Formação Inicial | Balcão da Inclusão


Na presente semana, o INR  conclui o ciclo de ações de formação para os dirigentes e técnicos das Autarquias afetas à Rede de Balcões da Inclusão de Portugal Continental, com duas ações dirigidas à zona Norte e Centro/Sul. Estão ações realizam-se  em: Matosinhos, nos dias 17 e 18 de setembro Alenquer, nos dias 24 e 25 de setembro Estas ações, que se iniciaram no dia 18 de fevereiro e percorreram todo o País,  formando já 90 técnicos, num total de 56 horas, decorrem dos Protocolos de Cooperação, assinados entre o Instituto Nacional para a Reabilitação e 52 Câmaras Municipais, para a implementação do Balcão da Inclusão.

ver detalhes

Eleições acessíveis


Nos dias 22 de setembro e 6 de outubro de 2019 vão realizar-se respetivamente a Eleição da Assembleia Legislativa da Madeira e a Eleição da Assembleia da República. No sentido de promover o direito ao voto das pessoas com deficiência foram preparados folhetos, elaborados em leitura fácil, com informações sobre o processo eleitoral: Eleição da Assembleia da República 2019 (Word | 2,08 MB ) Eleição da Assembleia Legislativa da Madeira 2019 ( Word |  1,67 MB) Estes folhetos resultam do trabalho conjunto do Instituto Nacional para a Reabilitação, da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e de várias organizações não governamentais de pessoas com deficiência. Neles poderá encontrar informação sobre o que é uma eleição, quem pode votar, como confirmar a sua situação eleitoral, como votar, entre outras informações relacionadas com a participação das pessoas com deficiência na vida política.

ver detalhes

Acessibilidade: Um direito. Um dever. De todos para todos


No âmbito da missão do Instituto Nacional para a Reabilitação, de promoção dos direitos das pessoas com deficiência, vai realizar-se a ação de sensibilização -  Acessibilidade: Um direito. Um dever. De todos para todos . Esta ação tem como objetivos: Identificar conceitos de Acessibilidade como condições para o pleno exercício de direitos constitucionais e, como critério objetivo de qualidade do meio edificado. Identificar a legislação aplicável em matéria de Acessibilidade e o seu impacto no quadro de responsabilidades e fiscalização. Identificar condições essenciais para a promoção da Acessibilidade a satisfazer no projeto e na construção de espaços públicos, equipamentos coletivos e edifícios públicos e habitacionais. e como destinatários: Dirigentes, responsáveis e Técnicos dos serviços da Administração Pública Central, Regional e Local; Técnicos envolvidos no planeamento, projeto, licenciamento; Profissionais da construção e do sector imobiliário; Estudantes do Ensino Superior. Formadora: Arquiteta Lia Ferreira. Consulte toda a informação  desta ação de sensibilização e para formalizar a sua participação, utilize a ficha de inscrição .

ver detalhes

Candidaturas aos Prémios INR


As candidaturas ao Prémio Cartaz 3 de dezembro , ao Prémio de Inovação Tecnológica Eng.º Jaime Filipe e ao Prémio para as Ciências Sociais e Humanas , edição de 2019 estão abertas entre os dias 9 de setembro e 9 de outubro. Prémio Cartaz 3 de dezembro Este concurso tem como objetivo premiar o trabalho gráfico que, através de um cartaz, sensibilize a opinião pública para o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência, celebrado mundialmente no dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Pretende ser um contributo para a promoção dos direitos, inclusão social e para a eliminação de todos os obstáculos que impeçam a participação das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade. 1.º Prémio no valor de 1.500 euros 2 menções honrosas Candidaturas: 9 setembro a 9 outubro 2019 Regulamento do Prémio Cartaz 3 de dezembro | Inscrição Prémio de Inovação Tecnológica Eng.º Jaime Filipe Este prémio visa estimular a produção do conhecimento e a investigação nas áreas da deficiência e da inclusão, através dos contributos do design, da indústria, da acessibilidade, das tecnologias da informação, da comunicação e da economia. Tem como objetivo a conceção e o desenvolvimento de equipamentos, de instrumentos, de utensílios e de tecnologias que promovam a autonomia das pessoas com deficiência nos vários domínios do seu quotidiano, estimulando e prologando as suas capacidades físicas, cognitivas e sociais e, consequentemente, contribuído para uma melhoria da sua qualidade de vida. 1.º prémio no valor de 5.000 euros 2 menções honrosas Candidaturas: 9 setembro a 9 outubro 2019 Regulamento do Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe | Inscrição Prémio para as Ciências Sociais e Humanas Este prémio visa distinguir os trabalhos realizados na área das ciências sociais e humanas  pelos estudantes do grau académico de mestrado e de doutoramento que, através da sua  investigação, concorram para produção de conhecimento científico sobre a deficiência e a  reabilitação, contribuindo para o combate à discriminação, para a promoção da igualdade  de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência. Visa ainda reconhecer os  trabalhos que promovam o estudo do impacto das barreiras sociais, culturais,  comportamentais e físicas na inclusão e na participação das pessoas com deficiência, bem  como outros estudos que promovam os direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos  das Pessoas com Deficiência. 1.º prémio no valor de 5.000 euros 2 menções honrosas Candidaturas: 9 setembro a 9 outubro 2019 Regulamento do Prémio para as Ciências Sociais e Humanas | Inscrição Esclarecimentos adicionais através do endereço eletrónico INR-uifd@inr.mtsss.pt . Participe!

ver detalhes

Acesso rápido a:

Biblioteca Especializada
Ir para Perguntas frequentes
Página do INR relativa ao Catálogo de Produtos de Apoio
Página do INR relativa ao Balcão da Inclusão

Próximos Eventos