Detalhes da Notícia

Matosinhos acolheu a Cerimónia de Entrega do Prémio Desporto + Acessível 2025

Atualizado : 12/11/2025

Grupo de pessoas posicionado em palco, formando uma linha. Ao centro, algumas seguram certificados e placas com texto visível. Uma pessoa está sentada numa cadeira de rodas à frente do grupo, também com uma placa. À esquerda, estão visíveis bandeiras, incluindo a de Portugal. Ao fundo, encontra-se uma parede curva de cor clara e um ecrã azul parcialmente visível.

No dia 6 de novembro, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos recebeu a Cerimónia de Entrega do Prémio Desporto + Acessível e Menções Honrosas, iniciativa que distingue projetos que promovem a inclusão através da atividade física e desportiva.

A 4.ª edição do Prémio, organizada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), contou com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos – Cidade Europeia do Desporto 2025 – e de parceiros como a Decathlon Portugal e a Pista Mágica.

A sessão iniciou-se com um momento musical protagonizado por Paulo Cepeda, da APPACDM de Matosinhos, que interpretou “Fado da Esperança”, de Carlos Mendes.

Seguiu-se a sessão de abertura, onde Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, destacou “ser uma honra para Matosinhos, enquanto Cidade Europeia do Desporto 2025, acolher esta cerimónia que celebra a inclusão. O desporto é um direito de todos e deve ser acessível a cada cidadão.”

Ricardo Gonçalves, Presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, reforçou que “este prémio é um sinal claro do nosso compromisso com a igualdade de oportunidades. Queremos que cada pessoa, independentemente das suas capacidades, encontre no desporto um espaço de participação e bem-estar.”

Após as boas-vindas, foi apresentado o projeto IDI4Sport – Inclusão e deficiência no e através do desporto, por Alcídio Jesus, Técnico Superior da Direção Regional do Norte do IPDJ.

Seguiu-se uma reflexão sobre Boas Práticas de Inclusão, com a participação de Bárbara Pereira, responsável pelo projeto Sexto Sentido (vencedor da edição 2024) e Odete Fiúza, da Unidade de Investigação, Formação e Desenvolvimento do INR.

Posteriormente, Marisa Lopes (INR) e Ana Pacheco (IPDJ) apresentaram a 4.ª edição do Prémio Desporto + Acessível, antes da revelação dos projetos distinguidos.

O grande vencedor foi o projeto “Joga Simples”, da Associação Joga Simples, que recebeu um prémio no valor total de 7.000€, atribuído pelo INR e IPDJ e Decathlon, acrescido de consultoria especializada, pela Pista Mágica..

Tiago Maia, Presidente da Associação, afirmou numa intervenção emocionada que "este prémio é um incentivo para continuarmos a simplificar o acesso ao desporto adaptado em Portugal. Queremos que ninguém fique de fora.”

Foram atribuídas menções honrosas a três projetos de referência:

  • “Surf Cura – Terapia de Mar” (Associação Surf Cura), na área da formação;

  • “Cadeira adaptada para desportos aquáticos” (Blue Equipments), na área das acessibilidades e produtos de apoio;

  • “Abrantes Desporto Inclusivo” (Município de Abrantes), na área do desenvolvimento desportivo.

Cada menção honrosa foi acompanhada da entrega de vouchers oferecidos pela Decathlon Portugal e pela Pista Mágica, com a presença de Leandro Sá, representante da Declatlhon e Sónia Fernandes, da Pista Mágica.

A cerimónia encerrou com as intervenções de Sónia Esperto, Presidente do Conselho Diretivo do INR, e Nuno Matos, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos, sublinhando a importância da cooperação entre entidades para tornar o desporto verdadeiramente inclusivo.

Com esta iniciativa, reforçamos o compromisso de promover igualdade de oportunidades, inclusão e qualidade de vida através do desporto.