Detalhes da Notícia

Dia Internacional das Cooperativas | 4 de julho

Atualizado: 03/07/2020

O Dia Internacional das Cooperativas, o CoopsDay, comemora-se anualmente no primeiro sábado de julho, como foi decretado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução 47/90, de 16 de dezembro de 1992. No entanto, esta data foi comemorada pela primeira vez em 1995, assinalando o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional, cuja fundação data de 1895.

Os objetivos do Dia Internacional das Cooperativas passam por divulgar o trabalho das cooperativas, aumentar a consciencialização sobre as mesmas, enfatizar as metas e objetivos complementares das Nações Unidas e do movimento cooperativo internacional, destacar os contributos do movimento para a resolução dos maiores problemas abordados pelas Nações Unidas e fortalecer e alargar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros agentes, como os governos (locais, nacionais ou internacionais).

Um exemplo da ação cooperativa na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, em Portugal, é a FENACERCI - Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social.  A FENACERCI tem por missão promover a qualidade e sustentabilidade das respostas disponibilizadas pelas Associadas, e por esta via a promoção dos direitos das pessoas por estas apoiadas.

Desde 1995, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e as Nações Unidas têm definido o tema para a celebração deste Dia Internacional. O tema do Dia Internacional das Cooperativas 2020 é COOPERATIVAS PARA A AÇÃO CLIMÁTICA.

Consulte mais informação.