Eventos

01
Nov

 Cabeça de Guerreiro (estátua em bronze), 1962. Acessível ao toque | José Rodrigues

Exposição inclusiva | 85 anos do nascimento de José Rodrigues

Atualizado: 04/11/2021

Para celelebrar os 85 anos do nascimento de José Rodrigues, artista plástico com vasta obra nas áreas do desenho, escultura, gravura, ilustração, cenografia e medalhística, a Universidade do Porto organizou uma exposição inclusiva que honra a vontade de José Rodrigues em tornar a arte acessível a todos. 

José Rodrigues, o Guardador do Sol é uma exposição para tatear, ouvir e ver, gratuitamente, de 20 de outubro a 30 de dezembro, nas galerias da Casa Comum, ao edifício da Reitoria da Universidade do Porto.

Mais informação aqui.

Ver evento

14
Nov

 desenho de perfil de uma mulher

Monólogos de mulheres autistas

Atualizado: 05/11/2021

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com a Associação Portuguesa Voz do Autista, organiza um Ciclo de Monólogos de mulheres autistas, que será transmitido durante os meses de novembro e dezembro de 2021, e janeiro e fevereiro 2022.

Para haver diálogo, têm de haver pelo menos dois seres dialogantes. Quando só temos um ser falante é um monólogo. E são precisos monólogos de mulheres autistas: porque a voz delas ainda não está presente no espaço público.

Mas como encontrar a voz do autismo numa pessoa, num conjunto de pessoas? Como expressá-la? Que consequências para a própria pessoa e para as demais que convivem com ela?

Duas mulheres autistas (Rita Serra e Sara Rocha) conduzirão uma série de 5 entrevistas a mulheres autistas – incluindo elas mesmas.

Esperamos que os monólogos sejam um percursor de outros monólogos e diálogos com pessoas neurodiversas e neurodivergentes.

Consulte toda a informação.

Ver evento

18
Nov

 Dez 3 | Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2021 | CMA - Câmara Municipal de Almada

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em Almada

Atualizado: 15/11/2021

Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (que se comemora a 3 de dezembro), a Câmara Municipal de Almada promove, de 18 de novembro a 31 de dezembro, um programa que inclui ciclo de webinares, debates, exposição, ciclo de cinema, hora do conto e Quizz online.

Consulte aqui toda a informação.

Ver evento

01
Dez

 Cartaz em azul, rosa e verde escuro com datas dos eventos e três imagens de PcD a realizar desporto

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com programa de desporto inclusivo

Atualizado: 22/11/2021

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com programa de desporto inclusivo!

Na primeira quinzena de dezembro, o Município de Santa Comba Dão e a Associação Mover Viseu vão comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no terceiro dia do mês,  com uma agenda diversificada, que contempla iniciativas dirigidas às escolas e à comunidade em geral.

O programa tem início com a ação Boccia Vai às Escolas, direcionada a alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se de uma atividade de informação e demonstração deste desporto inclusivo e democrático,  que pode ser praticado por todos, independentemente da condição física. E o Boccia Vai às Escolas no dia 3 de dezembro, a partir das 10H00.

Para o público em geral, a Casa da Cultura recebe, no dia 10, entre as 09H00 e as 13H00, o seminário "Desporto para Todos, o Alto Rendimento e os Jogos Paralímpicos 2021.

O calendário de atividades encerra, no dia 15, a partir das 10H00, no pavilhão gimnodesportivo de Santa Comba Dão, com atividades recreativas e desportivas adaptadas, numa iniciativa aberta a toda a comunidade. 

Mais informações neste link

Ver evento

06
Dez

 FPDD | (In)Fornmar e (Des)Envolver para Incluir | Desporto Adaptado e Inclus~pa de alunos com Necessidades Educativas Especiais | Formação on-line e presencial

Projeto "(In)formar para (Des)envolver e Incluir"

Atualizado: 28/10/2021

Integrada no Projeto "(In)formar para (Des)envolver e Incluir", a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, FPDD, vai realizar mais uma ação formativa. 

De regresso ao Distrito de Aveiro, mais concretamente a Lourosa, no Concelho de Santa Maria da Feira, esta iniciativa está repartida por vários módulos.

Um primeiro momento intitulado “INICIAÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA EM CRIANÇAS E JOVENS COM NEE”, destinada a Professores e Técnicos Desportivos, que terá dois módulos on-line nos dias 6 e 7 de dezembro; um momento presencial no dia 8 de dezembro, na Escola António Alves Amorim (Lourosa); e um quarto módulo de avaliação (on-line), no dia 16 de dezembro.

Esta formação abordará aspetos globais ligados à pratica de desporto e atividade física por Pessoas com Deficiência, modelos e estratégias de trabalho na aula de Educação Física para a Deficiência Motora, Auditiva, Visual, Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental e Paralisia Cerebral. Serão abordadas as modalidades de Boccia, Goalball, Polybat, Rugby em Cadeira de Rodas e Natação Adaptada. 

Um Segundo Momento com um Dia de Desporto Inclusivo, agendado para Lourosa, no dia 17 de dezembro de 2021, onde serão dinamizadas as modalidades constantes da Ação de Formação.

A inscrição é gratuita e poderá ser efectuada até ao dia 30 de novembro, limitada a 40 formandos.

O Projeto (In)formar para (Des)envolver e Incluir tem o apoio financeiro do Programa de Apoio a Projetos pelo INR,I.P., e do IPDJ,I.P.

Consulte aqui toda a informação.

Ver evento