Workshop “A Convenção sobre os Direitos das pessoas com Deficiência"

19/11/2019

O Instituto Nacional para a Reabilitação vai dinamizar, no próximo dia 20 de novembro, um Workshop sobre “ A Convenção sobre os Direitos das pessoas com Deficiência ”, inserido na iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, no âmbito da IX Semana Municipal para a Igualdade e Não discriminação. Esta ação decorrerá no auditório do Centro Interpretativo Maria da Fonte, pelas 15:00 horas na data em que se assinala o Dia dos Direitos Internacionais das Crianças, e terá como destinatários alunos do ensino secundário e da universidade sénior. Esta ação insere-se nas comemorações dos 10 anos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência. Mais informação aqui .

ver detalhes

Seminário "Artes e Inclusão em Saúde Mental"

19/11/2019

A ASMAL - Associação de Saúde Mental do Algarve vai realizar, no próximo dia 21 de novembro 2019, quinta-feira, o seminário "Artes e Inclusão em Saúde Mental". Esta iniciativa, que terá lugar no Auditório do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, em Faro ,  tem como objetivo trazer ao debate as práticas artísticas inclusivas, bem como promover processos e metodologias de intervenção artística na promoção da saúde mental. O Seminário integra-se no projeto "Reabilitar em Cena" e é cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR). Humberto Santos, Presidente do INR, marcará presença na Sessão de Abertura do evento. Mais informação .

ver detalhes

Bolsas de Educação Jogos Santa Casa

19/11/2019

No dia 19 de novembro, terça-feira, pelas 15h00, na sala Macau do Museu do Oriente, em Lisboa, vai realizar-se a cerimónia de entrega das Bolsas de Educação Jogos Santa Casa. O projeto das Bolsas de Educação, já na sua sétima edição, resulta da parceria entre o Comité Olímpico de Portugal e os Jogos Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, na área da Responsabilidade Social | Educação.  Estas bolsas permitem a atletas olímpicos e paralímpicos conciliar mais facilmente a atividade académica com a carreira desportiva. Este ano, serão entregues 53 bolsas, num valor total de cerca de 130 mil euros. A cerimónia contará com a presença do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e do presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço.  O Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos, marcará presença nesta efeméride.

ver detalhes

Entrega do Prémio do Concurso “Pensar a inclusão – 1 minuto pela Saúde Mental”

18/11/2019

No dia 22 de novembro, sexta-feira, às 12:45 horas, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, no Picoas Plaza, será entregue o Prémio do Concurso “Pensar a inclusão – 1 minuto pela Saúde Mental” da FNERDM – Federação Nacional de Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais. Este Concurso integrado no projeto “Agir é incluir”, pretendeu desafiar e sensibilizar sobre o direito à inclusão, participação e cidadania das pessoas com doença mental. Na cerimónia de entrega do Prémio, estará presente Marina Van Zeller, Vice- Presidente do INR, entidade cofinanciadora deste projeto. Mais informação

ver detalhes

Jornadas DE + na Universidade do Algarve

17/11/2019

A Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais ( AAPACDM) realizará, nos dias 18 e 19 de novembro, na Universidade do Algarve, a primeira edição das Jornadas DE +, com o tema “ Rumo ao Futuro com inovação, empregabilidade, desporto, saúde e bem estar ”. O programa, além de integrar 7  painéis de discussão sobre vários temas, entre os quais: políticas da inclusão, formação e empregabilidade, concelhos inclusivos, famílias e práticas desportivas, tem um espaço para a partilha de boas práticas. Na sessão de abertura das Jornadas DE + , participará o Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos. Mais informação  

ver detalhes

Jantar de Gala da Federação de Desportos de Inverno de Portugal

15/11/2019

A Pousada de Juventude Serra da Estrela, na Covilhã, é o palco escolhido pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal para, no sábado, dia 16 de novembro, pelas 19h00, consagrar os campeões nacionais da temporada 2018/19, nas modalidades de Esqui Alpino- Slalom e Snowboard Cross. Nesta cerimónia a FDI-Portugal distinguirá não só os campeões nacionais mas também diversas personalidades que contribuíram para o sucesso da época transata, nomeadamente o Secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo como Personalidade do Ano 2019, o treinador de Hóquei no Gelo Jim Aldred como Treinador do Ano, o esquiador Manuel Ramos como Atleta do Ano, o snowboarder adaptado Pedro Herdeiro como Atleta Revelação do Ano, o Ski Clube de Portugal como Clube do Ano, e o pai da atleta internacional Vanina de Oliveira, Yannick Guerillot como Pai do Ano. O Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos, marcará presença neste evento.

ver detalhes