Detalhes da Notícia

O INR participou na 1ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) para a Inclusão das Pessoas com Deficiência do G20

Atualizado : 09/07/2025

Logótipo da cimeira G20 a realizar-se na África do Sul em 2025. À esquerda, apresenta um elemento gráfico em forma de flor estilizada com pétalas nas cores vermelho, verde, azul, amarelo e preto. À direita, encontra-se o texto 'G20 SOUTH AFRICA 2025' em letras maiúsculas pretas.

O INR, I.P. participou na 1ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) para a Inclusão das Pessoas com Deficiência do G20, organizado pelo Governo da África do Sul que assume atualmente a presidência do G20, evento online, que teve lugar nos passados dias 26 a 27 de junho de 2025, no Departamento de Relações Internacionais e Cooperação em Pretória, Província de Gauteng, África do Sul.

O principal objetivo desta reunião foi a proposta por parte do Governo da República da África do Sul, representado pelo Departamento das Mulheres, Jovens e Pessoas com Deficiência, de criação de um Grupo de Trabalho para a Inclusão das Pessoas com Deficiência no âmbito do G20.

O GT pretende proporcionar uma plataforma dinâmica de boas práticas entre os membros do G20 que permita o seu envolvimento em questões críticas sobre a emancipação das pessoas com deficiência, com especial ênfase nas mulheres e nos jovens com deficiência.

O GT tem como objetivos assegurar que os países do G20 acelerem a implementação dos compromissos, princípios, objetivos e ações existentes estabelecidos nos vários instrumentos internacionais sobre inclusão e direitos das pessoas com deficiência, como as proclamadas na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (UNCRPD), na Agenda 2030 e nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como nos instrumentos regionais específicos relativos a cada um dos países membros do G20.

Os trabalhos dos dois dias desenvolveram-se em volta da discussão do funcionamento futuro do Grupo de Trabalho que, terá três prioridades fundamentais, a Promoção de Novas Tecnologias e Acesso à Inteligência Artificial, a Acessibilidade Universal e Vida Independente, e a Dignidade da Vida, Dimensão dos Serviços e Considerações sobre a Inclusão como tema prioritário de todas as Agendas Políticas.