NEWSLETTER
Programas e Projectos - Mais qualidade de vida
Você está em › InícioProgramas e projectos“Escola Alerta!” 2015/2016

“Escola Alerta!” 2015/2016

"Festa do Concurso "Escola Alerta!" 2015/2016


A entrega dos prémios nacionais do "Escola Alerta!" 2015/2016 decorreu no dia 3 de junho de 2016, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos com Ensino Secundário Dr. Azevedo Neves (Sede do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves - AGAN), Concelho da Amadora, Distrito de Lisboa, no âmbito de uma Festa que foi organizada em parceria com a Escola Artística António Arroio e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.).
A Festa foi enriquecida com atividades lúdico-desportivas que, durante amanhã, foram disponibilizadas às escolas participantes, tais como Tiro com Arco e Boccia (do âmbito do desporto escolar do AGAN), futebol, basquetebol, andebol e karaté (pela Fundação Sporting), jogos tradicionais e pinturas faciais (pelo Curso de Apoio à Infância do AGAN),
Demonstração de slalom em cadeira de rodas (pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência), tendo ainda estado presente a Fundação Benfica, com a sua mascote.
Houve ainda lugar a Um almoço nas Cozinhas Pedagógicas do AGAN, confecionado e servido pelos alunos dos cursos de restauração e de serviço de mesa, oferecido aos participantes pelo INR, I.P. A cerimónia de entrega de prémios do Concurso "Escola Alerta!", foi apresentada por uma aluna e um aluno do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo neves (AGAN) e contou com as atuações do Grupo de Percussão da Fundação AFID Diferença, do Rancho Folclórico da EB1-JI Condes da Lousã, do Grupo de Danças Latinas e Zumba Go da AURPID (Instituição para Apoio a Idosos) e do Grupo de Dança e Movimento dos alunos das Unidades de Educação Especial do AGAN.
Este evento contou com a presença da Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Amadora, um representante da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, todos os membros do Júri Nacional do Concurso "Escola Alerta!", o Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., o Diretor da Escola Artística António Arroio e o Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves.
A "Festa" foi dirigida a todos os alunos e professores das escolas dos ensinos básico e secundário, com especial destaque para aqueles que estiveram envolvidos na elaboração de trabalhos realizados no âmbito do projeto "Escola Alerta!"
 

Premiados no Concurso "Escola Alerta!" 2015/2016

Os trabalhos e escolas premiados pelo Júri Nacional da 13.ª edição do Concurso "Escola Alerta!" foram os seguintes:

Categoria 1 - (1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico)


1.º Prémio
Trabalho intitulado "Incluir pelo Gesto e pelo Som",
Da Escola Básica de Lagoa (Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco),Concelho de Vila Nova de Famalicão, Distrito de Braga.

2.º Prémio
Trabalho intitulado "0% indiferença",
Do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, Concelho de Armamar, Distrito de Viseu.

3.º Prémio
Trabalho intitulado "Todos ao Parque",
Do Centro Escolar de Portel (Agrupamento de Escolas de Portel), Concelho de Portel, Distrito de Évora.


Categoria 2 - (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)


1.º Prémio
Trabalho intitulado "Orientar para Incluir: CubAppassos",
Da Escola Básica Fialho de Almeida (Agrupamento de Escolas de Cuba), Concelho de Cuba, Distrito de Beja.

2.º Prémio
Trabalho intitulado "Somos Todos Iguais na Diferença",
Do Centro de Estudos de Fátima, Concelho de Ourém, Distrito de Santarém."


Entrega de Prémios do Concurso "Escola Alerta!" 2015/2016

A Festa de entrega dos prémios nacionais do "Escola Alerta!" 2015/2016, terá lugar na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos com Ensino Secundário Dr. Azevedo Neves (Sede do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves) (Concelho da Amadora, Distrito de Lisboa), no próximo dia 3 de junho (sexta-feira), às 14h00, estando ainda previstas, a partir das 10h00, atividades lúdicas ao ar livre.

Este evento, organizado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.), em parceria com a Escola Artística António Arroio e o Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, é dirigido a todos os alunos e professores das escolas dos ensinos básico e secundário, com especial destaque para aqueles que estiveram envolvidos na elaboração de trabalhos realizados no âmbito do projeto "Escola Alerta!".

Os premiados no concurso "Escola Alerta!" 2015/2016 serão revelados durante a Festa de entrega de prémios, pelo que se aguarda a confirmação de presença, de todas as escolas que participaram na edição do corrente ano.
As Escolas que pretendam participar na Festa, deverão proceder às suas inscrições online, até ao próximo dia 31 de maio (quinta-feira).

 

Participantes no concurso "Escola Alerta!"

Em 2015/2016, na 13.ª edição do concurso, participaram 22 Escolas, distribuídas por 11 Distritos e pela Região Autónoma da Madeira, envolvendo um total de 375 Alunos e 79 Docentes, tendo sido realizados 32 trabalhos, 23 dos quais foram apresentados ao Júri Nacional.

Consulte a lista dos 23 trabalhos apresentados a concurso nesta 13.ª edição do "Escola Alerta!". "

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS CANDIDATOS AO "ESCOLA ALERTA!" (13.ª Edição)

Consulte os Critérios e a Grelha de avaliação dos trabalhos candidatos ao concurso "Escola Alerta!" 2015/2016 que foram definidos pelo Júri Nacional, conforme decorre do nº8, do Artigo 10.º do Regulamento deste ano.

 

AVISO DE LANÇAMENTO

Está aberto o Concurso "Escola Alerta!" 2015/2016, uma oportunidade para praticares e desenvolveres as tuas capacidades no sentido de melhorar a sociedade e a forma como os teus colegas com deficiência participam em todas as atividades da tua escola.
 
Para saber mais sobre os objetivos gerais deste projeto consulta:
 

Para concorreres entrega o teu projeto e Formulário de Candidatura ao Júri da Escola, até ao dia 1 de abril de 2016. 

Se o teu trabalho for selecionado o teu Estabelecimento de Ensino deve enviar o projeto e Ficha de identificação da escola e trabalhos realizados para o INR, I.P.

Os trabalhos podem ser entregues:

  • em mão, entre as 9h00 e as 18h00, até ao dia 15 de abril de 2016
  • via correio registado com carimbo, até à mesma data, para o seguinte endereço

 

Concurso "Escola Alerta!"

Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Av. Conde de Valbom, 63

1069-178 Lisboa

 

Começa já a contribuir ativamente para a criação de uma sociedade em que todos tenham oportunidades iguais, propondo ações que promovam os direitos das pessoas com deficiência.

Concorre ao "Escola Alerta!" 2015/2016


Última actualização: Quinta-Feira, 16 Junho de 2016