News Details
Encontro “Emprego Inclusivo e Responsabilidade Social”
Updated : 10/11/2025
A Câmara Municipal de Mafra, no âmbito do Balcão da Inclusão, organizou um Encontro sobre a temática do Emprego Inclusivo, dirigida às entidades empregadoras do Concelho, para a promoção da empregabilidade de pessoas com deficiência e incapacidade. Este Encontro decorreu no dia 5 de novembro, entre as 14h e as 18h, na Loja do Cidadão de Mafra.
O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR) esteve presente no Encontro que juntou empresários, autarcas e representantes de instituições locais. Ao longo da tarde foi debatida a importância da inclusão das Pessoas com Deficiência, os seus direitos e os mecanismos legais existentes para a empregabilidade das mesmas. Por fim, foram apresentadas boas práticas de inclusão no mercado de trabalho sob o olhar das entidades empregadoras e dos trabalhadores.
A sessão de abertura ficou a cargo de Hugo Moreira Luís (Presidente da Câmara Municipal de Mafra), de Susana Marques (Diretora do Centro de Emprego de Loures-Odivelas - IEFP) e de Ana Maria Silva (Presidente da Direção da Associação para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Mafra – APERCIM).
O primeiro painel “O Direito à inclusão das Pessoas com Deficiência e Incapacidade (PCDI)”, foi da responsabilidade do INR, onde foi salientada a importância do emprego das Pessoas com Deficiência, não apenas para cumprimento de obrigações legais, mas como um ato de justiça social e de cidadania que reconhece o potencial das mesmas, valorizando as suas capacidades. A inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) nos quadros das empresas contribui para aumentos de produtividade e valor para os empregadores.
O segundo painel, dedicada às medidas ativas de emprego e estratégias de capacitação das PcD, ficou a cargo do Centro de Emprego de Loures-Odivelas (IEFP), onde foram apresentadas todas as medidas quer de empregabilidade (estágios de inserção, Emprego Mercado Aberto e emprego protegido), formação, adaptação dos postos de trabalho e de produtos de apoio.
No terceiro e último painel, da responsabilidade da APERCIM, foi o projeto “Mãos à Obra”, uma iniciativa da APERCIM, cofinanciado no âmbito do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, que visa promover a empregabilidade das PcD; a sensibilização das empresas, empregadores e profissionais para a vantagem da importância de empregar PcD; viabilizar o acesso das PcD ao mercado de emprego; contribuir para a valorização pessoal das PcD; promover aprendizagens pré-laborais e profissionais para as PcD; Encaminhar profissionalmente os participantes de acordo com os interesses, capacidades e vocação.
Para além dos empresários que apresentaram os seus pontos de vista e da importância da inclusão das PcD nas suas empresas, foi possível ouvir, os testemunhos das próprias pessoas.
A sessão de encerramento ficou a cargo do INR, onde ficou salientado que a inclusão das PcD no mercado de trabalho é um especto central da Agenda 2030 das Nações Unidas e encontra respaldo em múltiplos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os que visam a promoção da igualdade, inclusão social e trabalho decente. Como nota final, foi referido que o direito ao emprego é uma questão de justiça social e de Direitos Humanos e não da responsabilidade social das empresas.