Detalhes da Notícia

Realizada Sessão Comemorativa do Dia Mundial do Braille de 2023

Atualizado: 10/01/2023

Mãos a lerem braille, com um circulo por cima a dizer
O Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura (Núcleo Braille) e o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., realizaram a sessão comemorativa do Dia Mundial do Braille, sobre o tema "O Braille nos Dispositivos Móveis", através da plataforma Zoom, no dia 4 de janeiro de 2023, às 15h00-16h30 (hora de Portugal Continental) | 12h00-13h30 (Hora de Brasília) | 16h00-17h30 (Hora de Espanha).
 
Esta sessão teve como objetivo comemorar o Dia Mundial do Braille 2023, com enfoque na divulgação e promoção da utilização do Braille Digital em Dispositivos Móveis, ao mesmo tempo que se pretendeu favorecer a reflexão sobre a usabilidade destes recursos com os seus utilizadores.
 
Numa época em que existe uma disseminação e utilização massivas de equipamentos portáteis com múltiplas funcionalidades, que estão sempre ligados e nos tornam contactáveis e nos permitem aceder à enormes quantidades de informação, a qualquer momento e em qualquer lugar, as pessoas cegas e com baixa visão só poderão acompanhar esta tendência de forma inclusiva e em igualdade de oportunidades com os demais, através do recurso às funcionalidades Braille que o “software” destes equipamentos  integra desde a origem, pois o Braille é o único sistema de leitura e escrita destas pessoas.
 
O evento foi aberto pela Secretária de Estado da Inclusão, Dr.ª Ana Sofia Antunes e encerrado pelo Diretor-Geral do Instituto Benjamin Constant, Prof. João Ricardo Figueiredo (Brasil).
 
A Mesa Redonda sobre “Os Dispositivos Móveis e as funcionalidades relacionadas com o Braille“ foi moderada por Carlos Ferreira, membro do Núcleo Braille e contou com a comunicação de María García Garmendia (Espanha), intitulada –Leitura e escrita Braille nos dispositivos móveis: dos teclados físicos aos teclados virtuais”, bem como com Testemunhos de utilizadores de Portugal e do Brasil sobre a escrita Braille em dispositivos móveis.
 
Assista aqui à sessão no canal do Youtube do INR.