News Details

Plano de Acessibilidade e Transportes de Pessoas com Deficiência na Área Metropolitana de Lisboa já disponível

Updated : 27/10/2025

No fundo branco, do lado direito encontra-se o texto “Plano de Acessibilidade e Transportes de Pessoas com Deficiência na Área Metropolitana de Lisboa”. Do lado esquerdo há ícones coloridos representando diferentes áreas da deficiência, assim como de transportes.

Foram publicados os documentos finais do “Plano de Acessibilidade e Transportes de Pessoas com Deficiência na Área Metropolitana de Lisboa”, realizado pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) em articulação com o Instituto Nacional para a Reabilitação.

Este Plano constitui um instrumento estratégico para a promoção da acessibilidade e mobilidade das pessoas com deficiência nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, contribuindo para o exercício pleno dos seus direitos e para uma sociedade mais justa e equitativa.

O desenvolvimento do Plano foi acompanhado nas suas diferentes fases por associações de representantes de pessoas com deficiência, municípios, operadores de transporte, entidades gestoras de interfaces, tendo contado com a participação ativa de diversas entidades e cidadãos.

Estão disponíveis para consulta os seguintes documentos:

- Relatório de Caracterização e Diagnóstico;

- Relatório de Cenarização, Visão Estratégica, Metas e Indicadores;

- Relatório de Programa de Medidas e Ações;

- Guião de avaliação das condições de acessibilidade nas interfaces;

- Guião de tipologias de intervenção a aplicar em interfaces;

- Relatório síntese das acessibilidades nas interfaces e paragens de transporte rodoviário de passageiros.

O desenvolvimento deste Plano contou com a participação ativa de diversas entidades e munícipes, através de sessões de auscultação, reforçando o compromisso com a construção de soluções inclusivas e eficazes.

Consulte o Plano de Acessibilidade e Transportes de Pessoas com Deficiência na área metropolitana de Lisboa – Transportes Metropolitanos de Lisboa AQUI.

Imagem: TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa.