Notícias & Eventos

Notícias

 Corredor com uma prótese numa perna, ao fundo bancadas azuis de um estádio.

"Rising Phoenix" (Fénix Ascendente) - Um hino ao Desporto Adaptado


“ Rising Phoenix ” (Fénix Ascendente) é o mais recente filme sobre o Movimento Paralímpico, lançado na plataforma Netflix. O filme faz uma viagem pela história do Movimento Paralímpico, desde a sua criação em 1948 até aos últimos Jogos do Rio2016. O seu conteúdo gira à volta de nove atletas paralímpios inspiradores que nos relatam as suas próprias histórias comoventes. O presidente do Comité Paralímpico Internacional (IPC) – Andrew Parsons escreveu na sua página de Twitter que “ Quem assistir a este filme compreenderá não só o que o Movimento Paralímpico representa, mas terá uma visão diferente ou uma atitude diferente para com pessoas com deficiência. Porque é impossível que vejas este filme e permaneças o mesmo… Por isso, acreditamos que será uma mudança de jogo para o Movimento Paralímpico, e também no que diz respeito à consciencialização da deficiência lá fora. ” A Netflix disponibilizou esta película em 30 idiomas e com áudio descrito em 10 idiomas. Haverá também legendas para surdos em 31 idiomas. Existe ainda a possibilidade duma transcrição descritiva em inglês que fornece informações visuais e áudio para serem lidas através de um dispositivo braille. Este projecto cinematográfico está a ter um impacto significativo na perceção da importância do Movimento Paralímpico Internacional, possibilitando que qualquer cidadão compreenda a mensagem mobilizadora que ela incute a todos nós. A dimensão global deste projeto, e por ser estreado num momento tão singular da História da Humanidade, faz reacender a reflexão sobre os valores do IPC, da determinação, igualdade, inspiração e coragem.
Ver detalhes do destaque

INR obtém o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade


  O site do INR obteve o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade ! Esta distinção resultou dum trabalho, realizado ao longo dos últimos meses e que envolveu a participação de pessoas com deficiência, seus familiares e técnicos de instituições, aos quais queremos, mais uma vez, agradecer. Foi com eles e para eles que: assegurámos o acesso à informação e aos serviços; melhorámos a experiência de utilização do site; simplificámos e tornámos mais eficiente para todos os cidadãos, nomeadamente aqueles que necessitam de recorrer a tecnologias de apoio para a utilização deste serviço público online. O site do Instituto Nacional para a Reabilitação é agora um exemplo para todas as entidades, públicas e privadas, do caminho a seguir para para garantir a igualdade no direito à  acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis, cumprindo as normas do   DL 83/2018, de 19 de outubro, que determina que os sites da Administração Pública, e não só, deverão estar acessíveis até ao dia 23 de setembro de 2020. A jornada para a obtenção do selo foi bem sucedida porque foi realizada em equipa. Agradecemos, assim, a dedicação da equipa do Instituto de Informática da Segurança Social e o apoio da Agência para a Modernização Administrativa.
Ver detalhes do destaque
 Logótipo do Selo de usabilidade e acessibilidade de um dos sites do Governo de Portugal

Eventos

23
Set

 Um cérebro com diversos bolas à volta onde se econtram emojis, pontos de interrogação, peças de puzzle e balões de pensamento. 23 de setembro | 18h00 | online.

A Covid 19 e os riscos para a saúde mental das Pessoas com Demência

Atualizado: 18/09/2020

Para assinalar o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, a Alzheimer Portugal vai realizar uma conversa online sobre "A Covid 19 e os riscos para a saúde mental das Pessoas com Demência".

O evento está agendado para dia 23 de setembro, às 18h00, via zoom e tem como oradoras a Dra. Teresa Maia, médica psiquiatra e Diretora do Departamento de Saúde Mental do Hospital Fernando Fonseca, a Dra. Renata Benavente, psicóloga e membro da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos e Dra. Catarina Alvarez, psicóloga da Alzheimer Portugal. 

As participação é gratuita, aberta a todos os interessados, mas a inscrição é obrigatória.

Consulte AQUI toda a informação.

Ver evento

30
Set

 Fundo laranja no qual uma mão aponta para o título “Festival da saúde…” que está sobre uma bobine de filme.

Festival Mental

Atualizado: 02/09/2020

Cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas são algumas das áreas culturais e sociais em destaque no Festival Mental, que volta a Lisboa, de 30 de setembro a 9 de outubro.

A quarta edição do Festival Mental pretende continuar a "promover a visibilidade da saúde mental" junto do público em geral, uma "necessidade" que, este ano, se torna "ainda mais urgente garantir", assim como "a acessibilidade à cultura".

Toda a programação pode ser consultada aqui. em https://mental.pt/.

Ver evento