Consulta Pública da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre saúde mental e direitos humanos
Está a decorrer até 15 de maio, em Genebra, Suíça, a Consulta Pública da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre saúde mental e direitos humanos .
O Conselho de Direitos Humanos da ONU, na sua resolução 36/13, reconheceu que as pessoas com deficiência psicossocial, pessoas com doença mental e utentes de serviços de saúde mental sofrem de discriminação, estigma, preconceito, violência, abuso, exclusão e segregação sociais, institucionalização de ilegal ou arbitrária, sobremedicação, e práticas de tratamento que não respeitam a sua autonomia, vontade e preferências. Para fazer face a estas violações de direitos humanos, o Conselho está a realizar uma consulta com o tema "Identificar estratégias para promover os direitos humanos em saúde mental" (Identifying strategies to promote human rights in mental health).
Nesta iniciativa, representantes de vários países vão apresentar boas práticas e partilhar a sua experiência de abordagem da saúde mental assente nos direitos humanos.
Esta consulta está a ser transmitida em direto na UN Web TV. Dia 15 de maio, entre as 12h e as 13h são apresentadas as conclusões destes trabalhos.