NEWSLETTER
Recursos - Mais informação melhor participação
Você está em › InícioRecursosNotíciasLançamento do Repositório Nacional de Objetos em Formatos Alternativos

Lançamento do Repositório Nacional de Objetos em Formatos Alternativos

A Biblioteca Nacional de Portugal lançou, no dia 2 de julho de 2018, uma plataforma digital que facilita o acesso a recursos em formatos como o braille impresso e digital, áudio e textos digitais, disponibilizados não só pela Área de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca, mas também por outras entidades portuguesas.

O Repositório Nacional de Objetos em Formatos Alternativos (RNOFA) está aberto à participação de outras entidades, assumindo as funções de:

  • Catálogo Coletivo, que identifica todos os recursos colocados à disposição da comunidade, 
  • Repositório para as entidades que não disponham de infraestrutura para colocar em rede os seus próprios recursos digitais.

 

Na sessão de apresentação do RNOFA, foram assinados protocolos de parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, representado nesta sessão pelo Conselho Diretivo, a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), o e o Centro Professor Albuquerque e Castro, da Santa Casa da Misericórdia do Porto, responsável por edições em braille. Em breve, serão celebrados protocolos com a Biblioteca Municipal do Porto, a Biblioteca de Gaia -Serviço de Leitura Especial - Gaia Inclusiva e Direção-Geral da Educação.

O RNOFA já disponibiliza3 724 livros em braille impresso, 307 livros em braille digital, 2.198 audiolivros e 1.098 livros em texto digital, produzidos pela BNP-ALDV.

A pesquisa no RNOFA é aberta a qualquer pessoa, mas o acesso para requisição ou download de recursos referenciados, é restrito a pessoas com deficiência visual.

Mediante autenticação, os utilizadores inscritos no RNOFA, ou as bibliotecas que os representam, terão acesso imediato aos recursos em formatos digitais e também a possibilidade de requisitar e receber, por correio, obras impressas em braille.

Última actualização: Quarta-Feira, 04 Julho de 2018