NEWSLETTER
Recursos - Mais informação melhor participação
Você está em › InícioRecursosNotíciasExposição “Ver com Outros Olhos” na Gulbenkian

Exposição “Ver com Outros Olhos” na Gulbenkian

Cartaz com imagem de mulher, jovem, de raça negra, que tem sobre os olhos uma venda larga, azul turquesa; segura com a mão direita uma máquina fotográfica reflex ,de corpo negro, á altura do pescoço. Tem o dedo indicador no obturador que acciona a fotografia. O cartaz é em tons de preto e branco com exceção da faixa azul turquesa que faz de venda. Como legenda  Lê-se: Ver com outros Olhos, Fundação Calouste Gulbenkian, entrada livre. 

Esta exposição, patente no Edifício Sede da Fundação Calouste Gulbenkian de 22 de setembro a 12 de novembro, explora diferentes processos de interpretação das obras, através de outros sentidos que não a visão - tacto, audição. Ao mostrar o trabalho fotográfico realizado por pessoas com deficiência visual, com recurso a imagens tácteis com audiodescrição, é acessível a um público cego ou com baixa visão.

"Ver com os Olhos" é o resultado do projeto Imagine Conceptuale, realizado pelo Movimento de Expressão Fotográfica (MEF), que foi apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através da iniciativa PARTIS - Práticas Artísticas para a Inclusão Social, e galardoado pelo Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe do INR. Este projeto visa facilitar o acesso das pessoas com deficiência visual às artes visuais e fomentar as suas formas de expressão pessoal e artística, em particular por meio da fotografia.

 Estão agendadas duas visitas orientadas especiais à exposição:

- no dia 20 de outubro, às 15h, "À conversa... Sobre deficiência visual?" que explora a fotografia feita por pessoas cegas e com baixa visão, dinamizada por Maria Vlachou (Associação Acesso Cultura) e José Oliveira (especialista em História da Arte Contemporânea).

- no dia 27 de outubro, às 15h, "À conversa... Sobre o projeto Imagine Conceptuale" conduzida por Luís Rocha (direção artística), Tânia Araújo (coordenação e produção), Tiago Santos (acompanhamento psicoeducacional).

Última actualização: Sexta-Feira, 14 Setembro de 2018