Pagina Notícias & Eventos

News

 Sala ampla com paredes revestidas a madeira clara e teto branco com iluminação embutida. No centro, várias pessoas estão sentadas em cadeiras dispostas em filas, voltadas para a frente da sala. À frente, uma pessoa está de pé junto a uma parede com folhas grandes de papel afixadas, contendo desenhos e esquemas. À esquerda, há uma mesa com materiais e um ecrã de projeção que mostra um slide com um diagrama circular e texto. No chão, vê-se casacos e pastas junto às cadeiras.

INR e ASSOL promoveram 3 dias de formação dedicados ao Planeamento Centrado na Pessoa com Jack Pearpoint e Lynda Kahn

Atualizado: 10/12/2025

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. dinamizou em parceria com a ASSOL - Associação de Solidariedade Social de Lafões três dias de formação dedicados ao Planeamento Centrado na Pessoa. Nos dias 20 e 21 de novembro, decorreu no auditório do INR, I.P. um curso que juntou profissionais de várias organizações e regiões do país, que aprofundaram e aprenderam a utilizar o Planeamento Centrado na Pessoa como metodologia de trabalho. De cariz iminentemente prático, este curso apresentou às pessoas participantes os valores básicos da inclusão e do trabalho centrado na pessoa, ofereceu uma introdução à facilitação e registo gráfico, desenvolveu competências em facilitação de processos, apresentou e utilizou ferramentas para aprofundar a prática da escuta, além de demonstrar uma das abordagens do Planeamento Centrado na Pessoa – a utilização do PATH (Planning Alternative Tomorrows with Hope). Já na manhã do dia 22, realizou-se um encontro onde pessoas com deficiência e famílias tiveram a oportunidade de aprender, partilhar experiências e preparar juntos o caminho para um futuro mais inclusivo. Ambos os momentos foram dinamizados por Jack Pearpoint e Lynda Kahn, precursores da metodologia do Planeamento Centrado na Pessoa, que ao longo de três dias partilharam o conhecimento acumulado de mais de 40 anos de experiência em contextos institucionais e comunitários, utilizando o Planeamento Centrado na Pessoa para promover mudanças individuais e organizacionais. Os autores ofereceram ainda um exemplar do livro “The PATH & MAPS Handbook: Person-Centered Ways to Build Community” à Biblioteca do INR, I.P., que dispõe de vários recursos sobre a temática, que podem ser consultados AQUI . Foram três dias excecionais e de grande aprendizagem que ficarão certamente na memória de todas as pessoas.
See news
 Imagem com fundo branco e faixa superior verde com a palavra “EFEMÉRIDE” em letras maiúsculas e brancas. Ao centro, em letras pretas, lê-se “Dia Nacional da Pessoa com Deficiência”. Na parte inferior, está o logótipo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR),

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Atualizado: 09/12/2025

Hoje, Portugal assinala o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, uma data que nos convida à reflexão e à ação. Este dia tem como objetivo promover a consciencialização sobre os direitos das Pessoas com Deficiência, reforçar a importância da inclusão e garantir que todos possam participar plenamente na sociedade.   Este dia foi proclamado em 1981, pela Presidência do Conselho de Ministros, através da Resolução n.º 172/81, de 11 de agosto.   A celebração está alinhada com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que defende: Respeito pela dignidade e autonomia individual; Não discriminação; Participação plena e efetiva na vida social; Igualdade de oportunidades e acessibilidade. Mais do que uma efeméride, esta efeméride é um compromisso coletivo para eliminar barreiras físicas, sociais e digitais, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva. É também uma oportunidade para avaliar a nível nacional as políticas públicas e reforçar práticas que assegurem a igualdade. Com este dia, o INR encerra o ciclo de celebrações do Dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.   Conheça a resolução n.º 172/81 AQUI .
See news
 Logótipo do Diário da República, composto por uma esfera armilar dourada, com o escudo português, composto por cinco escudos menores, também de cor dourada. Por baixo da esfera estão duas linhas horizontais, uma verde e uma vermelha. Do lado direito pode ler-se “Diário da República

Selo — Espaços Culturais Acessíveis e Inclusivos (SECAI).

Atualizado: 05/12/2025

Foi publicada, dia 5 de dezembro, a Portaria n.º 432/2025/1, de 5 de dezembro , que cria o Selo — Espaços Culturais Acessíveis e Inclusivos (SECAI). Este novo selo distingue os espaços culturais que asseguram boas condições de acessibilidade física, digital e comunicacional, promovendo uma oferta cultural verdadeiramente inclusiva para todas as pessoas. O SECAI abrange duas categorias de espaços culturais e pode ser atribuído em três níveis — Bronze, Prata e Ouro — consoante o cumprimento dos requisitos definidos no regulamento. As entidades públicas e privadas responsáveis por espaços culturais podem apresentar candidatura através do Portal gov.pt, submetendo a documentação prevista no regulamento. O INR, I.P. divulgará nos seus canais oficiais a lista atualizada dos espaços distinguidos com o selo.
See news
 Fotografia da visita

Visita do Projeto Clube de Cidadania ao INR

Atualizado: 10/12/2025

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. recebeu, no dia 26 de novembro, a visita do Projeto Clube de Cidadania – Eu tenho direito a ter direitos!, promovido pela Inovar Autismo. Este projeto, cofinanciado pelo INR, tem como objetivo testar uma metodologia piloto e inovadora de empoderamento de jovens autistas enquanto autorrepresentantes e ativistas defensores de seus direitos humanos, cívicos, sociais e políticos. A visita, inserida na terceira fase do projeto que contempla desenvolvimento no terreno de ações de iniciativa teórico prática, contou com a presença de várias pessoas que integram o projeto. Após o acolhimento pela Presidente deste Instituto, seguiu-se uma breve exposição sobre diversas temáticas, como a queixa por discriminação, produtos de apoio, vida indepentente, festivais acessíveis e formação. De seguida, realizou-se a visita à sala de atendimento do Balcão da Inclusão, Biblioteca e à sala de gravação da Língua Gestual Portuguesa. Desta forma, todas as pessoas puderam conhecer melhor os seus direitos e tomar contacto com diversos serviços e apoios disponíveis, fortalecendo o seu conhecimento, autonomia e competências para exercer uma cidadania ativa. Para mais informações sobre o projeto: https://www.inovarautismo.pt/projeto/clube-de-cidadania-direito-a-ter-direitos/
See news
 Fotografia do evento

INR promove sessão “Multiformato e Inclusão: A nova era da literatura acessível” na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa

Atualizado: 10/12/2025

No dia 28 de novembro, a Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa, acolheu a sessão “Multiformato e Inclusão: A nova era da literatura acessível”, uma iniciativa conjunta da Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR) e da própria Biblioteca Municipal, em parceria com o Centro de Recursos para Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria (CRID-IPL) e o Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira (CED AACF), da Casa Pia de Lisboa. A abertura esteve a cargo de Miguel Bentes, Diretor da Biblioteca Municipal, e de Sónia Esperto, Presidente do INR, que destacaram o impacto dos livros multiformato na promoção da igualdade de oportunidades, reforçando que literacia e participação cultural são direitos efetivos para todas as Pessoas. Durante a manhã, a sessão foi conduzida por Célia Sousa, Coordenadora do CRID-IPL, e Paula Liques, Diretora Técnica do CED AACF, e dirigida a profissionais de bibliotecas públicas e escolares, mediadores/as de leitura e responsáveis por serviços educativos. O objetivo foi divulgar a importância dos livros multiformato nos acervos e partilhar boas práticas que promovem a inclusão e o acesso universal à leitura, evidenciando o papel essencial das bibliotecas na democratização da literatura. À tarde, as atividades destinaram-se a crianças do ensino básico, famílias, mediadores/as de leitura e comunidade educativa. Técnicas do INR e da Casa Pia dinamizaram experiências sensoriais e práticas, como “Hora do Conto em multiformato”, “Vamos passear”, “Lego Braille Bricks” e “Caixa dos Sentidos”, permitindo aos participantes aprender sobre leitura acessível, escrever o nome em braille e língua gestual, percorrer espaços com barreiras de olhos vendados e explorar elementos da natureza através do tato. O CRID, representado por Célia Sousa, e o CED AACF, por Paula Liques, ofereceram à Biblioteca Municipal um conjunto de livros multiformato, reforçando o compromisso com a inclusão. Este dia foi marcado pela partilha, reflexão e compromisso, evidenciando o empenho das instituições envolvidas na construção de bibliotecas mais inclusivas, capazes de responder às necessidades de todas as Pessoas, independentemente das suas capacidades ou condição. A parceria entre o INR, o CRID e o CED AACF continuará a dinamizar iniciativas que promovam o acesso à leitura para todas as Pessoas.
See news
 Imagem com fundo branco e faixa superior vermelha onde se lê “QUIZ” em letras brancas. Ao centro, em letras pretas, está escrito: “Deficiência Visual: Verdades ou mitos?”. Na parte inferior, aparecem três logótipos: à esquerda, o da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal); ao centro, o do INR (Instituto Nacional para a Reabilitação); e à direita, o logótipo “3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”. No canto inferior direito, está o endereço do site “www.acapo.pt”.

Quiz – Deficiência Visual: verdades ou mitos?

Atualizado: 03/12/2025

No âmbito das Comemorações do 3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, promove um Quiz, desafiando todas as pessoas sobre os conhecimentos sobre a Deficiência Visual. Acede ao Quiz AQUI .
See news

This page has been translated automatically using a translation tool.