NEWSLETTER
Programas e Projectos - Mais qualidade de vida
Você está em › InícioProgramas e projectos”Escola Alerta!” 2012/2013

”Escola Alerta!” 2012/2013

Premiados no Concurso "Escola Alerta!" 2012/2013

Os trabalhos e escolas premiados pelo Júri Nacional desta 10.ª edição do Concurso "Escola Alerta!" foram os seguintes:

Categoria 1

(1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico)

1.º Prémio

 Trabalho intitulado "Férias desportivas para todos", do Centro Escolar do Agrupamento Vertical de Portel.   

Concelho de Portel, Distrito de Évora.

2.º Prémio

Trabalho intitulado "Aprender com a diferença", da Escola Básica Fialho de Almeida, do Agrupamento de Escolas de Cuba. Concelho de Cuba, Distrito de Beja.


Categoria 2

(2.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)

1.º Prémio

Trabalho intitulado "Cidadania para todos - O direito à acessibilidade", da Escola Técnica Profissional da Moita. Concelho da Moita, Distrito de Setúbal.

 

Mais informação sobre os trabalhos premiados na 10.ª edição do "Escola Alerta!", será brevemente publicada nesta página.


"FESTA DO CONCURSO "Escola Alerta!" 2012/2013  

A Festa de entrega dos prémios nacionais do "Escola Alerta!" 2012/2013, ocorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Sede do Agrupamento de Escolas de Ansião), no  dia 5 de Junho (quarta-feira), às 14h30h.

Este evento foi  dirigido a todos os alunos e professores das escolas dos ensinos básico e secundário,  com especial destaque para aqueles que estiveram envolvidos na elaboração de trabalhos realizados no âmbito do projeto "Escola Alerta!".

Os premiados no "Escola Alerta!" 2012/2013 foram revelados durante a Festa de entrega de prémios, em que estiveram presentes as escolas que participaram na edição do corrente ano.

As Escolas que pretenderam participar na Festa,  confirmaram a sua presença até às 17h do  dia 30 de maio (quinta-feira), indicando o número de alunos e professores participantes, bem como o número de pessoas com mobilidade reduzida.

Para o efeito,  esta participação foi confirmada junto do Instituto Nacional para a Reabilitação,  I.P.,  através do endereço inr@inr.msss.pt e dos contactos  miguel.t.ferro@inr.msss.pt e teresa.s.aleixo@inr.msss.pt ou para o telefone: 21 79295 00.

No dia da Festa, entre as 10:00 e 12:00 horas, a Câmara Municipal de Ansião  disponibilizou aos participantes neste evento, uma visita guiada ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda.

A inscrição na visita ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda foi feita por cada Escola, até às 17 horas do dia 30 de maio (quinta-feira),  para o  endereço eletrónico turismo@cm-ansiao.pt ou pelo telefone 236 672 025, indicando o número de visitantes e o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) responsável(eis) pelo mesmo grupo.

As inscrições para a visita foram em número limitado a 80 pessoas, sujeitas a confirmação. Sugere-se ainda a consulta de informação sobre o Complexo Monumental de Santiago da Guarda, outros espaços e atrativos locais, bem como dos percursos aconselhados.

 


Participantes no concurso "Escola Alerta!"

Em 2012/2013, participaram 40 Escolas, distribuídas por 14 Distritos e pela Região Autónoma da Madeira, envolvendo um total de 1.347 Alunos e 231 Docentes, que participaram na 10.ª edição do Concurso, tendo sido apresentadas 48 candidaturas.

Consulte a lista dos 48 trabalhos apresentados a concurso nesta 10.ª edição do "Escola Alerta!".



Está aberto o Concurso "Escola Alerta!"  2012/2013 (10ª edição)

Participa e concorre ao "Escola Alerta!" 2012/2013. Podes começar desde já a contribuir ativamente  para a criação de uma sociedade em que todos possam ter oportunidades iguais, propondo ações que promovam os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência.

Para saber mais sobre os objetivos gerais deste projeto, consulta o  Menu "Escola Alerta!". Para conhecer os princípios que orientam e estruturam a sua 10.ª edição, recomenda-se a leitura do Regulamento 2012/2013 e da respetiva Nota Explicativa, que se encontram disponíveis para descarregar.

Para ser admitido neste concurso, cada um dos trabalhos terá de ser acompanhado pelo respetivo Formulário de Candidatura.

Após apreciados pelo Júri da Escola, os trabalhos selecionados por este último, serão entregues por cada estabelecimento de ensino ao INR, I.P., juntamente com a Ficha de identificação da escola e trabalhos realizados, até ao próximo dia 19 de abril de 2013, entre as 9h00 e as 18h00, ou via correio registado com carimbo até à mesma data, para o seguinte endereço:

Concurso "Escola Alerta!"
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
Av. Conde de Valbom, 63
1069-178 Lisboa

Para mais informações poderá consultar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (versão de leitura fácil, da iniciativa da Fenacerci, a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei de Bases da Prevenção, Habilitação, Reabilitação e Participação da Pessoa com Deficiência.

Podes ainda consultar as Perguntas Mais Frequentes sobre o "Escola Alerta!" em http://www.inr.pt/content/1/2471/escola-alerta

 

Última actualização: Quinta-Feira, 20 Junho de 2013