NEWSLETTER
Instituto Nacional para a Reabilitação - Uma pessoa, um cidadão
Você está em › InícioAjuda na navegação

Ajuda na navegação

O sítio do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., foi desenvolvido tendo em conta as Directrizes de Acessibilidade do Conteúdo da Web 1.0 do W3C, correspondendo esta conformidade à disponibilização de um sítio acessível a todos os utilizadores independentemente da forma como acedem ao mesmo, procurando ser acessível através de qualquer navegador, com qualquer tecnologia, por qualquer utilizador.

O sítio do INR, I.P., apresenta uma estrutura de navegação intuitiva, funcional e simples, com elementos de navegação hierárquica e orgânica integrados. Apesar dos percursos de navegação serem pensados a partir da página de início, o utilizador pode aceder rapidamente a qualquer parte do sítio, utilizando os destaques, conteúdos relacionados ou os mais visitados, a função de pesquisa ou o mapa do sítio.

O utilizador pode subscrever os feeds RSS clicando no ícon respectivo, presente nas principais secções do sítio. Para interpretar esses feeds, o utilizador precisa de ter um leitor de RSS instalado no computador, caso o seu navegador não consiga fazer a leitura dos mesmos.

O sítio do INR, I.P., disponibiliza aos seus utilizadores documentos para descarga em diversos formatos. No caso dos ficheiros em RTF ou TXT, os diversos sistemas operativos já trazem por defeito os programas necessários à leitura destes formatos. Em relação aos ficheiros em formato PDF, se o utilizador não tiver o programa necessário, pode fazer a descarga do mesmo, de forma gratuita, no sítio da Adobe.

Na eventualidade de o utilizador não encontrar a informação que procura através da navegação, poderá sempre utilizar a função de pesquisa ou o mapa do sítio.

 

Funcionalidades especificas para pessoas com necessidades especiais:

  • Os tamanhos de letra usam medidas relativas, possibilitando ao utilizador aumentar o tamanho de através do navegador ou no próprio sítio.
  • Toda a navegação pode ser feita a partir do teclado, usando a tecla TAB. Estão também definidos alguns atalhos:
    • Alt+1 - Ir para a Pesquisa
    • Alt+2 - Ir para a Área de Conteúdo
    • Alt+3 - Ir para a Navegação
  • Todas as imagens são acompanhadas do atributo (equivalente em texto), de modo a assegurar a leitura e compreensão por parte dos utilizadores cegos.
  • Um atalho de “saltar navegação” está presente no topo de todas as páginas, permitindo aos utilizadores cegos ou que usem um dispositivo de leitura, navegar directamente para o conteúdo.
  • Todos os conteúdos têm um atalho identificado como “Leia-me”, que permite a vocalização do conteúdo, recorrendo a um serviço automático de verbalização incluído no sítio. Esta funcionalidade abre uma nova janela com o leitor, que deverá permanecer aberta durante a verbalização.
  • Os marcadores HTML nos títulos e elementos estruturantes do conteúdo seguem uma abordagem semântica e coerente, permitindo aos utilizadores cegos ou com necessidades especiais ao nível cognitivo e de aprendizagem, identificarem os blocos de texto, títulos e seu significado hierárquico.
  • Todos os campos em formulários têm etiquetas definidas.
  • Todos os atalhos estão separados por blocos espaçados sem ligação.
  • O sítio também está disponível em versão de alto contraste.

 

Se encontrou alguma dificuldade ao navegar no sítio ou não encontrou resposta às suas dúvidas neste texto, entre em contacto connosco através do formulário.

Formulário de Contacto
Por favor preencha o formulário que se segue.
Os campos obrigatórios estão marcados com * (asterisco)
Última actualização: Segunda-Feira, 13 Abril de 2009