defendem os direitos e interesses das pessoas com deficiências ou incapacidade e suas famílias e com todos os membros da sociedade na promoção da participação activa das pessoas com deficiência em todos os domínios da sociedade.

Visão

Imagine um mundo onde todos soubessem que o lugar que ocupam é o lugar de todos. Imagine um mundo mais acessível, mais equilibrado, livre de barreiras e preconceitos. Um mundo onde um é igual a um a dividir por todos. É aí que queremos chegar, seguindo juntos pelo mesmo caminho.

A visão de futuro do INR, I.P. é construir uma sociedade que olha para o cidadão na sua diferença, potenciando as suas capacidades e a sua autonomia.

O INR, I.P. propõe-se inovar nas iniciativas e actividades de forma sensível e adequada aos contextos , no sentido da concretização da sua visão "Uma Pessoa um Cidadão".

Valores

Para a prossecução da sua visão "Uma Pessoa um Cidadão" os valores do INR, I.P. são:

Respeito > considerar a pessoa com deficiência o centro de toda a estratégia.

Integração > liderar os processos de reabilitação tanto a nível interno como externo.

Parcerias > articular com as famílias e organizações da sociedade as acções a desenvolver.

Credibilidade > procurar excelência trabalhando com entidades de referência no campo da inovação e investigação.

Compromisso > garantir qualidade de vida e igualdade de oportunidades para todos.

Código de conduta

Após um processo que envolveu a consulta a todos os trabalhadores do INR, IP foi adoptado, no início de 2011, o Código de conduta.

Simultaneamente foi nomeada uma Comissão de Ética, que irá monitorizar a implementação deste documento.

Última actualização: Sexta-Feira, 04 Novembro de 2011