News
Updating the List of Support Products
Atualizado: 31/10/2025
Foi publicada a Lista Homologada dos Produtos de Apoio, através do Despacho n.º 11077/2025, publicada no Diário da República n.º 181/2025, Série II de 2025-09-19, que produzirá efeitos 30 (trinta) dias após a sua publicação. Poderá consultar AQUI . The Homologated List of Support Products was published through Order No. 11077/2025, published in the Official Gazette No. 181/2025, Series II of 2025-09-19, which will take effect 30 (thirty) days after its publication. You can consult HERE .
See news Municipal Equality Day 2025 | 17 to 31 October 2025
Atualizado: 10/10/2025
Desde 2010, a 24 de outubro , é assinalado o Dia Municipal para a Igualdade . Para este efeito, alguns organismos da Administração Central do Estado, Municípios e Associações representativas da sociedade civil, de Portugal continental e Ilhas, dinamizam atividades que concorrem para a Cidadania Local, colocando a tónica na Igualdade como fator de desenvolvimento . De 17 a 31 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade 2025 será assinalado através de uma agenda de iniciativas relacionadas com Direitos das Mulheres, Violência Doméstica, Inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiência e Incapacidade, Acolhimento de Migrantes, Igualdade Salarial, Combate à Pobreza e Igualdade de Oportunidades. Até ao próximo dia 14 de outubro, a Comissão organizadora desta iniciativa, que o INR, I.P., integra, convida as ONGPD, organizações da sociedade civil, os agrupamentos de escolas, as autarquias e outras entidades do território, a inscreverem as suas iniciativas , que decorram entre 17 e 31 de outubro, nesta Agenda. No dia 24 de setembro, das 15h00 às 16h30, o INR, I.P., participará numa Sessão de Esclarecimento, onde serão abordados os seguintes tópicos: Viver em igualdade, sem discursos de ódio e com uma vida livre de violência (CIG); Por uma vida livre de violência contra as Mulheres com deficiência, e da sua ameaça, na realização plena dos direitos humanos (INR, I.P.) Igualdade e dignidade no trabalho, políticas de parentalidade e conciliação (CITE) Como posso participar e inscrever iniciativas na agenda do Dia Municipal? (ANIMAR) Para participar na sessão online, faça AQUI a sua inscrição . Conheça a agenda dos eventos das celebrações do Dia Municipal para a Igualdade 2025 AQUI . Since 2010, a 24 October , the Municipal Day for Equality . To this end, some bodies of the Central State Administration, Municipalities and Associations representing civil society, from mainland Portugal and the Islands, stimulate activities that contribute to Local Citizenship, focusing on: Equality as a factor for development . From 17 to 31 October, the Municipal Equality Day 2025 will be marked through an agenda of initiatives related to Women's Rights, Domestic Violence, Inclusion and Rights of Persons with Disabilities and Disability, Migrant Reception, Equal Pay, Combating Poverty and Equal Opportunities. Until October 14, the organizing committee of this initiative, which the INR, I.P., integrates, invites NGOsPD, civil society organizations, groupings of schools, municipalities and other entities of the territory, the register their initiatives , running from 17 to 31 October, in this Agenda. On September 24, from 3 p.m. to 4:30 p.m., the INR, I.P., will participate in an Clarification Session, where the following topics will be addressed: Living in equality, without hate speech and with a life free from violence (IGC); For a life free from violence against women with disabilities, and their threat, in the full realization of human rights (INR, I.P.) Equality and dignity at work, parenthood and reconciliation policies (ISCED) How can I participate and put initiatives on the Municipal Day agenda? (ANIMAR) To participate in the online session, do HERE your registration . Get to know the agenda of the events of the celebrations of the Municipal Day for Equality 2025 HERE .
See news Concurso “Escola Alerta!” 2025/2026 com candidaturas abertas
Atualizado: 17/09/2025
Está aberto o Concurso “Escola Alerta!” 2025/2026, uma iniciativa do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., dirigida a crianças da Educação Pré-Escolar e a alunas e alunos do Ensino Básico e Secundário, para a promoção de projetos e ideias que promovam a inclusão nas escolas e nas comunidades, assegurando que todas as pessoas tenham oportunidade de participar. As candidaturas podem ser submetidas até 28 de fevereiro de 2026. O concurso que convida crianças e jovens, com o apoio dos seus professores, a apresentar projetos que integrem a inclusão das pessoas com deficiência, a cidadania ativa e a cultura de não-violência, está organizado em três categorias: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo, 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário. Os projetos classificados nos três primeiros lugares de cada categoria recebem apoio financeiro — 2.000 euros para o 1.º lugar, 1.000 euros para o 2.º lugar e 750 euros para o 3.º lugar — bem como troféus e diplomas. A edição de 2025/2026 decorre no ano em que foi publicada a Estratégia Única dos Direitos das Crianças e Jovens 2025-2035, aprovada pelo Governo em fevereiro. O concurso pretende envolver as escolas na criação de ambientes educativos acessíveis e inclusivos, garantindo oportunidades de aprendizagem e participação para todas e todos os alunos. Criado em 2003/2004, o “Escola Alerta!” já envolveu mais de 30 mil alunos, 4 mil professores e mais de mil escolas. Na edição de 2024/2025 participaram 2109 alunos e 161 professores de 28 escolas de 11 distritos, com projetos sobre inclusão e acessibilidade. Consulte o regulamento e as condições de participação em https://www.inr.pt/escola-alerta Por uma escola onde cada pessoa conta. Por uma escola onde cada pessoa faz a diferença. The ‘School Alert!’ Competition 2025/2026, an initiative of the National Institute for Rehabilitation, I.P., is open to children in Pre-School Education and to students and students in Basic and Secondary Education, to promote projects and ideas that promote inclusion in schools and communities, ensuring that everyone has the opportunity to participate. Applications may be submitted until 28 February 2026. The competition inviting children and young people, with the support of their teachers, to submit projects that integrate the inclusion of persons with disabilities, active citizenship and a culture of non-violence, is organised in three categories: Pre-School Education and 1st Cycle, 2nd and 3rd Cycles and Secondary Education. Projects ranked in the top three places in each category receive financial support – €2,000 for 1st place, €1,000 for 2nd place and €750 for 3rd place – as well as trophies and diplomas. The 2025/2026 edition takes place in the year in which the Single Strategy for the Rights of Children and Youth 2025-2035, approved by the Government in February, was published. The competition aims to involve schools in creating accessible and inclusive educational environments, ensuring learning and participation opportunities for all learners. Established in 2003/2004, ‘Escola Alerta!’ has already involved more than 30,000 students, 4,000 teachers and more than 1,000 schools. In the 2024/2025 edition, 2109 students and 161 teachers from 28 schools from 11 districts participated, with projects on inclusion and accessibility. See the rules and conditions for participation in https://www.inr.pt/escola-alerta For a school where every person counts. For a school where every person makes a difference.
See news Reunião de Intercâmbio Portugal–Grécia sobre a Monitorização da CDPD
Atualizado: 16/09/2025
No passado dia 2 de setembro, decorreu online, uma reunião organizada pela UNESCO e pela SG-Reform da Comissão Europeia, com o objetivo de promover o intercâmbio entre Portugal e a Grécia na partilha de boas práticas, experiências e desafios relacionados com a monitorização da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). O encontro integrou-se no projeto “Reforçar a capacidade do Mecanismo de Coordenação de apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência na Grécia”, financiado pela União Europeia através do Instrumento de Assistência Técnica e implementado pela UNESCO, em cooperação com a Task Force para a Reforma e Investimento da Comissão Europeia. Esta iniciativa faz parte de uma série de intercâmbios de aprendizagem entre pares, concebidos para apoiar o desenvolvimento de mecanismos de coordenação e monitorização mais robustos na Grécia. O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) esteve representado pela Vice-Presidente, Marina Van Zeller, e por Marisa Lourenço, do Gabinete de Apoio Técnico. A delegação grega contou com representantes da Presidência do Governo e do Mecanismo Nacional de Coordenação para os Direitos das Pessoas com Deficiência, bem como da Comissão Nacional Grega de Direitos Humanos. Durante a reunião, o INR, IP apresentou o seu papel enquanto Mecanismo de Coordenação Nacional da CDPD, salientando as suas principais atribuições: articulação interministerial, sistematização de informação através da construção de uma matriz de monitorização, funcionamento de um grupo de trabalho informal interministerial e elaboração de um documento síntese resultante da recolha de contributos das várias áreas sectoriais. Foram também identificados desafios, nomeadamente a instabilidade política e as mudanças governativas recentes, que exigem uma atualização constante dos pontos focais ministeriais e uma articulação persistente com as entidades envolvidas. A sessão incluiu ainda uma apresentação da Grécia sobre a organização do seu Mecanismo Nacional de Coordenação, destacando o papel do Gabinete do Ministro de Estado, a participação da Presidência do Governo e da Secretaria-Geral de Coordenação, bem como a intervenção da Comissão Nacional Grega de Direitos Humanos como mecanismo independente de monitorização. No espaço de perguntas e respostas, o INR detalhou a importância da coordenação vertical entre os níveis central e local, os avanços no processo de elaboração da nova Estratégia 2026–2030, que muito em breve será apresentada. Foi igualmente referido o papel do Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da CDPD (Lei n.º 71/2019), sediado na Assembleia da República e com participação ativa da sociedade civil e das organizações representativas das pessoas com deficiência. A reunião reforçou a importância da cooperação interinstitucional e internacional, destacando que a efetiva concretização da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência exige um esforço de coordenação técnica, compromisso político e continuidade administrativa. No encerramento, as representantes da UNESCO e da Comissão Europeia agradeceram a todos os participantes pela colaboração e espírito de cooperação, sublinhando que a partilha de boas práticas, experiências e dificuldades enriquece o trabalho conjunto e contribui para o reforço dos mecanismos de monitorização da Convenção. On 2 September, a meeting organized by UNESCO and SG-Reform of the European Commission took place online, with the aim of promoting the exchange between Portugal and Greece in the sharing of good practices, experiences and challenges related to the monitoring of the United Nations Convention on the Rights of Persons with Disabilities (CRPD). The meeting was part of the project “Strengthening the capacity of the Coordination Mechanism for the Support of the Rights of Persons with Disabilities in Greece”, funded by the European Union through the Technical Support Instrument and implemented by UNESCO, in cooperation with the Task Force for Reform and Investment of the European Commission. This initiative is part of a series of peer learning exchanges designed to support the development of stronger coordination and monitoring mechanisms in Greece. The National Institute for Rehabilitation (INR, I.P.) was represented by Vice President Marina Van Zeller and Marisa Lourenço of the Technical Support Office. The Greek delegation included representatives from the Presidency of the Government and the National Coordination Mechanism for the Rights of Persons with Disabilities, as well as the Greek National Human Rights Commission. During the meeting, the INR, IP presented its role as the National Coordination Mechanism of the CRPD, highlighting its main tasks: interministerial articulation, systematization of information through the construction of a monitoring matrix, operation of an informal interministerial working group and elaboration of a synthesis document resulting from the collection of contributions from the various sectoral areas. Challenges have also been identified, including political instability and recent governance changes, which require a constant update of the ministerial focal points and a persistent articulation with the entities involved. The session also included a presentation by Greece on the organisation of its National Coordination Mechanism, highlighting the role of the Cabinet of the Minister of State, the participation of the Presidency of the Government and the General Secretariat for Coordination, as well as the intervention of the Greek National Human Rights Commission as an independent monitoring mechanism. In the Q&A space, the INR detailed the importance of vertical coordination between the central and local levels, the progress in the process of drafting the new Strategy 2026-2030, which will be presented very soon. Reference was also made to the role of the National Mechanism for Monitoring the Implementation of the CRPD (Law No 71/2019), based in the Assembly of the Republic and with the active participation of civil society and organisations representing persons with disabilities. The meeting reinforced the importance of inter-institutional and international cooperation, highlighting that the effective implementation of the Convention on the Rights of Persons with Disabilities requires an effort of technical coordination, political commitment and administrative continuity. At the close, representatives of UNESCO and the European Commission thanked all participants for their collaboration and spirit of cooperation, underlining that sharing good practices, experiences and difficulties enriches joint work and contributes to strengthening the monitoring mechanisms of the Convention.
See news 3.º Fórum "Vida Independente: a Assistência Pessoal na Vida Ativa – Educação Formal” – Santo Tirso
Atualizado: 15/09/2025
O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.), no âmbito da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (ENIPD 2021-2025), prossegue a realização de um conjunto de fóruns, a nível nacional, para promover a discussão sobre estratégias e medidas de não institucionalização. Em 2025, a temática dos fóruns incide sobre a Vida Independente e o papel que a assistência pessoal desempenha na vida ativa das pessoas com deficiência, procurando envolver e reunir as perspetivas dos destinatários de assistência pessoal, municípios, entidades empregadoras, escolas e universidades. O 3.º Fórum, intitulado "Vida Independente: a Assistência Pessoal na Vida Ativa – Educação Formal” decorreu no dia 9 de setembro, pelas 14h30, em Santo Tirso, no auditório da Fábrica de Santo Thyrso. Com enfoque na Educação Formal, esta iniciativa procurou dinamizar o diálogo e a partilha de experiências e perspetivas entre os diferentes atores na dinâmica do contexto da Educação formal, envolvendo o Município de Santo Tirso, as ONGPD AADVDB - Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga e Associação Pais em Rede, assim como a instituição de ensino Instituto Nun'Alvres. A abertura do evento foi realizada por Rui Santos, Chefe da Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Santo Tirso. O painel de oradores contou com a participação de Domingos Pereira da Silva – Presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, Sérgio Vicente – Vice-Presidente da Associação Pais em Rede, Virgínia Fonseca – Coordenadora do Ensino Profissional do Instituto Nun'Alvres, Sara Freitas – Diretora de Turma de aluno com assistência pessoal no Instituto Nun'Alvres, Maria Leonor Couto – Destinatária do CAVI da Associação Pais em Rede e Joana Silva – Assistente pessoal do CAVI da mesma associação. Este fórum incidiu sobre o papel do Modelo de Apoio à Vida Independente como potenciador de autonomia em contexto escolar e sobre as oportunidades e vantagens que a assistência social pode proporcionar às pessoas com deficiência no acesso e efetivação do direito fundamental à Educação, que se identifica como um fator de promoção de maior inclusão na sociedade. Foi destacado o trabalho que o Município de Santo Tirso tem vindo a desenvolver na área da deficiência, com especial enfoque na promoção da inclusão social e profissional das pessoas com deficiência. Entre as ações destacadas por Rui Santos, está o Balcão da Inclusão, que presta apoio personalizado e encaminhamento adequado às necessidades das pessoas com deficiência, com envolvimento direto da Rede Social do Concelho. Do trabalho concertado desta Rede surgiu o projeto “Emprega-me”, que promove estágios profissionais em empresas locais para pessoas com deficiência. As entidades participantes são distinguidas com Selos de Bronze, Prata ou Ouro, consoante o nível de inclusão proporcionado. Sublinham-se ainda dois projetos inovadores, financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que reforçam esta aposta do Município: uma sala snoezelen móvel, adaptada numa carrinha furgão, que leva estímulos sensoriais às instituições, evitando que os utentes tenham de se deslocar das instituições para usufruir deste tipo de intervenção terapêutica; e uma iniciativa que recorre à tecnologia de realidade virtual, através da utilização de óculos de realidade virtual, proporcionando experiências imersivas e significativas aos participantes, como visitas virtuais ao Santuário de Fátima, promovendo a interação e o bem-estar dos utentes, e reforçando a sua inclusão social. Tais ações refletem o compromisso do Município com uma sociedade mais inclusiva, acessível e coesa. Os representantes dos CAVI (Centros de Apoio à Vida Independente) destacaram que a assistência pessoal tem sido um instrumento determinante para a autonomia das pessoas com deficiência em contexto de educação formal, permitindo-lhes participar em atividades escolares e sociais de forma mais ativa e integrada, tendo sido apresentados casos específicos de alunos que, com apoio personalizado e recurso à assistência pessoal, conseguiram superar barreiras e desenvolver competências académicas e sociais. No evento, foi evidenciado que a alteração legislativa ao MAVI (Modelo de Apoio à vida Independente) permitiu que este fosse implementado em escolas do ensino básico e secundário, à semelhança do que já acontecia no Ensino Superior. Esta mudança foi considerada estratégica, pois representa uma oportunidade para garantir que os alunos com deficiência possam exercer plenamente os seus direitos humanos, através de uma educação ativa e inclusiva. Foi sublinhado que o aluno nunca é o obstáculo à inclusão, é sim o contexto educativo que deve ser adaptado às suas necessidades. Para tal, é necessário desenvolver programas específicos de aprendizagem ativa, com métodos e processos ajustados, que permitam ao aluno, mediante a sua participação ativa, construir ferramentas para ultrapassar os desafios ao longo da sua vida. Na perspetiva dos representantes da instituição de ensino, a presença de alunos com necessidades específicas no ensino formal deve ser encarada como uma oportunidade para transformar a escola num espaço verdadeiramente inclusivo, onde se promovam práticas pedagógicas adaptadas e se eliminem barreiras ao processo de aprendizagem. Neste contexto, a escola estabeleceu uma parceria estratégica com o centro de apoio à vida independente (CAVI) e com as famílias dos alunos, o que permitiu a integração da figura do assistente pessoal no quotidiano escolar, contribuindo para uma resposta educativa mais ajustada às necessidades individuais. A assistente pessoal descreveu os desafios iniciais da sua atuação no ensino formal, nomeadamente a gestão do tempo entre vários alunos e a necessidade de desenvolver estratégias diferenciadas, baseadas nas características de cada aluno. Apontou também que rapidamente percebeu que o tipo de apoio que os alunos precisavam exigia uma abordagem mais flexível e colaborativa, passando pelo desenvolvimento de múltiplas estratégias, com o envolvimento de toda a equipa educativa. Apesar das dificuldades, a experiência revelou-se gratificante, tendo sido observada uma evolução significativa nos alunos acompanhados. Foi ainda abordado o papel do assistente pessoal em contexto de estágio em local de trabalho, onde se verificaram desafios adicionais, como o cumprimento de regras em ambiente de trabalho, a definição de tarefas e o desenvolvimento da autonomia nas deslocações. A presença do assistente pessoal foi considerada essencial para garantir que os alunos com necessidades específicas pudessem participar em igualdade de condições nas atividades de formação em contexto real. A diretora de turma de um dos alunos que beneficia de assistência pessoal em contexto escolar referiu que a presença da assistente pessoal contribuiu significativamente para aliviar a carga emocional e organizacional dos elementos da comunidade educativa, ao mesmo tempo que promoveu o desenvolvimento da autonomia do aluno, evolução essa reconhecida e valorizada pela família. A aluna destinatária de assistência pessoal partilhou que, com o apoio recebido, passou a participar mais ativamente em atividades escolares e sociais, sentindo-se mais integrada e confiante. A representante do Instituto Nun'Alvres destacou que, para o próximo ano letivo, foram identificadas áreas prioritárias de melhoria, nomeadamente o agendamento prévio de atividades e reuniões com a assistente pessoal, a disponibilização mais efetiva de recursos digitais e a melhoria da comunicação entre escola, famílias e assistente pessoal. Foi defendida a necessidade de dar maior autonomia aos assistentes pessoais na tomada de decisões, sempre em articulação com os restantes intervenientes. Neste fórum, concluiu-se que a inclusão efetiva exige a criação de ferramentas específicas e adaptadas, co-criadas por equipas multidisciplinares. Foi sublinhada a importância de espaços de co-criação e de uma comunicação eficaz entre escola, famílias, autarquia e empresas, especialmente no contexto da formação em ambiente de trabalho. A experiência relatada foi considerada muito positiva, apontando para a importância de uma abordagem colaborativa e centrada no aluno, com todos os intervenientes articulados e alinhados na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. O encerramento deste fórum ficou a cargo de Sónia Esperto – Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP. O próximo fórum será subordinado ao tema "Vida Independente: a Assistência Pessoal na Vida Ativa – Ensino Superior” e irá realizar-se no dia 9 de outubro, em formato presencial, envolvendo o município de Coimbra. The National Institute for Rehabilitation, I.P. (INR, I.P.), as part of the National Strategy for the Inclusion of Persons with Disabilities (ENIPD 2021-2025), continues to hold a set of forums at national level to promote discussion on non-institutionalisation strategies and measures. In 2025, the theme of the forums focuses on Independent Living and the role that personal assistance plays in the working life of persons with disabilities, seeking to involve and gather the perspectives of recipients of personal assistance, municipalities, employers, schools and universities. The 3rd Forum, entitled "Independent Life: Personal Assistance in Active Life – Formal Education’ took place on 9 September at 2.30 p.m. in Santo Tirso, in the auditorium of the Santo Thyrso Factory. With a focus on formal education, this initiative sought to stimulate dialogue and the sharing of experiences and perspectives between the different actors in the dynamics of the context of formal education, involving the Municipality of Santo Tirso, the NGOPD AADVDB - Association for the Support of the Visually Impaired of the District of Braga and Pais em Rede Association, as well as the educational institution Instituto Nun'Alvres. The opening of the event was held by Rui Santos, Head of the Social Action Division of the Municipality of Santo Tirso. The panel of speakers was attended by Domingos Pereira da Silva – President of the Association for the Support of the Visually Impaired in the District of Braga, Sérgio Vicente – Vice-President of the Pais em Rede Association, Virginia Fonseca – Coordinator of Vocational Education at the Nun'Alvres Institute, Sara Freitas – Class Director of a student with personal assistance at the Nun'Alvres Institute, Maria Leonor Couto – Recipient of CAVI of the Pais em Rede Association and Joana Silva – Personal Assistant of CAVI of the same association. This forum focused on the role of the Support Model for Independent Living as an enabler of autonomy in the school context and on the opportunities and advantages that social assistance can provide to persons with disabilities in accessing and implementing the fundamental right to Education, which is identified as a factor in promoting greater inclusion in society. It was highlighted the work that the Municipality of Santo Tirso has been developing in the area of disability, with a special focus on promoting the social and professional inclusion of people with disabilities. Among the actions highlighted by Rui Santos, is the Inclusion Desk, which provides personalized support and appropriate referral to the needs of people with disabilities, with direct involvement of the Social Network of the Municipality. From the concerted work of this Network came the “Employ me” project, which promotes work placements in local companies for people with disabilities. Participating entities are awarded Bronze, Silver or Gold Stamps, depending on the level of inclusion provided. Two innovative projects, funded by the Recovery and Resilience Programme (RRP), are also highlighted, which reinforce this commitment of the Municipality: a mobile snoezelen room, adapted in a van, which takes sensory stimuli to the institutions, avoiding that users have to move from the institutions to enjoy this type of therapeutic intervention; and an initiative that uses virtual reality technology, through the use of virtual reality glasses, providing immersive and meaningful experiences to participants, such as virtual visits to the Shrine of Fatima, promoting interaction and the well-being of users, and enhancing their social inclusion. Such actions reflect the commitment of the Municipality to a more inclusive, accessible and cohesive society. Representatives of CAVI (Centres for Supporting Independent Living) highlighted that personal assistance has been a key tool for the autonomy of persons with disabilities in the context of formal education, allowing them to participate in school and social activities in a more active and integrated way, and specific cases were presented of students who, with personalised support and the use of personal assistance, were able to overcome barriers and develop academic and social skills. At the event, it was evidenced that the legislative amendment to the MAVI (Model of Support for Independent Life) allowed it to be implemented in primary and secondary schools, similar to what was already happening in Higher Education. This change was seen as strategic as it represents an opportunity to ensure that pupils with disabilities can fully exercise their human rights through active and inclusive education. It was stressed that the student is never the obstacle to inclusion, but rather the educational context that must be adapted to their needs. To this end, it is necessary to develop specific active learning programmes, with adjusted methods and processes, that allow the learner, through their active participation, to build tools to overcome challenges throughout their life. From the perspective of the representatives of the educational institution, the presence of students with specific needs in formal education should be seen as an opportunity to transform the school into a truly inclusive space, where adapted pedagogical practices are promoted and barriers to the learning process are removed. In this context, the school has established a strategic partnership with the Centre for Support to Independent Living (CAVI) and with the families of the students, which has allowed the integration of the figure of the personal assistant in the daily school life, contributing to an educational response more adjusted to individual needs. The personal assistant described the initial challenges of her performance in formal education, namely the management of time between several students and the need to develop differentiated strategies, based on the characteristics of each student. He also pointed out that he quickly realized that the type of support that students needed required a more flexible and collaborative approach, going through the development of multiple strategies, with the involvement of the entire educational team. Despite the difficulties, the experience proved to be gratifying, having been observed a significant evolution in the accompanied students. The role of the personal assistant in the context of internship in the workplace was also addressed, where there were additional challenges, such as complying with rules in the work environment, defining tasks and developing autonomy when travelling. The presence of the personal assistant was considered essential to ensure that pupils with specific needs could participate on equal terms in real-life training activities. The class director of one of the students who benefits from personal assistance in the school context said that the presence of the personal assistant contributed significantly to alleviate the emotional and organizational burden of the elements of the educational community, while promoting the development of student autonomy, an evolution that is recognized and valued by the family. The student receiving personal assistance shared that, with the support received, she started to participate more actively in school and social activities, feeling more integrated and confident. The representative of the Nun'Alvres Institute highlighted that, for the next school year, priority areas for improvement were identified, namely the prior scheduling of activities and meetings with the personal assistant, the more effective provision of digital resources and the improvement of communication between school, families and personal assistant. It was defended the need to give greater autonomy to personal assistants in decision-making, always in articulation with the other actors. In this forum, it was concluded that effective inclusion requires the creation of specific and adapted tools, co-created by multidisciplinary teams. The importance of co-creation spaces and effective communication between schools, families, local authorities and companies was underlined, especially in the context of work-based training. The reported experience was considered very positive, pointing to the importance of a collaborative and student-centred approach, with all actors articulated and aligned in building a truly inclusive school. The forum was closed by Sónia Esperto – President of the National Institute for Rehabilitation, IP. The next forum will be on the theme "Independent Life: Personal Assistance in Active Life – Higher Education” and will take place on 9 October, in face-to-face format, involving the municipality of Coimbra.
See news INR estará presente no Bibliogamers 2025
Atualizado: 15/09/2025
De 19 a 21 de setembro, vai decorrer o evento Bibliogamers 2025 - jogos adaptados, cinema, entrega de prémios – nas bibliotecas municipais de Lisboa (Alcântara, Marvila e Orlando Ribeiro). O Instituto Nacional para a Reabilitação estará presente no dia 19, com a Apresentação do Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe. Esta iniciativa nasceu em 2017 e tem uma periodicidade bienal tendo sido o primeiro evento sobre videojogos a acontecer numa Biblioteca. Em 2025, na sua 4.ª edição, o tema é dedicado à relação entre o mundo digital dos videojogos e as pessoas com deficiência. A entrada é gratuita. Saiba mais informações e conheça o programa AQUI . From 19 to 21 September, the Bibliogamers 2025 event - adapted games, cinema, awards - will take place in the municipal libraries of Lisbon (Alcântara, Marvila and Orlando Ribeiro). The National Institute for Rehabilitation will be present on the 19th, with the Presentation of the Prize of Technological Innovation Engineer Jaime Filipe. This initiative was born in 2017 and has a biennial periodicity and was the first event about video games to take place in a Library. In 2025, in its 4th edition, the theme is dedicated to the relationship between the digital world of video games and people with disabilities. Admission is free. Learn more and get to know the program HERE .
See news