Eventos

24
Out

 Fotografia do grupo performativo, com quinze atores e o encenador.

Arte Participativa - Um espaço para todos

Atualizado: 19/10/2021

Segundo François Matarasso, a “Arte Participativa acontece quando profissionais e não-profissionais usam as suas diferentes competências, tipos de imaginação e interesses, para criar em conjunto algo que não poderiam fazer individualmente”.
 
Que portas abre esta forma de arte partilhada? Que novas oportunidades representa? Que desafios e riscos se antecipam?
 
O Teatro São Luiz e a EGEAC juntam-se à iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian para promover um dia de conversas em torno da Arte Participativa, numa altura em que o debate sobre a democratização do acesso à arte e à criação artística se revela cada vez mais pertinente e necessário.
 
Estas conversas, em paralelo com a apresentação da peça “Meio no Meio” de Victor Hugo Pontes, contam com a participação de diferentes agentes da comunidade artística, entre programadores, público, jornalistas, artistas profissionais e artistas não-profissionais.
 
 

Programa

 
11:00 – 13:00
Novas vanguardas artísticas e sociais

com Barbara PollastriCarla FloresMadalena VictorinoMarco MartinsMavá JoséVictor Hugo Pontes
Moderação: Cláudia Galhós

14:30 – 16:30
Que lugar para a arte participativa na programação cultural?
com Fátima AlçadaJohn RomãoGonçalo FrotaMarta LançaMarta MartinsSara Ferreira
Moderação: Hugo Cruz

DATAS E HORÁRIOS
24 outubro
domingo, 11h às 13h e 14h30 às 16h30

LOCAL
Sala Bernardo Sassetti

PREÇO
Entrada livre, sujeita à lotação da sala. Bilhetes disponíveis online na véspera em bol.pt e na bilheteira do Teatro no próprio dia, a partir das 10h, até 2 por pessoa.

Este evento resulta da parceria entre a EGEAC e a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito de uma rede de entidades culturais que se propõem pensar o lugar da Arte Participativa nas suas programações, e na qual são também parceiros o TNDM II, A Oficina, a Casa da Música, o Teatro Viriato, a Câmara Municipal de Loulé e a Câmara Municipal do Funchal.

Ver evento

25
Out

 Cartaz azul escuro com info evento, fotos dos intervenientes e três círculos que representam células

Conferência A inovação ao serviço da saúde: O caso do cancro da mama

Atualizado: 19/10/2021

A INOVAÇÃO AO SERVIÇO DA SAÚDE: O CASO DO CANCRO DA MAMA

O cancro da mama é o tipo de cancro que mais mata entre as mulheres, sendo que 1 em cada 11 desenvolverá a doença até aos 74 anos *. Estima-se que, em 2020 esta terá sido a primeira causa de morte, por cancro, entre as mulheres na União Europeia. A pandemia COVID-19 veio expor as vulnerabilidades dos nossos sistemas de saúde na Europa e saltam agora à vista os efeitos nefastos na interrupção dos rastreios e no atraso dos diagnósticos e dos tratamentos.

No mês internacional dedicado à Luta Contra o Cancro da Mama, reunimos especialistas em saúde pública e saúde feminina para debater as oportunidade de ultrapassar estes e outros desafios, qual o papel da tecnologia e como Portugal pode preparar-se melhor para o desafio global de erradicar o cancro da mama.

Mais informações neste link

Ver evento

25
Out

 Logotipo da APM - Associação Portuguesa de Mutualidades

Dia Nacional do Mutualismo 2021

Atualizado: 08/10/2021

A APM - RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades convida o/a a participar na cerimónia comemorativa do Dia Nacional do Mutualismo, uma data histórica para o movimento mutualista português, que se celebra no próximo dia 25 de outubro.
 
A edição deste ano vai ser em formato híbrido e subordinada ao tema “Como pode o Plano de Ação Europeu para a Economia Social contribuir para potenciar uma economia ao serviço das pessoas e do planeta?”.
 
Contamos com a presença e o contributo de todos para, em conjunto, debater os problemas do setor da Economia Social e procurar soluções que promovam o crescimento e o fortalecimento do nosso movimento mutualista.
 
Agradece-se confirmação e indicação do tipo de presença (presencial/online) até dia 20 de outubro para o telefone 220 004 510 ou para o email geral@apmredemut.pt
Ver evento

27
Out

 Banner CITE Formação 58h

CITE | Formação gratuita em Igualdade e Não Discriminação entre Homens e Mulheres no Local de Trabalho – Regiões Norte, Centro e Alentejo – 58h

Atualizado: 30/08/2021

A CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, apresenta uma edição especial dos Laboratórios de Igualdade, com o objetivo de promover a dimensão da igualdade no trabalho e no emprego, combater a segregação de género nas profissões e eliminar as discriminações laborais.

Trata-se de uma formação online e destina-se a capacitar as pessoas para implementar medidas e boas práticas em matéria de igualdade no trabalho e no emprego, nas organizações onde trabalham, bem como a promover um conhecimento mais profundo destes temas e dos respetivos instrumentos de trabalho.

Esta formação, de 58 horas, é dirigida a profissionais que exerçam a sua atividade profissional e/ou residam nas regiões Norte, Centro e do Alentejo, nomeadamente:

  • Dirigentes e profissionais de empresas, da administração pública, central e local;
  • Técnicos/as de recursos humanos e da área da comunicação;
  • Juristas, magistrados/as judiciais e do Ministério Público, advogados/as, solicitadores/as;
  • Representantes de sindicados e confederações patronais.

A participação é gratuita e certificada, sendo necessária inscrição prévia.

Garanta o seu lugar, faça já a sua pré-inscrição através do link:

Conheça em detalhe o programa e respetivo cronograma das ações de formação:

Para mais informações consulte o nosso site e acompanhe a partilha das futuras edições.

Ver evento

28
Out

 Ação de Formação “Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho: inter-relação com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento”

Ação de Formação “Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho: inter-relação com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento”

Atualizado: 06/10/2021

A Direção-Geral da Educação promove a ação de formação de curta duração “Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho: inter-relação com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento”.

A formação visa fomentar a implementação da Educação para o Mundo do Trabalho, enquanto domínio da Educação para a Cidadania, no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento.

A iniciativa realiza-se online, nos dias 28 e 29 de outubro e nos dias 10 e 11 de novembro.

A participação carece de inscrição até ao dia 13 de outubro.

Mais informações aqui

Ver evento