Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa 2021

Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa, 2021

Atualizado: 22/01/2021

O Instituto Nacional para a Reabilitação comemora o Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), a 22 de janeiro. A data desta comemoração remete para 22 de janeiro de 1991, para a fundação, em Lisboa, da primeira Associação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (AILGP). Os Intérpretes de LGP são, segundo a lei n.° 89/99 de 5 de julho, “os profissionais que interpretam e traduzem a informação de língua gestual para a língua oral ou escrita e vice-versa, por forma a assegurar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes”. Porém, ser Intérprete de LGP, é muito mais: é ser a ponte de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, é ser voz, é proporcionar acessibilidade, autonomia e, acima de tudo, é contribuir para a inclusão da Comunidade Surda em todos os contextos de vida, como por exemplo na educação, na saúde e no lazer.   A regulamentação da profissão de Intérprete de Língua Gestual Portuguesa encontra-se prevista no Orçamento de Estado de 2021 (art.º 57.º), a realizar durante o primeiro trimestre, o que irá contribuir para mais e melhor acesso à informação e aos serviços. Visa contribuir também para um melhor acesso das pessoas com deficiência aos serviços públicos, através da criação de uma bolsa de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, por distrito (art.º 355.º), e de medidas como a legendagem para pessoas surdas e a disponibilização de máscaras inclusivas. Os Técnicos Superiores/Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do INR assinalam esta data, interpretando em Língua Gestual Portuguesa esta notícia e agradecendo a todos os que com eles colaboram, nos diversos contextos, na garantia da acessibilidade para as pessoas surdas. Parabéns a todos os Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e a todos os que diariamente trabalham e se dedicam à acessibilidade à informação para as pessoas surdas. Consulte aqui mais informação sobre a profissão de Intérprete de Língua Gestual Portuguesa e as medidas adotadas em tempo de pandemia , produzida pela Associação Nacional e Profissional da Interpretação - Língua Gestual (ANAPI-LG),  sobre aspetos históricos desta profissão e, pelo Departamento de Surdocegueira da Associação de Surdos do Porto, sobre higiene e segurança para combate da pandemia.
Ver notícia
 Capa do Livro | Sessões informativas da Biblioteca do INR | Apresentação do Livro “Uma Força da Natureza: Aida Bruno Coelho 1937-2016

Sessões Informativas da Biblioteca do INR: Apresentação do Livro “Uma Força da Natureza: Aida Bruno Coelho 1937-2016"

Atualizado: 21/01/2021

A Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação realiza a sua 1.ª sessão informativa do ano 2021, na próxima quarta-feira, 27 de janeiro, entre as 11h00 e as 11h40, na plataforma Zoom. Assinalando o Dia Internacional da Educação (dia 24 de janeiro), apresentaremos o livro “ Uma Força da Natureza: Aida Bruno Coelho 1937-2016 ", da autoria de Dalila de Jesus Guerrinha. A obra biográfica de uma professora de educação musical que se destacou no ensino público pela sua criatividade e iniciativa internacional, através da produção musical de canções de cariz didático ou festivo, para enriquecimento dos programas pedagógicos. Esta professora foi um exemplo de profissionalismo e dedicação para os seus colegas e alunos, conquistando o respeito de todos com uma pedagogia muito própria, que lhe permitiu superar os obstáculos que encontrava enquanto pessoa com deficiência visual e que decorriam do contexto e em sala de aula. Faça a sua inscrição até ao dia 26 de janeiro (o link para acesso ao evento será enviado a todos/as inscritos/as nessa data). A sessão inicia-se às 11 horas, tendo a sala o acesso máximo a 90 participantes. Participe e divulgue!
Ver notícia
 Conjunto de lápis dispostos em circulo

Lista Provisória das Candidaturas Admitidas e Excluídas do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P - 2021

Atualizado: 21/01/2021

Em conformidade com o previsto no Regulamento do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P., publica-se a Lista Provisória de Candidaturas Admitidas e Excluídas ao financiamento para os projetos do ano de 2021. O prazo de exercício do direito a audiência de interessados por parte das ONGPD candidatas decorre até ao próximo dia 4 de fevereiro, podendo as mesmas pronunciar-se por escrito, através do correio eletrónico inr-projetos2021@inr.mtsss.pt .
Ver notícia
 António Dornelas | prémio 2021 | 5ª edição do Prémio António Dornelas: estão abertas as candidaturas até 31 de janeiro de 2021. | logo da República Portuguesa e MTSSS

Prémio António Dornelas 2021

Atualizado: 19/01/2021

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social criou, em 2017, o “Prémio António Dornelas”. O prémio é e será uma homenagem ao professor universitário António Dornelas. Durante o ano de 2021 irá decorrer a sua 5ª edição que continua a ter como objetivo principal premiar trabalhos científicos ou técnicos elaborados por estudantes, investigadores e docentes universitários, que abranjam quer as áreas do trabalho, emprego, formação profissional e relações laborais, quer as áreas da segurança social e solidariedade e da inclusão das pessoas com deficiência. A apresentação de candidaturas, através do preenchimento do formulário , é feita até ao dia 31 de janeiro de 2021. Para mais informações consulte o Portal do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP).  
Ver notícia
 Duas mãos leem um texto em braille | Tela e Ponto - A centralidade do Braille num nundo em mudança

"Tela e Ponto – A centralidade do braille num mundo em mudança" | 19 de janeiro

Atualizado: 18/01/2021

É já amanhã, dia 19 de janeiro que se realiza a sessão online intitulada "Tela e Ponto – A centralidade do braille num mundo em mudança" , organizada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. e pelo Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura, para assinalar as comemorações do Dia Mundial do Braille 2021. Marque presença no canal de YouTube do INR onde, no dia do evento, às 14h30, só tem que entrar no canal e aguardar pela emissão. Se pretender colocar alguma questão ou fazer um comentário sobre a sessão, pode fazê-lo no chat, devendo subscrever o canal previamente. Pode, em alternativa, colocar a sua questão ou comentário através do email INR-Comunicacao@inr.mtsss.pt . Contamos consigo!
Ver notícia
 Capa do Estudo Pessoas com Deficiência em Portugal : Indicadores de Direitos Humanos 2020

Pessoas com Deficiência em Portugal | Publicações do ODDH

Atualizado: 18/01/2021

Foram publicados os resultados do estudo “Deficiência e Covid-19 em Portugal”, promovido pelo Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) onde, entre outros dados, se verifica que muitos apoios e serviços essenciais para as pessoas com deficiência - tais como terapias ou consultas médicas - foram retomados apenas parcialmente ou ainda estão suspensos, a insatisfação com o acompanhamento dado aos alunos com deficiência, mesmo após a reabertura das escolas, elevados níveis de ansiedade, tristeza e preocupação com um possível agravamento da sua situação económica, e ainda familiares e cuidadores/as que expressam cansaço e exaustão, embora se registem melhorias após o desconfinamento. Adicionalmente, é também publicado o Relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2020” onde, face à crise pandémica provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o ODDH procurou perceber como, em Portugal, esta situação estaria a ser experienciada pelas pessoas com deficiência e respetivas famílias. De entre outros dados, mostra, por exemplo, que em junho de 2020 havia 13270 pessoas com deficiência inscritas como desempregadas nos centros de emprego, registando-se um aumento de 10% face aos dados globais de 2019 (12027 inscritos com deficiência). Consulte esta informação no site do Observatório .
Ver notícia