NEWSLETTER
Programas e Projectos - Mais qualidade de vida
Você está em › InícioProgramas e projectosCentros para a Qualificação e o Ensino Profissional

Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional

Os Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) são estruturas do Sistema Nacional de Qualificações e assumem um papel determinante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. Os CQEP foram criados em substituição dos Centros Novas Oportunidades (CNO), do programa Novas Oportunidades que surgiu em 2005.

Os CQEP destinam-se a todos os que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho.

Estes Centros encontram-se igualmente vocacionados para dar resposta aos cidadãos com deficiência e incapacidade, com o intuito de assegurar a sua integração na vida ativa e profissional. Destinam-se a jovens com idade igual ou superior a 15 anos ou, independentemente da idade, a frequentar o último ano de escolaridade do ensino básico, bem como a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e competências.

Os CQEP encontram-se em todas as regiões do Continente e na Região Autónoma da Madeira. Alguns centros desenvolvem a sua atividade em regime de itinerância, dando resposta a públicos com menor capacidade de deslocação ou a necessidades concretas evidenciadas por parceiros estratégicos para a qualificação.

Consulte a rede de centros

Mais informação sobre os CQEP


Saiba mais sobre os Centros Novas oportunidades, CNO:

A igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiências ou incapacidade, nomeadamente ao nível da sua participação no mercado de trabalho, é muitas vezes uma realidade adiada devido a condicionalismos que se prendem com a insuficiência de habilitações escolares adequadas. Para minimizar esta dificuldade, o Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidades 2006-2009 (PAIPDI), previu a adopção de medidas concretas, nomeadamente a criação de Centros Novas Oportunidades vocacionados para a certificação escolar de jovens e adultos com deficiências.

O Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) permitia que os adultos com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações escolares inferiores aos 4º, 6º ou 9º ano, pudessem solicitar o reconhecimento, a validação e a certificação dos conhecimentos escolares, profissionais ou outros que tivessem adquirido nos diferentes contextos da sua vida, ao nível pessoal, social e profissional. Este processo era desenvolvido nos Centros Novas Oportunidades e a certificação abrangia 4 áreas de competências: Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida, Tecnologias de Informação e Comunicação, Cidadania e Empregabilidade.

A concretização desta iniciativa passou pela elaboração de um Guia Metodológico que servia de instrumento de trabalho para as equipas técnico-pedagógicas da rede nacional de Centros Novas Oportunidades.

Este Guia Metodológico teve inicio com a celebração de protocolos com o Colégio António Aurélio da Costa Ferreira - Casa Pia de Lisboa, com o Centro Novas Oportunidades da Arrábida - numa parceria entre a Escola Secundária Lima de Freitas e a RUMO, CERCISA, CERCIMB, CERCIMA, CERCIZIMBRA, APPACDM, com o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, com o Centro de Educação e Formação Profisssional Integrada, com a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e com a Associação de Saúde Mental do Algarve com vista, respectivamente, à certificação de um grau escolar à população com deficiências sensoriais, mentais, no âmbito das funções neuromusculoesqueléticas, da paralisia cerebral e da doença mental.

Os protocolos celebrados envolveram ainda as seguintes entidades: a Agência Nacional para a Qualificação, a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Instituto Nacional para a Reabilitação.

 

Última actualização: Sexta-Feira, 15 Julho de 2016