NEWSLETTER
Programas e Projectos - Mais qualidade de vida
Você está em › InícioProgramas e projectosEscola Alerta! 2014-2015 (12ª edição)

Escola Alerta! 2014-2015 (12ª edição)

 

Premiados no Concurso "Escola Alerta!" 2014/2015

Os trabalhos e escolas premiados pelo Júri Nacional desta 12.ª edição do Concurso "Escola Alerta!" foram os seguintes:

Categoria 1 - (1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico)

 1.º Prémio 

Trabalho intitulado "Inclusão: passo a passo"

da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos c/ Ensino Secundário Dr. Azevedo Neves,

Concelho da Amadora, Distrito de Lisboa

 

2.º Prémio

Trabalho intitulado "Superando Diferenças, Promovendo Igualdades",

do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz.

Concelho de Reguengos de Monsaraz, Distrito de Évora.


3.º Prémio
Trabalho intitulado "Diferentes e Iguais, Todos somos Especiais",

da Escola Básica Eugénio dos Santos

Concelho de Lisboa, Distrito de Lisboa.

 


Categoria 2  - (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)

 1.º Prémio

Trabalho intitulado "Apocalipse Artístico: a saída da escuridão",

da Escola Artística António Arroio.

Concelho de Lisboa, Distrito de Lisboa.

 

2.º Prémio 

Trabalho intitulado " EPTN em Alerta",

da Escola Profissional de Torres Novas.

Concelho de Torres Novas, Distrito de Santarém.

 

3.º Prémio

Trabalho intitulado "FRANCISCO SANCHES, Motor de Acessibilidade!",

do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches .

Concelho de Braga, Distrito de Braga.

 


Festa do Concurso "Escola Alerta!" 2014/2015

A entrega dos prémios nacionais do "Escola Alerta!" 2014/2015  decorreu na Escola Básica Fialho de Almeida de Cuba, no dia 29 de maio.

Para animar a festa  a Escola Básica Fialho de Almeida de Cuba promoveu jogos tradicionais, de arco e flecha e Golf, ateliers de olaria, fotografia, arte do mosaico e dança Hip Hop .

Os alunos e professores das escolas presentes puderam participar nas atividades de desporto adaptado do Grupo de Boccia do Centro de Paralisia Cerebral de Beja, da Equipa de Andebol em Cadeira de Rodas, da Associação Cristã da Mocidade de Setúbal e no Projeto KidFun - Insuflável, da Fundação Benfica.

A cerimónia de entrega de prémios do Concurso "Escola Alerta!" contou com as atuações da Tuna do Agrupamento de Escolas de Cuba, do grupo de Dança Multicultural da Escola Profissional de Cuba e o Grupo folclórico da CERCIBEJA. Houve ainda a oportunidade de assistir às atuações do Grupo Coral "Os Bafos de Baco", dos grupos de Teatro, de Sevilhanas e de Dança do Agrupamento de Escolas de Cuba, bem como de visitar a Exposição de pintura dos utentes da CERCIBEJA e do Centro de Paralisia Cerebral de Beja.

Este evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cuba, do Delegado Regional do Alentejo da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Júri Nacional do Concurso "Escola Alerta!", do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Cuba.

A "Festa" foi dirigida a todos os alunos e professores das escolas dos ensinos básico e secundário, com especial destaque para aqueles que estiveram envolvidos na elaboração de trabalhos realizados no âmbito do projeto "Escola Alerta!"."

 


Entrega de Prémios do Concurso "Escola Alerta!" 2014/2015

A Festa de entrega dos prémios nacionais do "Escola Alerta!" 2014/2015, terá lugar na Escola Básica Fialho de Almeida de Cuba, no próximo dia 29 de maio (sexta-feira), às 14h00, estando ainda previstas, a partir das 10h00, atividades e vivências inclusivas diversas.
Este evento é  dirigido a todos os alunos e professores das escolas dos ensinos básico e secundário,  com especial destaque para aqueles que estiveram envolvidos na elaboração de trabalhos realizados no âmbito do projeto "Escola Alerta!".

Os premiados na “Escola Alerta!” 2014/2015 serão revelados durante a Festa de entrega de prémios, pelo que se aguarda a confirmação de presença, de todas as escolas que participaram na edição do corrente ano.

As Escolas que pretendam participar na Festa, deverão confirmar a sua presença até às 17h00 do próximo dia 25 de maio (segunda-feira), através de mensagem de correio electrónico remetida para eventos@inr.mtsss.pt, indicando o número de alunos e professores participantes (referindo ainda o número de pessoas com mobilidade reduzida).

 


Participantes no concurso "Escola Alerta!"

Em 2014/2015, na 12.ª edição do concurso, participaram 38 Escolas, distribuídas por 14 Distritos e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, envolvendo um total de 1007 Alunos e 158 Docentes, tendo sido realizados 63 trabalhos, 41 dos quais foram apresentados ao Júri Nacional.
Consulte a lista dos 41 trabalhos apresentados a concurso nesta 12.ª edição do "Escola Alerta!".


 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS CANDIDATOS AO "ESCOLA ALERTA!" (12.ª Edição)

Consulte os Critérios e a Grelha de Avaliação dos trabalhos candidatos ao concurso “Escola Alerta!” 2014/2015 que foram definidos pelo Júri Nacional, conforme decorre do nº 8, do Artigo 10.º do Regulamento deste ano.

AVISO DE LANÇAMENTO (03/09/2014)

Participa e concorre ao "Escola Alerta!" 2014/2015.

Está aberto o Concurso "Escola Alerta!" 2014/2015, uma oportunidade para praticares e desenvolveres as tuas capacidades no sentido de melhorar a sociedade e a forma como os teus colegas com deficiência participam em todas as atividades da tua escola.

Podes começar desde já a contribuir ativamente para a criação de uma sociedade em que todos possam ter oportunidades iguais, propondo ações que promovam os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência.

Para saber mais sobre os objetivos gerais deste projeto, consulta o  Menu "Escola Alerta!". Para conhecer os princípios que orientam e estruturam a sua 12.ª edição, recomenda-se a leitura do Regulamento 2014/2015 e da respetiva Nota Explicativa, que se encontram disponíveis para descarregar.

Para ser admitido neste concurso, cada um dos trabalhos terá de ser acompanhado pelo respetivo Formulário de Candidatura.

Após apreciados pelo Júri da Escola, os trabalhos selecionados por este último, serão entregues por cada estabelecimento de ensino ao INR, I.P., juntamente com a Ficha de identificação da escola e trabalhos realizados, até ao próximo dia 24 de abril de 2015, entre as 9h00 e as 18h00, ou via correio registado com carimbo até à mesma data, para o seguinte endereço:


Concurso "Escola Alerta!"
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
Av. Conde de Valbom, 63
1069-178 Lisboa

Para mais informações podes consultar a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (disponível também em versão de leitura fácil) e a Lei de Bases da Prevenção, Habilitação, Reabilitação e Participação da Pessoa com Deficiência.

Podes ainda consultar as Perguntas Mais Frequentes sobre o "Escola Alerta!".


 

 Consulta a informação sobre Concurso "Escola Alerta!" do ano de 2013/2014

 

 

Última actualização: Quarta-Feira, 20 Julho de 2016