NEWSLETTER
Programas e Projectos - Mais qualidade de vida
Você está em › InícioProgramas e projectosESCOLA ALERTA! 2013/2014

ESCOLA ALERTA! 2013/2014

PREMIADOS no Concurso "Escola Alerta!" 2013/2014

Os trabalhos e escolas premiados pelo Júri Nacional desta 11.ª edição do Concurso "Escola Alerta!" foram os seguintes:

Categoria 1

(1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico)

1.º Prémio

Trabalho intitulado "A Arte de Incluir",

da Escola Básica Fialho de Almeida, do Agrupamento de Escolas de Cuba.

Concelho de Cuba, Distrito de Beja.

2.º Prémio

Trabalho intitulado "Natação Rima com Inclusão - Fazendo a diferença, gerando igualdades",

do Centro Escolar do Agrupamento Vertical de Portel.

Concelho de Portel, Distrito de Évora.

3.º Prémio

Trabalho intitulado "Construamos uma Acessibilidade Igual para Todos",

da Escola Básica de Silvares, do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto.

Concelho do Fundão, Distrito de Castelo Branco.

 

Categoria 2

(2.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)

1.º Prémio

Trabalho intitulado "Francisco Sanches, uma Escola para TODOS!",

do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches.

Concelho de Braga, Distrito de Braga.

2.º Prémio

Trabalho intitulado "Telhados de Vidro - O Fado da Diferença",

da Escola Profissional e Artística da marinha Grande.

Concelho da Marinha Grande, Distrito de Leiria.

3.º Prémio

Trabalho intitulado "ACTO (Atuar, Concretizar, Transmitir, Olhar)",

da ETAP - Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal.

Concelho de Pombal, Distrito de Leiria.

 



FESTA DO CONCURSO "Escola Alerta!" 2013/201
4

A Festa de entrega dos prémios nacionais do "Escola Alerta!" 2013/2014, decorreu na Escola Técnica Profissional da Moita, no  dia 5 de Junho (quinta-feira), às 14h30h, tendo os premiados sido revelados durante a mesma, com a presença de diversas escolas que participaram na edição do corrente ano.

Para animar a festa e conforme o programa, no período da manhã, foram promovidas atividades lúdicas ao ar livre, dinamizadas pela Escola Técnica Profissional da Moita; atividades de desporto adaptado, com o atleta paralímpico Jorge Pina e esteve ainda presente o Projeto KidFun - Insuflável, da Fundação Benfica.

No período da tarde, teve início a festa de entrega de prémios do Concurso "Escola Alerta!" com a Coreografia Silenzio, Projeto da AFIDance.

Este evento contou com a presença da Vereadora da Educação e dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal da Moita, do Presidente da Assembleia Municipal da Moita, do Presidente da Junta de Freguesia, do Júri Nacional do Concurso "Escola Alerta!", do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. e ainda do Presidente da Escola Técnica Profissional da Moita.

O evento foi dirigido a todos os alunos e professores das escolas dos ensinos básico e secundário,  com especial destaque para aqueles que estiveram envolvidos na elaboração de trabalhos realizados no âmbito do projeto "Escola Alerta!".

 



Participant
es no concurso "Escola Alerta!"

Em 2013/2014, na 11.ª edição do concurso, participaram 18 Escolas, distribuídas por 9 Distritos e pela Região Autónoma da Madeira, envolvendo um total de 563 Alunos e 83 Docentes, tendo sido apresentadas 24 candidaturas ao Júri Nacional.

Consulte a lista dos 24 trabalhos apresentados a concurso nesta 11.ª edição do "Escola Alerta!".

 



Festa de entrega de Prémios do Concurso "Escola Alerta!" 2013/2014

A Festa de entrega dos prémios nacionais do "Escola Alerta!" 2012/2013, terá lugar na Escola Técnica Profissional da Moita, no próximo dia 5 de Junho (quinta-feira), às 14h30h.

Este evento é  dirigido a todos os alunos e professores das escolas dos ensinos básico e secundário,  com especial destaque para aqueles que estiveram envolvidos na elaboração de trabalhos realizados no âmbito do projeto "Escola Alerta!".

Os premiados no "Escola Alerta!" 2013/2014 serão revelados durante a Festa de entrega de prémios, pelo que se aguarda a confirmação de presença, de todas as escolas que participaram na edição do corrente ano.

As Escolas que pretendam participar na Festa, deverão confirmar a sua presença até às 17h do próximo dia 30 de maio (sexta-feira), através de preenchimento de formulário eletrónico disponível no link https://docs.google.com/forms/d/100AFREpAe9mRo3uZRe87APhdMZ2F29suFJExcqOURJQ/viewform  

 

 



CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS CANDIDATOS AO "ESCOLA ALERTA!" (11.ª Edição)

Consulte os Critérios e a Grelha de avaliação dos trabalhos candidatos ao concurso "Escola Alerta!" 2013/2014 que foram definidos pelo Júri Nacional, conforme decorre do nº8, do Artigo 10.º do Regulamento deste ano.

 



AVISO DE LANÇAMENTO (11/10/2013)

Está aberto o Concurso "Escola Alerta!" 2013/2014

Participa e concorre ao "Escola Alerta!" 2013/2014. Podes começar desde já a contribuir ativamente  para a criação de uma sociedade em que todos possam ter oportunidades iguais, propondo ações que promovam os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência.

Para saber mais sobre os objetivos gerais deste projeto, consulta o  Menu "Escola Alerta!". Para conhecer os princípios que orientam e estruturam a sua 11.ª edição, recomenda-se a leitura do Regulamento 2013/2014 e da respetiva Nota Explicativa, que se encontram disponíveis para descarregar.

Para ser admitido neste concurso, cada um dos trabalhos terá de ser acompanhado pelo respetivo Formulário de Candidatura.

Após apreciados pelo Júri da Escola, os trabalhos selecionados por este último, serão entregues por cada estabelecimento de ensino ao INR, I.P., juntamente com a Ficha de identificação da escola e trabalhos realizados, até ao próximo dia 4 de abril de 2014, entre as 9h00 e as 18h00, ou via correio registado com carimbo até à mesma data, para o seguinte endereço:

Concurso "Escola Alerta!"

Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
Av. Conde de Valbom, 63        
1069-178 Lisboa

Para mais informações podes consultar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (versão de leitura fácil, da iniciativa da Fenacerci), a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei de Bases da Prevenção, Habilitação, Reabilitação e Participação da Pessoa com Deficiência.

Podes ainda consultar as Perguntas Mais Frequentes sobre o "Escola Alerta!".

Encontra mais informação sobre a 10ª edição deste concurso em  http://www.inr.pt/content/1/2728/escola-alerta-edicao

 

Última actualização: Quarta-Feira, 20 Julho de 2016