Alargamento da Rede Nacional de Balcões da Inclusão

28/02/2020

No próximo dia 2 de março, segunda-feira, às 10h30, é inaugurado o balcão da inclusão do Município do Montijo, nas instalações da Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção de Saúde, situado na Rua José Joaquim Marques, no Montijo. O Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos, estará presente no evento. Na quinta-feira, dia 5 de março, pelas 16h00, o Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação procede à assinatura do protocolo de cooperação com o Município de Mirandela, no Paço dos Távoras. Atualmente, a Rede Nacional de Balcões da Inclusão conta com 82 balcões da inclusão implementados por protocolo de cooperação com as autarquias. O Balcão da Inclusão tem como missão a informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que direta ou indiretamente intervêm na área da deficiência.

ver detalhes

Formação Inicial | Balcão da Inclusão

27/02/2020

A partir do dia 3 de março, o INR  inicia novo ciclo de ações de formação inicial para os dirigentes e técnicos afetos à Rede de Balcões da Inclusão de Portugal Continental. Estão ações realizam-se em: 3 e 5 de março – Lamego, Sala de Reuniões – Complexo Desportivo de Lamego - Monte Santo Estevão, 5100-081 Lamego   10 e 16 de março – Silves, Biblioteca Municipal de Silves - Rua Latino Coelho 1, 8300-168 Silves 17 e 20 de março – Redondo, Centro Cultural do Redondo - Largo dos Duques de Bragança, 7170-037 Redondo 24 e 26 de março – Montijo, Casa do Ambiente – Rua das Rosas, Cerrado de Chaves, 2870-293 Montijo 31 de março e 2 de abril – Castanheira de Pera, Auditório Municipal - Praça da Notabilidade, 3280-011 Castanheira de Pera.   Para assistir a estas ações de formação é necessário o preenchimento da  ficha de inscrição .

ver detalhes

Data de entrega dos relatórios do Apoio Financeiro ao Funcionamento das ONGPD

27/02/2020

De acordo com o regulamento em vigor, a data de entrega dos Relatórios deverá ser feita até ao último dia do mês de fevereiro do ano seguinte ao apoio. Dado que este ano, 2020, o último dia é um sábado, o prazo de entrega passa para o dia 2 de março .

ver detalhes

Delta lança campanha de apoio ao Desporto Adaptado

26/02/2020

A Delta Cafés e o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) lançaram  uma campanha de Pacotes de Açúcar sobre o Centro de Recursos Desporto Inclusivo. A campanha de sensibilização para o Desporto Adaptado é feita através da informação em Pacotes de Açúcar relativa ao Centro de Recursos Desporto Inclusivo, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017, na área do desporto inclusivo.   Este Centro de Recursos está sediado e é gerido pelos serviços do IPDJ Alentejo, cobre toda a região Alentejo e tem como principal compromisso garantir um nível de igualdade de oportunidades no acesso a equipamentos desportivos, que permitam realizar experiências e o desenvolvimento de competências na área do desporto adaptado.Os equipamentos adaptados para a prática desportiva estão disponíveis para cedência como as cadeiras de rodas para andebol; andebol de competição, basquetebol, Cadeira de rodas para basquetebol de competição, cadeira de rodas para ténis, calha de boccia de competição, calha de boccia de iniciação e handbike (bicicleta adaptada). Mais informação AQUI .

ver detalhes

Programa de Financiamento a Projetos | lista definitiva de candidaturas

24/02/2020

Está disponível a lista definitiva de candidaturas, admitidas e excluídas (PDF |297 KB) , ao Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2020.   A partir desta data, e até ao dia 9 de abril de 2020,  o júri vai avaliar as candidaturas.

ver detalhes

Projeto português de neuroreabilitação

21/02/2020

Os dois investigadores do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica do Porto ,  Miguel Pais-Vieira e Carla Pais-Vieira, em parceria com Mehrab Khazraei e André Perrota, do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) , estão a desenvolver um projeto pioneiro na área da neuroreabiliitação – construir um par de pernas robóticas que podem ser controladas diretamente pela atividade cerebral das pessoas com paraplegia. A técnica é complementada com realidade virtual e feedback tátil e térmico.  O projeto é da responsabilidade de um consórcio internacional que engloba também investigadores da Universidade do Minho, dos hospitais de Guimarães e de Braga, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Instituto Santos Dumont (Brasil). Mais informação aqui .

ver detalhes