Divulgação internacional de estudo da Associação “Os Malmequeres”

16/01/2020

O projeto de investigação “O que pensamos da Escola” da Associação “Os Malmequeres”, que contou com o apoio do Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional para a Reabilitação, foi publicado na Revista ”Disability & Society”. Este projeto de investigação está disponível no site da Revista “Disability & Society”, na língua inglesa. A Associação “Os Malmequeres”, criada em 1988, tem por missão a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual, através do reconhecimento, por si próprios e pela comunidade, do valor do seu trabalho.

ver detalhes

É já amanhã o seminário "A Didática do Braille"!

07/01/2020

O Seminário "A Didática do Braille" que se realiza amanhã, dia 8 de janeiro, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em Lisboa, será transmitido em direto através de live streaming , no Facebook da ULHT .  As inscrições já se encontram encerradas. Poderá consultar aqui o Programa bem como os resumos das comunicações e notas biográficas dos oradores. Contamos consigo!

ver detalhes

Lançamento do guia para a inclusão de pessoas com deficiência em ações humanitárias

02/01/2020

O Comité Permanente Interagências das Nações Unidas (IASC) anunciou o lançamento do guia para a inclusão de pessoas com deficiência em ações humanitárias .  O IASC criou, em 2016, uma equipa encarregue de definir as diretrizes para a inclusão de pessoas com deficiência em ações humanitárias, que seriam compiladas num guia para orientar o trabalho de atores humanitários, governos e comunidades. A equipa integrou mais de 90 atores com atividades na área humanitária e realizou o seu trabalho de janeiro de 2017 a junho de 2019. É de sublinhar a prioridade atribuída pelo Secretário-Geral das Nações Unidas (SGNU) à inclusão de pessoas com deficiência em distintas áreas de atuação das Nações Unidas, para além da necessidade de serem delineadas estratégias especificamente orientadas para acudir estes indivíduos em situações de crise, uma vez que os impactos são por eles sentidos de uma forma mais profunda. Destaca-se também, com a publicação deste guia, a finalização destas diretrizes, três anos volvidos da Cimeira Mundial sobre Assuntos Humanitários, na qual se evidenciou que a questão da inclusão das pessoas com deficiência em ações humanitárias teria que se afastar do paradigma “one fits all” para, em vez disso, se atender à condição de cada indivíduo. Por último, destacar as declarações da Vice-Diretora-Executiva da UNICEF, Charlotte Petri Gornitzka, que, durante a apresentação deste Guia, além de apelar ao estabelecimento de um método mais sistemático e coerente para esta inclusão, fez questão de louvar a recente ação humanitária em Moçambique que revelou que a aposta feita na formação e sensibilização de técnicos na área de prestação de apoio a pessoas com deficiência, contribuiu para os bons resultados que se conseguiram alcançar.

ver detalhes

Luta contra a dopagem

30/12/2019

A luta contra a dopagem é, não só, uma forma de preservação da saúde dos praticantes desportivos mas, igualmente, uma forma de preservação da verdade desportiva e, desse modo, de um desporto limpo onde os princípios de ética desportiva sejam integralmente respeitados.  O Programa Mundial Antidopagem traduz-se num esforço concertado de todos os países do mundo e de vários intervenientes do movimento desportivo, como a Agência Mundial Antidopagem (AMA), os Comités Olímpico e Paralímpico Internacionais, as federações desportivas internacionais e nacionais e as organizações nacionais antidopagem, tendo em vista a erradicação das práticas de dopagem no desporto. Tendo em conta este desígnio, o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) e a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) assinaram, no dia 18 de dezembro, um protocolo de cooperação no domínio da luta contra a dopagem. O documento assinado pelo Presidente do CPP, José Manuel Lourenço, e pelo Presidente da ADoP, Manuel Brito, contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo. Através deste Protocolo as entidades signatárias assumem o compromisso de “promover e reforçar a cooperação no domínio da luta e divulgação de informação contra a dopagem no desporto no âmbito da participação na Missão Portuguesa nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020” através da “realização de acções de formação, prevenção e aconselhamento aos praticantes desportivos, treinadores e oficiais que integram ou estejam em condições de integram a referida Missão”.

ver detalhes

Candidatos a atos eleitorais do Me-CDPD

27/12/2019

Foi divulgada lista de candidatos aos atos eleitorais do Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Me-CDPD). Esta lista integra os representantes das confederações, federações ou associações de âmbito nacional na área da defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e dos representantes de ONGPD.   Lista de Candidaturas para o Mandato 2020-2025   Candidaturas ao Mecanismo Nacional   Representantes das confederações, federações ou associações de âmbito nacional na área da defesa dos direitos das pessoas com deficiência ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas APD – Associação Portuguesa de Deficientes CNOD – Confederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência FNERDM – Federação Nacional de Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais Representantes de Organizações Não-Governamentais das Pessoas com Deficiência (ONGPD)     Área da deficiência auditiva FPAS – Federação Portuguesa das Associações de Surdos Área da deficiência intelectual FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social HUMANITAS – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental Área da deficiência motora NOVAMENTE - Associação de Apoio ao Traumatizado Crânio Encefálico e Sua Família Área da deficiência orgânica APIR – Associação Portuguesa de Insuficientes Renais SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla Área da deficiência visual ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal Candidaturas ao Conselho Consultivo ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal  ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas CNAD – Cooperativa Nacional de Apoio a Deficientes Comité Paralímpico de Portugal FPDA – Federação Portuguesa de Autismo FPDD – Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência HUMANITAS – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental

ver detalhes

O INR deseja Boas Festas a Todos e um 2020 Inclusivo

23/12/2019

Texto da Imagem: Boas Festas! O INR deseja Boas Festas a Todos e um 2020 Inclusivo. Descrição da Imagem: Postal de Natal com fundo branco e motivos alusivos à época festiva: Bolas de Natal, Estrelas de Natal e Árvores de Natal. A composição gráfica dos motivos é predominantemente composta por vermelho, verde e dourado. Ao meio, entre os votos de Boas Festas, está o logotipo do Instituto Nacional para a Reabilitação.

ver detalhes