NEWSLETTER
Programas e Projectos - Mais qualidade de vida
Você está em › InícioProgramas e projectosPrémio Concelho Mais Acessível

Prémio Concelho Mais Acessível

Prémio "Concelho Mais Acessível" 2016

Na sequência da divulgação da lista das candidaturas melhor classificadas nas três categorias da 2ª edição do Prémio "Concelho Mais Acessível", o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., entregou no dia 3 de dezembro, no decorrer das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, os troféus correspondentes aos primeiros classificados.

Categoria I - Edificado (Propriedade Municipal) / Espaço Público
1.º Prémio: Viana do Alentejo - Requalificação do centro histórico de Viana do Alentejo

Categoria II - Lazer/ Património/ Turismo
1.º Prémio: Leiria - Museu de Leiria

Categoria III - Transportes/ Comunicação/ Tecnologia
1.º Prémio: Pombal - Alargamento e otimização da rede PomBus


 

Na 2ª edição do Prémio "Concelho Mais Acessível", foram entregues no INR, I.P., 15 candidaturas, correspondentes a 9 municípios.

Nos termos do Regulamento do Prémio, o Júri já divulgou o projeto de lista das candidaturas admitidas e excluídas.

Consulte os anexos deste menu.


O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. promove a segunda edição do Prémio Concelho Mais Acessível, uma iniciativa que pretende distinguir as melhores práticas de acessibilidade nos territórios municipais. As candidaturas decorrem até ao dia 30 de junho de 2016.

O Prémio "Concelho Mais Acessível" tem como objetivos:

  1. Estimular e mobilizar as autarquias, no sentido de garantirem as acessibilidades ao território e às tecnologias de informação e comunicação, bem como ao turismo/ lazer. 
  2. Combater a discriminação com base na deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência/ incapacidade na sociedade portuguesa. 
  3. Diminuir o impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas à inclusão e participação das pessoas com deficiência/ incapacidade. O Concelho Mais Acessível 2016 será divulgado, a nível nacional, no evento de comemoração do dia internacional da Pessoa com deficiência, 3 de dezembro.

 

Podem candidatar-se a este Prémio todos os municípios de Portugal Continental e Regiões Autónomas, que tenham realizado intervenções e iniciativas municipais, relevantes e inovadoras que garantam a acessibilidade nos seus territórios, e contribuam claramente para a não discriminação e para a inclusão das pessoas com deficiência, na sociedade.

As candidaturas deverão estar enquadradas numa das três categorias do Prémio (Edificado/Espaço Urbano; Lazer/Património/ Turismo; Transportes/Comunicação/ Tecnologia), e refletir a mais-valia das mesmas na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos, em especial das pessoas com deficiência e/ou mobilidade condicionada.

O Prémio será entregue no dia 3 de dezembro, no evento anual de comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, e tem caráter bienal.

Na 1.ª edição deste Prémio entregaram candidaturas 27 municípios, das quais se obteve a seguinte classificação:

1º Prémio Categoria I
Beja - Projeto Integrado de Beneficiação da Baixa de Beja

 

1º Prémio Categoria II
Barcelos - Torre Medieval

1º Prémio Categoria III
Viana do Castelo - Viana para Todos

   

Menções honrosas
Categoria I - Ílhavo - Qualificação Urbana do Casco Antigo da Cidade de Ílhavo
Categoria I - Lousã - Lousã Acessível
Categoria II - Batalha - Museu da Comunidade Concelhia da Batalha
Categoria II - Lousã - Lousã Acessível
Categoria III - Odivelas - Odivelas: um território para todos
Categoria III - Torres Vedras - Porta-a-Porta - Transporte Mobilidade Condicionada


 

Prémio Concelho Mais Acessível 2014
Divulgação de resultados

No passado dia 3 de dezembro, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., entregou os prémios da 1ª edição do Prémio "Concelho Mais Acessível", no decorrer das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que teve lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.
Na sequência da divulgação da lista de candidaturas melhor classificadas nas três categorias do Prémio, o Júri entendeu atribuir, para além de um primeiro prémio, duas menções honrosas por cada categoria.

Categoria I – Edificado (Propriedade Municipal) / Espaço Público
1.º Prémio: Beja – Projeto Integrado de Beneficiação da Baixa de Beja
Menção Honrosa: Ílhavo – Qualificação Urbana do Casco Antigo da Cidade de Ílhavo
Menção Honrosa: Lousã – Lousã Acessível

Categoria II – Lazer/ Património/ Turismo
1.º Prémio: Barcelos – Torre Medieval
Menção Honrosa: Batalha – Museu da Comunidade Concelhia da Batalha
Menção Honrosa: Lousã – Lousã Acessível

Categoria III – Transportes/ Comunicação/ Tecnologia
1.º Prémio: Viana do Castelo – Viana para Todos
Menção Honrosa: Odivelas – Odivelas: um território para todos
Menção Honrosa: Torres Vedras – Porta-a-Porta - Transporte Mobilidade Condicionada

A próxima edição do Prémio Concelho Mais Acessível deverá ocorrer no ano 2016, conforme previsto pelo regulamento.

 


 

Na 1ª Edição do Prémio "Concelho Mais Acessível", lançado pelo INR, I.P., em 2014, foram entregues 43 candidaturas, correspondentes a 28 municípios.

O Júri do Prémio  já divulgou o projeto de lista das candidaturas admitidas e excluídas, conforme o previsto no respetivo Regulamento.

Consulte os anexos deste menu.


O Instituto Nacional para a Reabilitação lançou a 1ª Edição do Prémio "Concelho Mais Acessível", que visa premiar as intervenções e iniciativas municipais, relevantes e inovadoras, que tenham por objetivo a garantia da acessibilidade nos territórios municipais, a todos os cidadãos, em especial aqueles com necessidades especiais e/ou mobilidade condicionada.

 O Prémio "Concelho Mais Acessível" tem como objetivos:

  1. Estimular e mobilizar as autarquias, no sentido de garantirem as acessibilidades ao território e às tecnologias de informação e comunicação, bem como ao turismo/ lazer. 
  2. Combater a discriminação com base na deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência/ incapacidade na sociedade portuguesa. 
  3. Diminuir o impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas à inclusão e participação das pessoas com deficiência/ incapacidade.

O Concelho Mais Acessível 2014 será divulgado, a nível nacional, no evento de comemoração do dia internacional da Pessoa com deficiência, 3 de dezembro.

Última actualização: Segunda-Feira, 05 Dezembro de 2016