NEWSLETTER
Recursos - Mais informação melhor participação
Você está em › InícioRecursosNotíciasI Congresso Internacional da Deficiência Visual

I Congresso Internacional da Deficiência Visual

De hoje até o dia 13 de abril, decorre o I Congresso Internacional da Deficiência Visual, na Fundação Calouste Gulbenkian, subordinado ao lema " Sociedade inclusiva+ participação responsável=cidadania Plena", promovido pela ACAPO, Associação de Cegos e Ambliopes de Portugal.

A sessão de abertura contou com diversas intervenções nacionais e internacionais, entre as quais Guilherme d' Oliveira Martins da Fundação Calouste Gulbenkian, Jorge Sampaio, ex-presidente da República, Ana Pelaez Narvaes da Organização Nacional de Cegos de Espanha - ONCE, Clovis Pereira, represente da Associação de Cegos do Brasil, Fernando Matos, presidente da comissão organizadora do Congresso, Tomé Coelho, presidente da ACAPO, José Manuel Pureza, vice-presidente da Assembleia da República e Humberto Santos, presidente do Conselho Diretivo do INR , em representação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A importância do trabalho da ACAPO, a nível nacional, e a sua capacidade para mobilizar outros países para a promoção de direitos das pessoas cegas, foi relevada pelos intervenientes nesta sessão.

A representante da ONCE referiu os passos que, em Espanha, se tem dado para a promoção da cidadania plena, como seja o direito ao voto entre outros e exprimiu o seu agradecimento à ACAPO e à Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e felicitou a República Portuguesa por contar com uma mulher extraordinária.
As outras intervenções ressaltaram o grande nivel de compromisso com a inclusão de todos os parceiros e destacaram a qualidade do debate que irá acontecer e o impacto que poderá ter na vida das pessoas cegas.

A intervenção do Presidente do INR destacou os passos percorridos por Portugal na implementação de direitos das pessoas com deficiência, referiu a criação da prestação social para a inclusão, a criação do modelo de apoio à vida independente e as medidas de promoção da acessibilidade digital e a acessibilidade ao meio edificado.
Referiu, ainda, as importantes medidas criadas no âmbito da educação e do emprego, que considerou importantes para a participação das pessoas com deficiência, exortando todos os congressistas para a cooperação com vista a uma almejada sociedade para todos.

Última actualização: Quinta-Feira, 11 Abril de 2019