Imagem do cartaz vencedor. Descrição das autoras na notícia

Prémio Cartaz 3 de dezembro - Vencedores de 2020

Atualizado: 26/11/2020

O Prémio Cartaz 3 de dezembro, distingue o trabalho gráfico que, através de um cartaz, sensibilize e mobilize a opinião pública para o reconhecimento dos direitos das Pessoas com Deficiência, celebrado, todos os anos, no dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Este ano, 2020, o Prémio foi atribuído a Joana Quental e Lígia Lopes com o cartaz intitulado “Celebrar a diversidade todos os dias”. As autoras afirmam que “O cartaz que apresentamos a concurso – e que comemora o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” – tem como mote “celebrar a diversidade todos os dias”, reforçando a ideia de que a vida se faz sem interrupções, todos os dias do ano.” Referem ainda que “Para o fundo, escolhemos um laranja – combinado com branco, amarelo quente e grená –, uma gama de cores que acentua, visualmente, o carácter positivo da mensagem. Optámos por uma composição feita por letras e formas, evitando o recurso a imagens estereotipadas e tão comumente usadas, que expõem e estigmatizam as pessoas com diversidade funcional. Todos os elementos foram, por isso, recortados à mão e sem um desenho prévio, assumindo a singularidade e beleza das suas imperfeições, simbolizando a identidade de cada um. O 3, numa escala maior, marca o dia e torna mais evidentes as irregularidades do contorno, assumindo a dimensão humanizante que se pretende dar ao cartaz.” O Júri do Prémio decidiu, este ano, atribuir duas Menções Honrosas ao cartaz da APPC - Associação do Porto de Paralisia Cerebral, com o título “Direitos”, e ao cartaz de Ricardo Cordeiro, com o título “Há vida na diferença”. O cartaz “Direitos”, foi criado em contexto de Centro de Atividades Ocupacionais, e resulta do debate sobre os direitos das pessoas com deficiência com os clientes residentes na unidade residencial da Vila Urbana de Valbom da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC). Ricardo Cordeiro, autor do cartaz “Há vida na diferença”, afirma que a  ideia deste cartaz é trazer à luz as pessoas com deficiência, mostrando-as como pessoas com vida, alegres, que também vivem e se divertem, sensibilizando assim para a empatia e identificação humana.” O Prémio Cartaz 3 de dezembro tem o apoio do El Corte Inglés, da Play Planet e do Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (CENCAL).
Ver notícia
 Pessoas com e sem deficiência a circular na rua em frente a prédios coloridos

Divulgação do Manual COVID-19 para Pessoas com deficiência

Atualizado: 25/11/2020

O Manual Saúde e Atividades Diárias - Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da COVID-19, volume 2, é dirigido às pessoas com deficiência, profissionais da área, suas famílias e cuidadores, bem como aos serviços públicos, e irá sendo atualizado de forma adequada à evolução da situação de pandemia.   Apresentam-se, ao longo de 8 capítulos, medidas preventivas, essenciais, para evitar a infeção pela COVID-19, e orientações específicas dirigidas a pessoas com deficiência visual, pessoas surdas, pessoas surdocegas, pessoas com deficiência intelectual e pessoas com deficiência motora, que resultam de um trabalho de investigação colaborativo por um conjunto de especialistas e profissionais. No capítulo V deste Manual são apresentados um conjunto de recursos úteis, redes e linhas de apoio para as pessoas com deficiência, suas famílias, cuidadores e profissionais e, ainda, algum material informativo em cartazes que ilustram os cuidados a ter e que podem ser descarregados para afixação. Salienta-se, ainda, que a opção por este formato organizativo teve em vista facilitar a consulta dos utilizadores, de acordo com as suas necessidades. Este Manual é disponibilizado em formato acessível , em formato e-book , em Língua Gestual Portuguesa e terá, também, versões áudio e de Leitura Fácil (estas últimas a disponibilizar brevemente). Consulte e divulgue!
Ver notícia
 Banner 3.º Encontro Nacional de Balcões da Inclusão com logotipo dos balcões da inclusão

O impacto da pandemia de COVID-19 na vida das Pessoas com Deficiência na quinta e última sessão do Encontro dos Balcões da Inclusão

Atualizado: 25/11/2020

Decorreu, no dia 25 de novembro, a última sessão do 3.º Encontro Nacional de Balcões da Inclusão, sobre "O impacto da pandemia de COVID-19 na vida das Pessoas com Deficiência" , que contou com a participação de Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e das representantes dos Balcões da Inclusão de Lousada, Amadora e Albergaria-a-Velha. Se ainda não teve oportunidade de acompanhar este encontro, pode fazê-lo AQUI . Todas as sessões transmitidas podem ser visualizadas no Canal de YouTube do INR , sempre que quiser! Subscreva o nosso canal e fique a par das próximas iniciativas do Instituto Nacional para a Reabilitação.
Ver notícia

Seminário "Educomunicação Parento-Filial Inclusiva: Ciência, Cultura e Cidadania"

Atualizado: 24/11/2020

No dia 26 de novembro, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) organiza o XII Seminário Nacional sobre o tema " Educomunicação Parento-Filial Inclusiva: Ciência, Cultura e Cidadania ".   Este evento, realizado online na quinta-feira, terá início às 10h00, conta com um leque abrangente de professores catedráticos e investigadores de diversas instituições de ensino superior, portuguesas e estrangeiras.   A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, intervirá na Sessão de Abertura do seminário. Consulte mais informação sobre o evento.
Ver notícia
 Banner do 3.º Encontro Nacional de Balcões da Inclusão: O impacto da pandemia de COVID-19 na vida das Pessoas com Deficiência | 25 novembro

O impacto da pandemia de COVID-19 na vida das Pessoas com Deficiência

Atualizado: 24/11/2020

Na próxima quarta-feira, dia 25 de novembro, a partir das 10h30, participe na última sessão do 3.º Encontro Nacional de Balcões da Inclusão, sobre " O impacto da pandemia de COVID-19 na vida das Pessoas com Deficiência ". Neste encontro vamos falar sobre:  As pessoas com deficiência e a covid-19 | mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres;  As principais medidas implementadas e necessidades sentidas em contexto de pandemia | Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes; A importância da rede local de Balcões da Inclusão | Representantes do Balcão da Inclusão de Lousada, Amadora e Albergaria-a-Velha. Para assistir a esta sessão, basta entrar no Canal de YouTube do INR e aguardar pelo início da transmissão. Para colocar questões no chat deverá inscrever-se no Canal de YouTube, subscrevendo-o através de uma conta Google. As questões serão lidas e respondidas após a apresentação das oradoras. A participação de todos é importante, contamos com a sua presença!
Ver notícia
 Formulário do AMIM

Validade dos Atestados de Incapacidade Multiuso prorrogada até 2021

Atualizado: 24/11/2020

A validade dos atestados médicos de incapacidade multiuso emitidos nos termos do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto -Lei n.º 202/96, de 23 de outubro, na sua redação atual, foi prorrogada até 31 de dezembro de 2021, cessando a mesma sempre que se realize uma junta médica de avaliação de incapacidade ou, quando aplicável, uma junta médica de recurso, em data anterior àquela. Esta prorrogação é aplicável aos atestados médicos de avaliação de incapacidade cuja validade tenha expirado em 2019 ou expire em 2020, desde que acompanhados de comprovativo de requerimento de junta médica de avaliação de incapacidade ou, quando aplicável, de junta médica de recurso para a correspondente reavaliação, com data anterior à data de valida. A presente prorrogação resulta da publicação do Decreto-Lei n.º 99/2020, de 22 de novembro que altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID -19 constantes do Decreto-Lei n.º 10 -A/2020, de 13 de março. Mais informação aqui
Ver notícia