Formação Inicial | Balcão da Inclusão

29/06/2020

A partir do dia 29 de junho, o INR inicia novo ciclo de ações de formação inicial via Microsoft Teams para os dirigentes e técnicos afetos à Rede de Balcões da Inclusão de Portugal Continental.  Estas ações decorrem dos Protocolos de Cooperação, assinados entre o Instituto Nacional para a Reabilitação e as Câmaras Municipais, que visa a implementação do Balcão da Inclusão, serviço especializado e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que direta ou indiretamente intervêm na área deficiência sobre os direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor, sobre os recursos existentes e também procede ao encaminhamento e mediação/sensibilização junto dos diferentes serviços e organismos que no âmbito da sua missão têm competências nas matérias referidas para a resolução das situações apresentadas.

ver detalhes

27 de Junho | Dia Internacional das Pessoas Surdocegas

26/06/2020

O dia Internacional das Pessoas Surdocegas é comemorado a 27 de junho, dia do nascimento da escritora e ativista social​ americana Hellen Keller. A surdocegueira é uma deficiência única e não múltipla, caracterizada pela ausência significativa de 2 sentidos, a visão e a audição, simultaneamente e em graus diferentes, levando a grandes desafios na conquista de metas educacionais, vocacionais, de lazer e sociais. Entre as várias causas desta deficiência, apontam-se as principais como a Rubéola durante a gestação e a Meningite, além dos Síndromes de Usher e de Charge, entre outras. No caso da Rubéola, é possível prevenir com a vacina, antes da gravidez. As outras causas não podem ser prevenidas devido ao fator genético, mas é possível atuar preventivamente no sentido psicológico ou seja, deve preparar-se a pessoa com deficiência sensorial para poder vir a ter outra deficiência (perda da visão ou audição) e assim aceitar e aprender a lidar com as novas condições. As pessoas surdocegas têm diversas formas para comunicar, nas quais o tato tem especial destaque.

ver detalhes

Praias Acessíveis 2020: Candidaturas admitidas e praias confirmadas até à data

23/06/2020

Das 208 candidaturas, 183 referem-se a praias costeiras ou de transição – das quais 18 nos Açores e 7 na Madeira – e 45 a praias interiores, localizadas em rios e albufeiras. Num período transitório, em que ainda decorre a fase de verificação anual, no terreno, do cumprimento das condições de acessibilidade exigidas para a atribuição do galardão, a informação agora divulgada irá sendo atualizada à medida que as zonas balneares candidatas o forem obtendo.   A lista final das praias galardoadas será divulgada logo que possível. Chama-se a atenção para as diferenças introduzidas este ano na duração das épocas balneares das zonas balneares, cuja fixação foi publicada na Portaria n.º 136/2020 , de 4 de junho, tendo-se verificado um encurtamento generalizado dos períodos em que será assegurada a presença de nadadores-salvadores. Consulte AQUI a lista das candidaturas admitidas.

ver detalhes

Prémios ALL DIGITAL 2020

19/06/2020

Até ao próximo dia 31 de julho, estão a decorrer as candidaturas aos prémios ALL DIGITAL 2020 . Os Prémios ALL DIGITAL pretendem reconhecer projetos inovadores na área da inclusão e coesão social, através da promoção de competências digitais, que promovam o enriquecimento e transformação de vidas dos cidadãos.  A All Digital (anteriormente conhecida como Telecentre Europe) é uma associação, com sede em Bruxelas, que representa organizações membro da União Europeia que trabalham com centros de competência digital. Para mais informações, visite https://all-digital.org/awards-2020/

ver detalhes

Urban Artists nacionais unem-se em leilão solidário

19/06/2020

A Associação Salvador está a promover um leilão solidário para angariar fundos para o apoio a pessoas com deficiência motora que, nesta fase particularmente difícil, provocada pela pandemia COVID-19, se encontram em situações mais frágeis e vulneráveis. As 22 obras de artistas que, habitualmente, usam as ruas como tela, podem ser licitadas no site da leiloeira Palácio do Correio Velho até ao dia 30 de junho.

ver detalhes

INR assinou a Declaração Colaborativa para inovar a Administração Pública

19/06/2020

A Declaração Colaborativa para modernizar e inovar a Administração Pública (AP), foi assinada, no dia 16 de junho, por diversos organismos, incluindo o Instituto Nacional para a Reabilitação. Esta Declaração prevê a criação de um Grupo de Coordenação, que apresentará um Plano de Trabalho com o objetivo de operacionalizar a inovação da AP, nomeadamente nos domínios da gestão da mudança, prestação de serviços e utilização das novas tecnologias. Mais informação AQUI .

ver detalhes