NEWSLETTER
Recursos - Mais informação melhor participação
Você está em › InícioRecursosNotíciasJogos Surdolímpicos Samsun 2017

Jogos Surdolímpicos Samsun 2017

 

A 23ª edição dos Jogos Surdolímpicos de Verão está a decorrer em Samsun, na Turquia, entre 18 e 30 de julho de 2017.

A Missão Portuguesa nos Jogos, cuja entidade responsável é o Comité Paralímpico de Portugal, contempla 11 atletas portugueses de várias modalidades: atletismo, ciclismo, judo, lutas amadoras, natação e taekwondo.

A Cerimónia de inauguração ao evento mundial teve lugar a 18 de julho, no Estádio Samsun 19 de maio, que recebeu muitos milhares de pessoas. Ao todo, marcam presença neste evento 97 países e seis continentes. A subida de Portugal ao palco, com o estandarte português nas mãos do atleta Hugo Passos, foi recebida com grande entusiasmo pelo público.

Os Jogos Surdolímpicos são o segundo evento multi-desportivo mais antigo, com a primeira edição em Paris no ano de 1924. Realizam-se de 4 em 4 anos e foram o primeiro evento desportivo internacional para atletas com deficiência auditiva.

Portugal participou pela primeira vez nos Jogos Surdolímpicos, na XVII edição em Sófia, na Bulgária, no ano de 1993 com 9 atletas.

A última edição dos Jogos Surdolímpicos decorreu novamente em Sófia, Bulgária, em 2013 e Portugal participou com uma Missão constituída por 13 atletas, em 7 modalidades, tendo conquistado três medalhas (uma de ouro, uma de prata e uma de bronze).

 

Última actualização: Sexta-Feira, 21 Julho de 2017