Detalhes da Notícia

Evento de Boas Práticas MAVI – Dia Europeu da Vida Independente

Atualizado: 04/05/2021

Banner evento Boas Práticas MAVI (Modelo de Apoio à Vida Independente), com os Logotipos do PO ISE, CRESC Algarve 2020, Lisboa 2020, Portugal 2020, Fundo Social Europeu da UE e INR, I.P.

No dia 5 de maio comemora-se o Dia Europeu da Vida Independente.

Esta comemoração foi instituída pela ENIL - European Network on Independent Living, uma plataforma de âmbito europeu, dirigida a pessoas com deficiência ou incapacidade e organizações promotoras da Vida Independente, cuja principal missão é promover os valores e práticas de Vida Independente.

Neste desiderato, em Portugal, foi criado o programa Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI) que assenta na disponibilização de assistência pessoal a pessoas com deficiência ou incapacidade para a realização de atividades de vida diária e de mediação em contextos diversos. Com efeito, a instituição deste programa representa uma mudança de paradigma nas políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência, procurando inverter a tendência da institucionalização e da dependência familiar.

A implementação do MAVI concretiza-se com a disponibilização de assistência pessoal através de Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI), entidades responsáveis pela operacionalização dos respetivos projetos-piloto, cofinanciados no âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento - Programas Operacionais do Portugal 2020.

Para assinalar esta data, irá decorrer entre os dias 5 e 19 de maio o evento Boas Práticas MAVI (Modelo de Apoio à Vida Independente), onde serão apresentados os testemunhos dos diferentes intervenientes no modelo: pessoas destinatárias de assistência pessoal, familiares, assistentes pessoais e equipas técnicas dos Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI). No último dia do evento serão apresentadas as reflexões e conclusões decorrentes das sessões anteriores.

Reserve na sua agenda as datas para as sessões:

  • 05 de maio – Pessoas destinatárias de assistência pessoal
  • 06 de maio – Familiares
  • 12 de maio – Assistentes pessoais
  • 13 de maio – Equipas técnicas
  • 19 de maio – Conclusões

De acordo com as normas estabelecidas pela Direção Geral da Saúde (DGS), estas sessões deverão realizar-se em formato webinar, com transmissão no canal de YouTube do INR, I.P. e terão a duração de cerca de 1h30m, entre as 16h00 e as 17h30.

Consulte aqui o programa.