21
Jan

Conferência "Administração Pública e Interesse Público: Dos últimos, aos próximos 20 anos"

15/01/2020

O CES - Conselho Económico e Social vai organizar uma conferência sobre “Administração Pública e Interesse Público: Dos últimos, aos próximos 20 anos”, que terá lugar no dia 21 de janeiro, no Auditório II da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

A Administração Pública (AP) é o principal instrumento do Estado para garantir o interesse público, na execução de políticas públicas.

Escasseia o debate sobre estratégias organizativas da AP do futuro. É nele que se concentra esta conferência. Empurrado pelas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), o Estado dos últimos 15 anos lateralizou o seu enfoque para a simplificação e rapidez de procedimentos. Medidas de elevada popularidade pelo inestimável valor e tempo que acrescentaram às nossas vidas de cidadãos.

O CES, pela sua independência da administração pública, conexão direta ao Parlamento e congregação das forças económicas e sociais que geram riqueza, crescimento e emprego, está em condições de propiciar um debate na sociedade portuguesa sobre como congregar os dois valores, o do serviço ao cidadão e o do qualificado exercício das atividades que o servem. A escolha entre estes dois polos só pode ter uma direção, a do interesse público.

A Conferência é de acesso gratuito, limitado à capacidade da sala.

Consulte o prgrama e faça a sua inscrição.

ver detalhes

23
Jan

Jornadas de Psiquiatria e Saúde Mental “60 anos de Hospitalidade – (Re)Criar cuidados de saúde mental”

14/01/2020

A Casa de Saúde Rainha Santa Isabel (CSRSI), uma unidade das Irmãs Hospitaleiras, organiza nos dias 23 e 24 de janeiro de 2020 as Jornadas de Psiquiatria e Saúde Mental “60 anos de Hospitalidade – (Re)Criar cuidados de saúde mental”.

O evento que terá lugar em Condeixa-a-Nova tem como objetivo promover uma reflexão e discussão aprofundadas, nas dimensões científica e humana, sobre as principais áreas da Psiquiatria e da Saúde Mental.

As Jornadas contarão com 5 mesas redondas onde serão debatidos temas como o papel da reabilitação cognitiva na doença mental grave, a depressão no idoso e a genética das demências, a sexualidade nas Perturbações do Desenvolvimento Intelectual, o processo de luto nos técnicos e nos familiares dos doentes suicidas e a reabilitação em saúde mental.

Consulte AQUI toda a informação.

ver detalhes

24
Jan

Isto é PARTIS 2020

14/01/2020

De 24 a 26 de janeiro, os “novos centros de criação artística” vão estar em discussão num encontro PARTIS, que quer dar voz à imprevisibilidade da arte comunitária e participativa.

PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social é uma iniciativa Gulbenkian de apoio a projetos que visem demonstrar o papel que as artes podem desempenhar nos percursos de integração e na construção de comunidades mais coesas e justas. São projetos que criam espaços de liberdade e de aprendizagem permanente, onde se desfazem preconceitos e se ensaia a compreensão e a tolerância.

A programação da edição de 2020 do Isto é PARTIS tem por denominador comum os “novos centros de criação artística de hoje”, reunindo reflexão e partilha nacional e internacional (Holanda e Reino Unido), apresentações de projetos PARTIS e de outros projetos artísticos que, não sendo apoiados diretamente pela iniciativa PARTIS, refletem as atuais flutuações criativas geradoras de novas, e por vezes inesperadas, centralidades.

Consulte AQUI toda a informação.

ver detalhes