Consulta pública de projetos de regulamentos de prémios

19/07/2019

Encontra-se em consulta pública, para recolha de sugestões, pelo prazo de 30 dias úteis a partir de 19 de julho de 2019, os Projetos de Regulamentos de Prémios, instituídos pelo INR, I.P. para promover os direitos das pessoas com deficiência: Cartaz 3 de dezembro Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe Ciências Sociais e Humanas Convidam-se todos os interessados a apresentar as sugestões e contributos, que devem ser enviados por correio eletrónico, para o endereço de e-mail I NR-uifd@inr.mtsss.pt , até 29 de agosto 2019.  Participe e divulgue!

ver detalhes

Access City Award 2020

18/07/2019

As candidaturas ao Prémio Access City Award 2020 (Cidade Acessível 2020), promovido pela Comissão Europeia, estão abertas até ao dia 1 de setembro de 2019. Para celebrar a 10ª edição do Prémio, a Comissão Europeia atribuirá um prémio monetário de 150 000 Euros à cidade vencedora, 120 000 Euros à segunda classificada e 80 000 Euros à terceira classificada.  Serão ainda atribuídas, até quatro menções especiais, às cidades que promovam iniciativas que melhorem a acessibilidade nas seguintes áreas: Construções e espaços públicos; Transportes e infraestruturas relacionadas; Informação e comunicação, incluindo Tecnologias da Informação e Comunicação; Instalações e serviços públicos. Mais informação

ver detalhes

Violência doméstica e as Pessoas Surdas

17/07/2019

O Instituto Nacional para a Reabilitação realizou nos dias 28 de junho e 12 de julho de 2019, em colaboração com a UMAR—União de Mulheres Alternativa e Resposta e com a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a ação de sensibilização “Violência doméstica e as Pessoas Surdas”. Esta ação teve como destinatários jovens adultos surdos registou elevada participação e questões diversas que levaram à organização de uma segunda sessão, 2 semanas depois da primeira, com a participação da APAV. Esta foi a segunda ação de sensibilização promovida pelo Instituto Nacional para a Reabilitação sobre violência doméstica e pessoas surdas, com vista a uma melhoria da prevenção e à identificação de informação sobre linhas de emergência e serviços de apoio a vítimas de violência doméstica, a partir de necessidades identificadas. No próximo mês de setembro o INR, I.P. vai promover uma nova ação de sensibilização  e prevenção da violência doméstica que terá como destinatários pessoas cegas. Consulte mais informação sobre esta ação . 

ver detalhes

Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação

16/07/2019

As candidaturas ao Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dr.ª. Maria Lutegarda, da Fundação AFID Diferença, estão abertas até 22 de julho. A Fundação AFID, em parceria com a Fundação Montepio e a Câmara Municipal da Amadora, leva a cabo a 1.ª edição do Prémio deste prémio que  visa estimular e mobilizar investigadores, estudiosos, técnicos e a comunidade académica em geral, para a criação e desenvolvimento de trabalhos de investigação e de inovação sobre a reabilitação e intervenção junto a pessoas com deficiência. Podem candidatar-se: autores de trabalhos de investigação sobre a área da Reabilitação, no âmbito académico, abrangendo as ciências sociais e humanas, sociologia e educação, nos três graus de ensino superior, bem como outros investigadores individuais. O prémio, com uma periodicidade bienal, é de  8.000 EUR para o primeiro classificado e de  1.500  para cada uma das duas menções honrosas. Consulte o r egulamento  e o calendário no site da Fundação AFID Diferença .

ver detalhes

112 para Cidadãos Surdos

15/07/2019

A App MAI112 é exclusivamente dedicada aos cidadãos surdos e destina-se a possibilitar a essa população um canal privilegiado de contacto com o Serviço 112 para comunicação de emergências. A aplicação móvel MAI112 suporta as seguintes funcionalidades: Videoconferência com acesso a tradução simultânea através de intérprete de LGP. Geolocalização do chamador (enviando a melhor localização disponibilizada pelo equipamento) Envio de mensagens pré-definidos e personalizadas pelo cidadão surdo chamador Envio de mensagens livres pelo cidadão surdo chamador. Mais informação  sobre objetivos e funcionalidades da aplicação e sobre a instalação e utilização da aplicação Download da App MAI112 Instruções para download e instalação da App Manual de utilização da App Nota: A App está apenas disponível para Sistema Android, futuramente será disponibilizada uma versão para IOS; A qualidade da Videoconferência depende da cobertura da rede do operador a quem foi contratado o pacote de dados; As comunicações de dados e SMS são gratuitas no âmbito da utilização desta aplicação, no entanto, os dados consumidos com o download da aplicação não serão gratuitos.  

ver detalhes

MAVI

15/07/2019

    Quer saber o que é o Modelo de Apoio á Vida Independente? Veja aqui

ver detalhes