COVID-19: Informação de leitura fácil sobre o coronavírus em várias línguas

Atualizado: 29-07-2020

Imagem de pessoa a espirrar.

  • O Coronavírus é um vírus que apareceu na China.
  • Espalhou-se para muitos países da Europa e do resto do mundo.
  • O Coronavírus provoca a COVID-19.
  • A COVID-19 é a doença provocada pelo nome Coronavírus.

 

Imagem de pessoa com febre e tosse.

As pessoas com COVID-19 podem ter:

  • febre alta (mais de 38,5º);
  • tosse;
  • dificuldade em respirar.

 

Imagem de pessoa a ligar para o SNS.

  • Pode sentir tudo isto e não ter COVID-19.
  • Pode ser só uma gripe.
  • Mas deve ligar para a linha de saúde 24 do seu país e dizer o que sente.

 

Imagem de lavagem de mãos.

Imagem de lenços de papel

Deve tomar alguns cuidados para não ficar doente com a COVID-19.

Por exemplo:

  • Lave as mãos muitas vezes com água e sabão pelo menos durante 20 segundos.
  • Não toque na cara com as mãos sem as ter lavado antes.
  • Tussa e espirre para um lenço de papel e deite o lenço fora imediatamente.

 

Imagem de leitura fácil

  • A situação da COVID-19 não é a mesma em todos os países.
  • Os Governos de cada país estão a tomar decisões diferentes.
  • Muitas organizações que trabalham com pessoas com deficiência intelectual  estão a dar informações sobre a COVID-19 em leitura fácil e em várias línguas.

 

Imagem com símbolo sobre chamada de atenção

 

  • Inclusion Europe pede-lhe que não entre em pânico e que não acredite em tudo o que vê e lê nas redes sociais.
  • O melhor a fazer é ouvir o que dizem os profissionais de saúde sobre a COVID-19.

 

*Este texto foi traduzido e adaptado com a autorização da Inclusion Europe. A versão original pode ser lida AQUI.