Detalhe do Evento

Candidaturas ao Prémio Luís Clara

Atualizado: 11/06/2025

Sobre uma ilustração abstrata em tons de azul, vermelho amarelo e branco, surge à esquerda Luís Clara a gestuar o seu nome gestual, sobre ele lê-se

Associação de Famílias e Amigos dos Surdos (AFAS) tem a honra de anunciar a criação de um prémio muito especial e inédito na nossa história: o Prémio Luís Clara.

Este prémio homenageia Luís Carlos Pinto Clara, associado fundador n.º 1 da AFAS, que desempenhou um papel fundamental na defesa da Língua Gestual Portuguesa (LGP) e da educação bilíngue para pessoas surdas. Luís Clara, avô de um jovem surdo, foi presidente da direção da AFAS desde a sua fundação, a 22 de julho de 1997, até 19 de março de 2011, tendo-se tornado Associado Honorário a 5 de novembro de 2011. Nasceu a 1 de junho de 1934 e faleceu a 29 de outubro de 2015.

Este prémio visa reconhecer e valorizar contributos significativos para a promoção da LGP, da inclusão e dos direitos das pessoas surdas em Portugal. A cerimónia de entrega do Prémio Luís Clara está prevista para o dia 17 de outubro de 2025, um momento simbólico de celebração da nossa comunidade.

A informação sobre o Prémio Luís Clara já se encontra disponível em Língua Gestual Portuguesa (LGP), na página oficial do prémio no site da AFAS, bem como nas redes sociais da associação e no nosso blog oficial. Já disponibilizamos alguns conteúdos com voz-off e tradução em português.

Convidamos todas as instituições, órgãos de comunicação social e entidades públicas a partilhar e divulgar esta iniciativa, contribuindo para um maior reconhecimento e valorização da LGP, oficialmente reconhecida na Constituição da República Portuguesa.

Pode aceder aos conteúdos disponíveis em português através dos seguintes links: