Capacitar para o emprego

17/09/2019

No dia 9 de Outubro, quarta-feira, das 14:15h às 17:30h, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, realiza-se a Conferência Novamente - CAPACITAR PARA O EMPREGO (a pessoa com deficiência).  Esta iniciativa surge na consequência de 9 Mesas Redondas promovidas pela Associação Novamente- Associação de Apoio Aos Traumatizados Crânio-Encefálicos e Suas Famílias, na referida Fundação, onde se ensaiaram soluções e se definiram caminhos com as entidades participantes. A Novamente com este novo formato, o de Conferência, ambiciona alargar o debate e as soluções a mais parceiros. Mais informação sobre o programa e inscrições (gratuitas mas obrigatórias)

ver detalhes

Apresentação do Relatório do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física a 19 de setembro

17/09/2019

Realiza-se , no próximo dia 19 de setembro, entre as 10h e as 12h, em Lisboa, a Apresentação do Relatório do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e os resultados preliminares da campanha nacional Siga o Assobio ( Programa do evento ). O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), com implementação para o período 2016-2019 e alinhado com o Plano Nacional de Saúde, extensão 2016-2020, visa dar resposta às orientações firmadas na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar. O PNPAF é operacionalizado pela Comissão Intersectorial para a Promoção da Atividade Física.  Desde junho 2017, integra esta Comissão, o Presidente do INR,  Humberto Santos, em representação da área da Inclusão das Pessoas com Deficiência.   O PNPAF tem como visão mais atividade física e menos tempo sedentário na escola e universidade, no lazer, no trabalho e na mobilidade. A campanha mediática Siga o Assobio, que decorreu nos meses de junho e julho, visou inspirar os portugueses a praticar atividade física, de mo n strando que fazer exercício pode ser “fácil, acessível e entusiasmante”.

ver detalhes

1.º Fórum Nacional de Desporto para Todos

17/09/2019

A UESPT – Portugal, representação permanente da UESPT (Union Européenne Sport pour Tous/ Sport For All European Federation), em parceria com a Câmara Municipal de Mafra, realiza no dia 20 de setembro, sexta-feira, no Auditório Beatriz Costa, em Mafra, o 1.º Fórum Nacional de Desporto para Todos, integrado na Semana Europeia do Desporto 2019. Dos objetivos enunciados para este evento, releva-se o objetivo “Compreender o papel do movimento associativo desportivo, enquanto agente promotor privilegiado de  uma oferta desportiva alargada, transgeracional, acessível e adaptada.” O Desporto para as Pessoas com Deficiência será objeto da intervenção da Professora Doutora Leonor Moniz Pereira da Faculdade de Motricidade Humana. Mais informação

ver detalhes

Formação Inicial | Balcão da Inclusão

16/09/2019

Na presente semana, o INR  conclui o ciclo de ações de formação para os dirigentes e técnicos das Autarquias afetas à Rede de Balcões da Inclusão de Portugal Continental, com duas ações dirigidas à zona Norte e Centro/Sul. Estão ações realizam-se  em: Matosinhos, nos dias 17 e 18 de setembro Alenquer, nos dias 24 e 25 de setembro Estas ações, que se iniciaram no dia 18 de fevereiro e percorreram todo o País,  formando já 90 técnicos, num total de 56 horas, decorrem dos Protocolos de Cooperação, assinados entre o Instituto Nacional para a Reabilitação e 52 Câmaras Municipais, para a implementação do Balcão da Inclusão.

ver detalhes

Eleições acessíveis

13/09/2019

Nos dias 22 de setembro e 6 de outubro de 2019 vão realizar-se respetivamente a Eleição da Assembleia Legislativa da Madeira e a Eleição da Assembleia da República. No sentido de promover o direito ao voto das pessoas com deficiência foram preparados folhetos, elaborados em leitura fácil, com informações sobre o processo eleitoral: Eleição da Assembleia da República 2019 (Word | 2,08 MB ) Eleição da Assembleia Legislativa da Madeira 2019 ( Word |  1,67 MB) Estes folhetos resultam do trabalho conjunto do Instituto Nacional para a Reabilitação, da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e de várias organizações não governamentais de pessoas com deficiência. Neles poderá encontrar informação sobre o que é uma eleição, quem pode votar, como confirmar a sua situação eleitoral, como votar, entre outras informações relacionadas com a participação das pessoas com deficiência na vida política.

ver detalhes

Seminário sobre o novo regime aplicável à reabilitação de edifícios e frações autónomas

13/09/2019

No dia 17 de setembro, terça-feira, realiza-se no LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), em Lisboa, o Seminário «O novo regime aplicável à reabilitação de edifícios e frações autónomas», que visa apresentar as principais alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 95/2019. Serão abordados os princípios fundamentais da reabilitação de edifícios e frações autónomas, e as alterações introduzidas nos domínios regulamentares das exigências funcionais, acessibilidade, segurança estrutural, segurança contra incêndios, comportamento acústico e comportamento térmico e eficiência energética. O Seminário destina-se aos técnicos que intervêm na reabilitação de edifícios, nomeadamente projetistas e consultores, promotores e construtores, técnicos municipais, bem como à comunidade científica e académica, organizações representativas de grupos de interesse ligados à reabilitação e público em geral. O Seminário é promovido conjuntamente pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., e Instituto Pedro Nunes da Universidade de Coimbra. Mais informação

ver detalhes