NEWSLETTER
Área infantil - Anda brincar connosco
Você está em › InícioÁrea infantilAventurasUma criança surda consegue contar uma anedota?

Uma criança surda consegue contar uma anedota?

Crispim pensativo

Imagina um mundo sem sons... sem o barulho do vento, do mar, dos carros na cidade, das gargalhadas dos amigos, das palavras dos teus pais, da música. Pensa que mesmo à noite, no silêncio da noite no teu quarto não estás mesmo no silêncio... continuas a conseguir ouvir os pequenos sons da cama a ranger, dos passos dos adultos, do carro no final da rua. Agora imagina que não conseguias ouvir nada disto, imagina uma escuridão total de sons e vais conseguir perceber como é o mundo de uma pessoa surda.

É óbvio que um mundo silencioso será diferente do teu... mas isso não significa que as crianças surdas não consigam perceber-te ou comunicar contigo. Aliás, conseguem viver uma vida perfeitamente normal, brincar, estudar, trabalhar, etc. E tu, se tiveres um amigo surdo ou se encontrares alguém surdo, podes ter alguns cuidados para facilitar a comunicação entre os dois.

Queres saber mais sobre como uma pessoa surda vive o seu dia-a-dia? Como podes ajudar e perceber melhor os meninos surdos? Então acompanha-nos nesta aventura pela internet e encontra as respostas às tuas questões.

Crispim com questões

Será que…

uma criança que não consegue ouvir sente-se sozinha? Tem amigos? Existe outra maneira de falar sem usar a voz? Se não ouve, como sabe o que estamos a dizer? E se usa algum dispositivo para falar, podemos conversar na mesma sobre desporto, jogos, brincadeiras e tudo o resto?

Estas são apenas algumas questões para dar início à nossa aventura… queres mais umas sugestões?

  • Que tecnologia de comnicação usam as pessoas que não falam?

  • De que maneira consegue alguém que não fala ou ouve comunicar com os outros?

  • Se os surdos não ouvem, como sabem se as pessoas estão divertidas com as suas piadas?

  • Existe uma língua gestual universal ou é como as restantes línguas orais?

  • Existem comediantes que não falem?

 

 

Escreve as tuas perguntas para não te esqueceres de pesquisar as respostas na internet.

Última actualização: Quinta-Feira, 13 Janeiro de 2011
  Próxima
Página 1 de 4