Pagina Notícias & Eventos

Notícias

 Cartaz 1ª Edição do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves.

1ª Edição do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves.

Atualizado: 13/02/2025

A Fundação AFID Diferença anuncia que se encontram abertas as candidaturas, até ao dia 28 de Fevereiro, para a primeira edição do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves, uma iniciativa que visa valorizar e incentivar a prática artística de autores com deficiência intelectual. O concurso acolhe obras em Pintura e Cerâmica de autores a partir dos 16 anos, individualmente ou em coletivo, por iniciativa própria ou através de uma instituição que os represente. A exposição dos trabalhos selecionados terá lugar em Lisboa durante o mês de Abril. Um júri, constituído por figuras relevantes do contexto das Artes Plásticas em Portugal, irá atribuir um 1º prémio, no valor de 2000€, e uma menção honrosa, no valor de 500€, a trabalhos de cada uma das duas categorias (Pintura e Cerâmica). Saiba mais informações e como participar através deste link: aqui.
Ver notícia
 Há uma tela de projeção onde se vê duas pessoas em videochamada. Na frente da sala, há uma mesa com várias pessoas sentadas, entre elas Helena Alexandre e participantes da mesa-redonda sobre o projeto europeu “Self-Determination & Inclusion by Theather” (Autodeterminação e Inclusão pelo Teatro). É visível o auditório com várias pessoas presentes.

INR destaca compromisso com a inclusão no VI Seminário Internacional da Inovar Autismo

Atualizado: 13/02/2025

O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) marcou presença no VI Seminário Internacional da Inovar Autismo, realizado na última sexta-feira, dia 07 de fevereiro, no Auditório da Escola Superior de Educação – ESE, Instituto Politécnico de Setúbal. O evento, organizado pela Associação Inovar Autismo , reuniu especialistas nacionais e internacionais, famílias e representantes de instituições para debater avanços científicos, práticas inclusivas e desafios no âmbito do autismo Na parte da manhã, Helena Alexandre, Diretora de Serviços da Unidade de Investigação Formação e Desenvolvimento do INR, I.P., moderou uma mesa redonda sobre o projeto europeu “Self-Determination & Inclusion by Theather” (Autodeterminação e Inclusão pelo Teatro) , com a participação de representantes da Inovar Autismo, Autismo Sevilha, Diversamente (Itália), Teatro da Vila e do Núcleo de Estudos da Deficiência do ISCTE. Este projeto, financiado pelo programa Erasmus+, KA220-ADU , visa promover a autodeterminação e inclusão de jovens e adultos com autismo através do teatro, capacitando atores, atrizes,  colaboradores e colaboradoras  de grupos teatrais para a integração de pessoas com autismo nas suas atividades artísticas. Inclui formação especializada para profissionais, garantindo que as práticas inclusivas sejam adotadas em todas as etapas das produções culturais. No discurso de encerramento deste seminário, Sónia Esperto, Presidente do Conselho Diretivo do INR, I.P., saudou e destacou a presença participação de muitas famílias e profissionais, realçando a importância da realização deste evento na construção de uma sociedade que não apenas inclui, mas valoriza e compreende a diversidade. Na ocasião, Sónia Esperto, reafirmou ainda o compromisso do INR, I. P. na linha da frente na promoção e defesa dos direitos das Pessoas com deficiência. O encerramento deste evento também contou com as intervenções de Eduardo Pizarro, Presidente da Federação Portuguesa de Autismo, e Ana Albuquerque Nogueira, Presidente da Inovar Autismo.
Ver notícia
 Fundo branco em que no meio se lê, a letras vermelhas ”Plano de Formação 2025 Instituto Nacional para a Reabilitação”. Do lado esquerdo do texto está um quadrado que representa o eixo 4 (Educação de qualidade) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Por baixo do texto estão 4 quadrados, respeitantes aos eixos 8 (Trabalho digno e crescimento económico), 10 (Reduzir as desigualdades), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) também dos ODS da ONU. No canto superior esquerdo está o logo do INR.

INR apresentou o Plano de Formação para o ano de 2025

Atualizado: 11/02/2025

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. apresentou, no dia 6 de fevereiro, quinta-feira, o Plano de Formação para o ano de 2025. Este evento online reuniu cerca de 220 pessoas que ficaram a conhecer o Plano de Formação 2025 estruturado em 4 eixos prioritários: Acessibilidades (condição fundamental para autonomia e participação); Atendimento às pessoas com deficiência; Intervenção para a inclusão; Promoção dos direitos humanos. Na ocasião, Helena Alexandre, Diretora de Serviço da Unidade de Formação, Investigação e Desenvolvimento, ressaltou a importância de ações de formação e sensibilização na área da deficiência: “Este plano é um convite à ação coletiva!”. Marina Van Zeller, Vice-Presidente do Conselho Diretivo, reforçou o compromisso do INR “com uma sociedade onde todas as pessoas têm direito à educação, trabalho e participação ativa”. O evento encerrou com a intervenção da Presidente do Conselho Diretivo do INR, Sónia Esperto, afirmando que “a inclusão é uma responsabilidade partilhada”. Conheça a calendarização trimestral e inscreva-se AQUI . Este evento está disponível no canal de Youtube do INR AQUI .
Ver notícia
 A imagem contém o logótipo do Conselho da União Europeia. O design inclui um elemento gráfico estilizado, com linhas horizontais cinzentas. Do seu lado direito, está a bandeira da União Europeia, seguida do texto

Conclusões do Conselho Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores (EPSCO) - 2 de dezembro

Atualizado: 07/02/2025

Em sede da Reunião do Conselho Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores (EPSCO) que, decorreu a 2 de dezembro de 2024, os Ministros do Trabalho aprovaram, durante a Presidência húngara, as Conclusões do Conselho sobre a promoção da inclusão social das pessoas com deficiência através do emprego, de adaptações razoáveis e da reabilitação “ Council Conclusions on fostering social inclusion of persons with disabilities through employment, reasonable accommodation and rehabilitation ”. As conclusões dão continuidade à dinâmica da recente evolução a nível da UE relacionada com os direitos das pessoas com deficiência, incluindo as diretivas recentemente adotadas relativas ao cartão europeu de deficiência e ao cartão europeu de estacionamento para pessoas com deficiência. A Estratégia da UE para a Deficiência reconhece a importância dos empregos de qualidade para garantir que as pessoas com deficiência sejam independentes e possam manter uma qualidade de vida digna. Além disso, os empregadores também beneficiam do emprego de pessoas com deficiência, uma vez que a diversidade nos locais de trabalho pode ter um impacto positivo no desempenho e na produtividade dos trabalhadores. Contudo, dados de 2021 apontam para que, apenas cerca de metade das pessoas com deficiência e com idade entre os 20 e os 64 anos estavam empregadas, em comparação com quase três quartos das pessoas sem deficiência, sendo as mulheres com deficiência particularmente afetadas. Além disso, tanto as mulheres como os homens com deficiência ganham, em média, menos dinheiro do que os que as mulheres e homens sem deficiência. O Conselho salientou os benefícios da participação no emprego como forma de facilitar a inclusão social das pessoas com deficiência. Neste sentido, o Conselho convidou os Estados-Membros a promoverem a inclusão social das pessoas com deficiência, nomeadamente através: ✓ Da adoção de medidas, incluindo a fixação de metas nacionais em matéria de emprego, para melhorar as taxas de emprego das pessoas com deficiência; ✓ Da promoção de uma abordagem não discriminatória nas políticas que tenha em conta as necessidades individuais; ✓ Do reforço e promoção do acesso aos serviços sociais e de apoio; ✓ Da promoção do emprego no mercado de trabalho aberto, nomeadamente através da promoção da igualdade de tratamento e do apoio a regimes de trabalho flexíveis; ✓ Do reforço, sempre que necessário, dos quadros nacionais em matéria de adaptações razoáveis; ✓ Do desenvolvimento e melhoramento dos serviços de reabilitação; ✓ Do melhoramento na recolha de dados e do intercâmbio de boas práticas.
Ver notícia
 Num fundo branco está uma imagem abstrata com linhas amarelas, vermelha e verde. Do seu lado direito encontra-se o texto “eurocid”, escrito a letras azuis.

Destacamentos e formação para o setor público - Projeto Carreiras Europeias

Atualizado: 06/02/2025

Informa-se que se encontram abertas no Portal Eurocid , 70 oportunidades de destacamento para funcionários do setor público, em Bruxelas e em outros locais. As candidaturas e as dúvidas devem ser dirigidas ao Centro de Informação Europeia Jacques Delors/Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do e-mail candidaturas.europeias@mne.pt . Para informações detalhadas deverão ser consultados os conteúdos e/ou documentos no sítio Destacamentos e formação . Estas oportunidades tem como principal objetivo aumentar a presença portuguesa nas Instituições e outros organismos da UE, nomeadamente através de destacamentos e, indo em linha de conta com a orientação recentemente reforçada pela Estratégia Nacional para as Carreiras Europeias  e pela Portaria n.º 347/2023 . Mais se informa que, em caso de seleção, os candidatos disporão igualmente do apoio do Instituto Diplomático, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que, realizará sessões de preparação para as a realização de testes para as vagas a que estão a concorrer.
Ver notícia
 Logótipo Sons do Conhecimento

Curso de Língua Gestual Portuguesa

Atualizado: 05/02/2025

Divulgamos o curso de Língua Gestual Portuguesa (25 horas) promovido pela Sons do  Conhecimento,  que decorrerá de 10 a 31 de março, em Viseu (Centro Cultural do Campo). A inscrição é gratuita e com direito a subsídio de refeição. Mais informações Aqui.
Ver notícia