Candidaturas de apoio ao funcionamento 2020

30/11/2019

As candidaturas ao  Apoio ao Funcionamento 2020  decorrem entre 1 e 31 de dezembro de 2019, de acordo com o artigo 6.º do Regulamento de Apoio Financeiro ao Funcionamento das ONGPD.

ver detalhes

Seminário Conversas de Igual para Igual – O Percurso da Inclusão na Deficiência

29/11/2019

No dia 06 de dezembro o Município de Amarante vai promover o Seminário Conversas de Igual para Igual – O Percurso da Inclusão na Deficiência , no qual o Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto santos, marcará presença na Sessão de Abertura e a Chefe de Divisão da UCGP, Eduarda Saraiva, fará parte do Painel II – E agora que já sou adulto? . Este Seminário insere-se na Campanha de sensibilização “Amarante de Igual para Igual” que, tendo por base as temáticas da igualdade, saúde, violência nas relações de intimidade, deficiência e envelhecimento, tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para as diferentes representações sociais e formas de discriminação que subsistem na sociedade atual. Consulte AQUI o programa. Para mais informações, consulte o site institucional da Câmara Municipal de Amarante .

ver detalhes

3 de dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2019 – em Santarém

26/11/2019

No dia 3 de dezembro, terça-feira, na Cidade de Santarém, o Instituto Nacional para a Reabilitação, em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2019, sob o lema “ O futuro é acessível”, proposto pela  ONU . Na parte da manhã , a partir das 10:00 horas, serão desenvolvidas atividades desportivas para todos, no Pavilhão Desportivo Municipal e, na parte da tarde , a partir das 14:30 horas, efetuar-se-ão debates, atuações artísticas e entrega dos Prémios do INR, no Convento São Francisco. Estará presente a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana  Mendes Godinho, a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, o Presidente do INR, Humberto Santos, e o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves.    Este evento tem, igualmente, o apoio da APPACDM de Santarém e da Associação de Desporto Especial do Distrito de Santarém. Estas comemorações estão abertas à participação de todos os cidadãos. Participe! Consulte o programa das atividades da parte da manhã e da cerimónia da tarde e faça a sua inscrição individual ou de grupo .

ver detalhes

3 de Dezembro: Viajar gratuitamente na CP

25/11/2019

A CP – Comboios de Portugal, associa-se às comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com o objetivo principal de promover a acessibilidade aos serviços da CP a todos os cidadãos com necessidades especiais e mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas com deficiência. Deste modo, no próximo dia 3 de dezembro, todos os clientes com Necessidades Especiais e respetivo acompanhante poderão viajar gratuitamente nos comboios da CP. Para a mais informações, consulte www.cp.pt .

ver detalhes

Município de Beja: Informação Assistentes Pessoais

25/11/2019

O Município de Beja deu mais um passo em prol da inclusão das pessoas com deficiência. Nesse sentido, foi aprovado em Reunião de Câmara no passado dia 18 de Setembro, por sugestão do Balcão de Inclusão, permissão para que os ou/e as Assistentes Pessoais devidamente acompanhados com cartão de identificação emitido pelos CAVI's, possam acompanhar gratuitamente os cidadãos e cidadãs com deficiência que se desloquem a equipamentos e/ou eventos organizados pela Câmara Municipal de Beja.   Esta medida do município de Beja visa a inclusão das pessoas com deficiência, que desta forma poderão frequentar estes espaços devidamente acompanhadas, permitindo assim que possam usufruir dos diversos equipamentos e eventos municipais.

ver detalhes

Prorrogação do prazo | Qualificação do sistema nacional de intervenção precoce na infância

24/11/2019

O Instituto Nacional para a Reabilitação informa que o período  para submissão de candidaturas à Tipologia de Operações 3.24 – “Qualificação do sistema nacional de intervenção precoce na infância”, abertas através do AVISO Nº POISE-38-2019-24, foi prorrogado até às 18h00 do próximo dia 19 de dezembro. Promovido por este Instituto e cofinanciado pelo PO ISE, são elegíveis os destinatários das ações previstas no ponto 4 do presente Aviso, nomeadamente, todos os profissionais da rede de Intervenção Precoce na Infância (IPI), a exercer funções nas Equipas Locais de Intervenção (ELI), experientes ou em início de atividade, de várias especialidades e com responsabilidades sectoriais no âmbito do processo de IPI, designadamente, médicos, enfermeiros, docentes, psicólogos, terapeutas e assistentes sociais, profissionais dos Núcleos de Supervisão Técnica (NST), profissionais das Subcomissões Regionais (SCR), e profissionais do Sistema nacional de intervenção precoce na infância - Grupo de Apoio Técnico (SNIPI-GAT). Consulte o AVISO publicado .

ver detalhes