NEWSLETTER
Recursos - Mais informação melhor participação
Você está em › InícioRecursosNotíciasDia Internacional das Línguas Gestuais

Dia Internacional das Línguas Gestuais


A 23 de setembro de 2018 comemora-se, pela primeira vez, o Dia Internacional das Línguas Gestuais.

A 19 de dezembro de 2017 a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, por consenso de todos os Estados-Membros, o Dia Internacional das Línguas Gestuais. O dia 23 de setembro foi escolhido por coincidir com a data da fundação da Federação Mundial de Surdos, em 1951.

Assim, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância das línguas gestuais na plena realização dos direitos humanos das pessoas surdas, a primeira celebração desta efeméride acontece, em 2018, sob o tema "Com a Língua Gestual, Todos Estão Incluídos!".
 
Cartaz da Semana Internacional dos Surdos e do Dia Internacional das Línguas Gestuais 
 
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência reconhece e promove o uso das línguas gestuais, deixa em evidência que as línguas gestuais são iguais em status às restantes línguas e obriga os Estados a facilitar a sua aprendizagem e a promover a identidade linguística da Comunidade Surda.

O mês de setembro foi escolhido pelas pessoas surdas para comemorar e relembrar a luta por direitos e desencadear uma reflexão sobre a inclusão das pessoas surdas na sociedade.

 
Última actualização: Segunda-Feira, 24 Setembro de 2018