Detalhes da Notícia

INR obtém o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade

Atualizado: 17/09/2020

Logótipo do Selo de usabilidade e acessibilidade de um dos sites do Governo de Portugal

O site do INR obteve o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade!

Esta distinção resultou dum trabalho, realizado ao longo dos últimos meses e que envolveu a participação de pessoas com deficiência, seus familiares e técnicos de instituições, aos quais queremos, mais uma vez, agradecer.

Foi com eles e para eles que:

  • assegurámos o acesso à informação e aos serviços;
  • melhorámos a experiência de utilização do site;
  • simplificámos e tornámos mais eficiente para todos os cidadãos, nomeadamente aqueles que necessitam de recorrer a tecnologias de apoio para a utilização deste serviço público online.

O site do Instituto Nacional para a Reabilitação é agora um exemplo para todas as entidades, públicas e privadas, do caminho a seguir para garantir a igualdade no direito à  acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis, cumprindo as normas do  DL 83/2018, de 19 de outubro, que determina que os sites da Administração Pública, e não só, deverão estar acessíveis até ao dia 23 de setembro de 2020.

A jornada para a obtenção do selo foi bem sucedida porque foi realizada em equipa. Agradecemos, assim, a dedicação da equipa do Instituto de Informática da Segurança Social e o apoio da Agência para a Modernização Administrativa.