Detalhes da Notícia

Resultados do Conselho EPSCO de 19 de junho de 2025

Atualizado : 30/06/2025

Imagem promocional da União Europeia com o título “Pilar Europeu dos Direitos Sociais”. À esquerda, uma criança é empurrada num baloiço por um idoso, ambos sorrindo num ambiente ao ar livre. À direita, duas pessoas com coletes de segurança e capacetes observam algo ao longe, com um deles apontando para cima. Na parte inferior direita, uma mulher com uma criança aos ombros caminha em direção ao pôr do sol. No topo da imagem, está o logótipo da União Europeia. No canto inferior esquerdo, sobre fundo laranja, lê-se “PILAR EUROPEU DOS DIREITOS SOCIAIS”. No canto inferior direito, sobre fundo rosa, está a hashtag “#SocialRights”.

Decorreu no passado dia 19 de junho, no Luxemburgo, a Reunião do Conselho Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores (EPSCO) que reúne os ministros responsáveis pelo emprego, pelos assuntos sociais, pela saúde e pela defesa do consumidor de todos os Estado-Membros (EM) da União Europeia (EU).

Os Ministros procederam a um debate de orientação sobre a diretiva relativa à igualdade de tratamento, que visa proibir a discriminação em razão da religião ou crença, deficiência, idade ou orientação sexual em domínios relacionados com a proteção social, a educação e os bens e serviços.

Em particular, debateram se o Conselho deveria prosseguir os trabalhos sobre a diretiva com vista a alcançar a necessária unanimidade ou, em alternativa, se a Comissão, tendo anunciado a sua intenção de retirar a diretiva, deveria preparar uma nova proposta legislativa que estabeleça um quadro legislativo coerente para combater a discriminação na UE.

Embora vários EM estivessem abertos à perspetiva de uma proposta atualizada da Comissão, uma grande maioria preferiu continuar a trabalhar no atual projeto de diretiva com vista a alcançar a unanimidade.

Vários Ministros chamaram a atenção para a erosão da igualdade de direitos em muitas partes do mundo e consideraram que, continuando a esforçar-se por um acordo sobre a diretiva, a UE enviaria a mensagem certa de apoio ao princípio da igualdade.

A Presidência Polaca do Conselho (PRES PL) apresentou igualmente um relatório intercalar sobre a diretiva disponível AQUI

Na ausência de quaisquer sugestões de redação adicionais por parte dos EM que suscitam preocupações pendentes, a PRES PL não pôde propor um novo texto de compromisso. No entanto, a grande maioria das delegações continuou a afirmar o seu firme apoio ao conteúdo e à rápida adoção do último texto acessível no link disponível AQUI.

Os ministros realizaram igualmente um debate de orientação sobre o novo plano de ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e a primeira estratégia de luta contra a pobreza.

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública e um convite à apreciação sobre o novo plano de ação para a aplicação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, plano este que visa contribuir para a aplicação dos princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais em toda a União. A presidente Ursula von der Leyen anunciou o plano de ação nas suas orientações políticas.

O Pilar estabelece 20 princípios fundamentais que orientam a UE para uma Europa social forte, justa, inclusiva e cheia de oportunidades no século XXI. O plano de ação respeita o modelo social de cada país e melhora o modo de vida da Europa, que depende das proteções e oportunidades da nossa economia social de mercado.

A Comissão solicita opiniões sobre o impacto do Plano de Ação de 2021, os ensinamentos retirados e os potenciais domínios a melhorar em que poderão ser necessários mais progressos. A Comissão procura igualmente obter contributos para um novo plano de ação que será lançado nos próximos meses.

Por último, informa-se que, tanto a consulta como o convite à apreciação permanecerão abertos durante 12 semanas, até 10 de setembro de 2025.