Detalhes da Notícia

Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade

Atualizado: 19/05/2022

representação dos cinco continentes povoados por pessoas com e sem deficiência, diversas em termos de género, raça ou deficiência

Celebra-se hoje, 19 de maio, o Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade, que é comemorado desde o ano de 2012, na 3ª quinta-feira do mês de maio, com o objetivo de sensibilizar e capacitar uma sociedade para que a informação e a comunicação digital, seja cada vez mais justa e inclusiva. 

Fazer compras e pagar através de serviços on-line, aceder a informação em sites públicos, pagar com telemóvel, ter ajuda em encontrar o restaurante, o café, o local para onde nos dirigimos é hoje muito fácil para algumas pessoas. 

No entanto, estima-se que cerca de 1 milhão de Portugueses não consegue aceder, utilizar ou fruir destas vantagens em igualdade de oportunidades.

Em análises recentes constatou-se uma grande percentagem de sites com erros de design, sendo o mais comum conteúdos com texto com baixo contraste, ausência de legendas nas imagens, links vazios e não identificação do idioma. É por isso que a acessibilidade web, nos sites e nas aplicações móveis, é muito importante. Para que todas as pessoas, incluindo as pessoas surdas, as pessoas com baixa visão ou cegas ou, as pessoas com deficiência intelectual, tenham a possibilidade de aceder à informação digital e utilizá-la com autonomia.

Na prática, as pessoas cegas necessitam de descrições de texto, alternativas para imagens significativas, e usam o teclado e não o rato para interagir com elementos interativos. Já as pessoas surdas ou pessoas com alguma deficiência auditiva necessitam de Língua Gestual Portuguesa, legendas para apresentações de vídeo e indicadores visuais.

Portugal assinou a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência comprometendo-se, tal como previsto no seu artigo n.º 9 “Acessibilidade”, que o Estado Parte deve tomar todas as medidas apropriadas para assegurar o acesso, em condições de igualdade com os outros cidadãos, ao ambiente físico, transportes, habitação, informação e comunicação.

Em Portugal, desde 2007, a Agência para a Modernização Administrativa, AMA, é a entidade responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização administrativa em Portugal nela se incluindo a transformação digital e Inovação e Participação. Para este efeito disponibiliza ferramentas de Experiência Digital que visam derrubar as barreiras digitais. Veja mais informação em: https://www.ama.gov.pt/.