Imagem de duas mãos que se tocam

27 de junho é o Dia Internacional das Pessoas Surdocegas

Atualizado: 27/06/2022

A data tem como principal objetivo aumentar a visibilidade e a consciencialização públicas sobre os Direitos de Participação, Qualidade de Vida e Inclusão das Pessoas Surdocegas e é celebrada no dia do aniversário da escritora e ativista norte-americana Helen Keller - 27 de junho de 1880. Ela foi a primeira pessoa surdocega a concluir uma graduação académica superior e lutou pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. Visitou Portugal em 1958. A surdocegueira caracteriza-se pelo comprometimento simultâneo da visão e da audição , em diferentes graus de perda auditiva e visual – Cegueira Congénita e Surdez Adquirida; Cegueira e Surdez Adquiridas; Surdez Congénita e Cegueira Adquirida; Baixa Visão com Surdez Congénita ou Adquirida; Cegueira e Surdez Congénita. As Pessoas Surdocegas apresentam, assim, necessidades significativas de comunicação, socialização, orientação, mobilidade e vida diária. Existe uma variedade de recursos de comunicação que podem ser utilizados de acordo com a necessidade de cada pessoa surdocega . A pessoa surdocega pode interagir comunicativamente através da Língua Gestual, Braille e técnicas como o desenho da letra de forma na palma da mão e o Tadoma, um método de comunicação em que a pessoa surdocega coloca o polegar na boca do falante e os dedos ao longo do queixo, na qual ela coloca uma das mãos no rosto da pessoa que está a falar para perceber as palavras pelo movimento dos lábios, bochechas e vibração dos sons emitidos. Os desafios são muitos, mas  a maior barreira, ainda, é o preconceito sobre a Vida das Pessoas Surdocegas. O Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira da Casa Pia de Lisboa é o único centro para as Pessoas Surdocegas, em Portugal.
Ver notícia
 Cartaz com Ao centro estão representadas três teclas de um teclado com cada deficiência

Seminário - 25 anos de Normas sobre Acessibilidades

Atualizado: 24/06/2022

Vinte e cinco anos depois da existência de normas dedicadas às acessibilidades, consideramos que é importante sinalizar esse facto, e aferir e discutir a importância das mesmas na sociedade e na economia. Nesse sentido, a Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades (EMPA) e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) convida ao Seminário "25 anos de Normas sobre Acessibilidades", a acontecer no dia 28 de junho , entre as 09h30 e as 12h30 e as 14h00 e as 16h30, no Auditório do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), sito na Rua de Xabregas nº 52, Lisboa.  A EMPA e o INR gostaria muito de contar com a sua presença e para isso basta que efetue e sua inscrição através deste link .  Caso não seja possível estar presente, poderá sempre assistir à transmissão em direto através do canal de Youtube da EMPA .  Participe e divulgue! 
Ver notícia
 Cartaz do Prémio em azul com ilustração de uma cadeira de rodas

IPDJ e INR atribuem Prémio «Desporto + Acessível» no valor de 7 000 euros

Atualizado: 24/06/2022

O prémio visa distinguir projetos que promovam o desporto e a atividade física para pessoas com deficiência.  O Instituto Nacional para a Reabilitação e o Instituto Português do Desporto e Juventude apresentam, no próximo dia 29 de junho , pelas 14h30, no Auditório do Complexo de Piscinas do Centro Desportivo Nacional do Jamor, o Prémio «Desporto + Acessível».  O prémio é de âmbito nacional, tem periodicidade anual e visa distinguir e divulgar projetos que promovam o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social. Podem candidatar-se a este Prémio: federações desportivas, clubes, associações, agrupamentos de escolas e escolas, estabelecimentos do Ensino Superior, Comité Paralímpico de Portugal, Comité Olímpico de Portugal, organismos da administração pública central, regional e local, ginásios e empresas. A principal distinção será pecuniária, no valor de 7 000 euros, e podem ainda ser atribuídas até quatro menções honrosas a projetos que se desenvolvam no contexto do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência nas áreas de inclusão social, sensibilização, formação, investigação, desenvolvimento desportivo, produtos de apoio, acessibilidades, voluntariado, e outras áreas impactantes, designadamente marketing , pós carreira desportiva, conciliação entre vida académica e o desporto e a atividade física. A Decathlon associa-se a esta iniciativa, enquanto parceira do Prémio Desporto + Acessível, na premiação dos vencedores e assumindo a diversidade e a inclusão na sua cultura corporativa. Conheça o programa da sessão. Para assistir à apresentação inscreva-se até ao dia 28 de junho aqui .
Ver notícia
 Fotografia da Sessão com a Equipa a fazer apresentação e o auditório com pessoas a assistir

Sessões Informativas sobre a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025

Atualizado: 23/06/2022

Iniciaram-se ontem as sessões informativas sobre a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (ENIPD), que têm como objetivo divulgar aspetos estratégicos, medidas em execução e entidades executantes, com vista à promoção das iniciativas e à inclusão e participação das pessoas com deficiência na sociedade. As duas sessões realizadas ontem, dia 22 de junho, no Porto, foram dirigidas a técnicos e representantes da Administração Pública, no período das 10h30 às 12h30, e aos dirigentes das Organizações Não Governamentais para Pessoas com Deficiência (ONGPD), no período das 14h30 às 16h30. Hoje, 23 de junho, serão realizadas outras duas ações informativas na Guarda, dirigidas aos mesmos públicos, nos mesmos períodos do dia. Amanhã, dia 24 de junho, estas sessões informativas serão realizadas no mesmo período do dia, em Lisboa, no Auditório Orlando Monteiro, na sede do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. As inscrições devem ser realizadas nesta ficha se for técnico ou representante da Administração Pública, e aqui se for representante de uma ONGPD. As sessões informativas decorrem em espaços gentilmente disponibilizados ao INR, I.P., pelo CEFPI, Centro de Educação e Formação Profissional Integrada, no Porto, e pela Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, do Município da Guarda.
Ver notícia
 Logotipo da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025.

Sessões Informativas sobre a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025

Atualizado: 17/06/2022

A Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025 reflete a necessidade de aprofundar o trabalho já realizado e de continuar a desenvolver um conjunto de políticas que se constituam como instrumentos de inteligência coletiva social, capazes de contrariar desvantagens e limitações, e de desenvolver ciclos de oportunidades de ação, de inclusão e de melhoria da qualidade de vida, são os grandes objetivos assumidos pelo XXII Governo Constitucional. Assim, o Instituto Nacional para a Reabilitação vai realizar diversas sessões informativas sobre a ENIPD 2021-2025 . Estas sessões, com a duração de 2 horas, serão realizadas presencialmente, em locais e datas diferenciadas, e divididas em dois grupos de destinatários. Dirigentes e técnicos da Administração Pública e sociedade civil: Porto - 22 de junho | 10h30 às 12h30 - CEFPI – Centro de Educação e Formação Profissional Integrada | Rua da Vila Nova, 1323 Porto, com acesso pela Rua da Vilarinha, junto ao cruzamento da Circunvalação. Guarda – 23 de junho | 10h30 às 12h30 - Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço | R. Soeiro Viegas 10, 6300-758 Guarda. Lisboa – 24 de junho | 10h30 às 12h30 – Auditório Orlando Monteiro do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.  | Av. Conde de Valbom, 63 - Lisboa. Poderá consultar o programa  aqui  e efetuar a sua  inscrição . Dirigentes e técnicos das Organizações não Governamentais das Pessoas com Deficiência: Porto - 22 de junho | 14h30 às 16h30 - CEFPI – Centro de Educação e Formação Profissional Integrada | Rua da Vila Nova, 1323 Porto, com acesso pela Rua da Vilarinha, junto ao cruzamento da Circunvalação. Guarda – 23 de junho | 14h30 às 16h30 - Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço | R. Soeiro Viegas 10, 6300-758 Guarda. Lisboa – 24 de junho | 14h30 às 16h30 – Auditório Orlando Monteiro do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. | Av. Conde de Valbom, 63 - Lisboa. Poderá consultar o programa aqui  e efetuar a sua  inscrição . A inclusão das pessoas com deficiência é um objetivo estratégico para a valorização de todos os cidadãos. Só uma sociedade que inclui todos e todas sem exceção pode concretizar o seu verdadeiro potencial. Participe e divulgue!
Ver notícia
 Union of Equality - Strategy for the Rights of Persons with Disabilities 2021-2030

Estratégia Europeia para os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030 - Acompanhamento do progresso de implementação

Atualizado: 15/06/2022

Estratégia Europeia para os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030 - Acompanhamento do progresso de implementação A Comissão publicou no dia 25 de maio de 2022 o quadro de monitorização da Estratégia Europeia para os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030. Através deste quadro de monitorização é possível verificar o progresso da implementação de cada uma das 64 ações da Comissão Europeia na Estratégia que abrangem várias áreas. Uma vez que a Estratégia para os Direitos das Pessoas com Deficiência abrange todas as áreas políticas, este quadro de acompanhamento depende das contribuições de todos os serviços da Comissão. Pode consultar o progresso de implementação de cada uma das ações aqui .
Ver notícia