Detalhes da Notícia

INR e AMT realizam ações conjuntas de supervisão à acessibilidade nos transportes públicos

Atualizado : 08/10/2025

A imagem mostra uma área interior de uma estação com piso azul. No fundo, existem máquinas de venda automática, um elevador com sinalização e paredes metálicas. Várias pessoas estão reunidas, algumas com coletes de alta visibilidade amarelos, próximas a uma zona de espera com bancos. À direita, há uma pessoa em cadeira de rodas e outras pessoas em pé, algumas a utilizar dispositivos móveis. Na sobreposição central, vê-se um balcão identificado com a marca “rede expressos”. Uma pessoa está atrás do balcão com um computador portátil, enquanto outra pessoa com colete de alta visibilidade segura uma fita métrica junto ao balcão. À frente do balcão, está uma pessoa a interagir com quem está atrás do balcão.

O Instituto Nacional para a Reabilitação e a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes realizaram, ao longo dos meses de julho e setembro de 2025, várias ações conjuntas de supervisão em infraestruturas de transporte, com o objetivo de avaliar as condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

As visitas técnicas decorreram em diferentes pontos do país, abrangendo estações ferroviárias, rodoviárias, interfaces intermodais e estações de metro nas cidades de Lisboa, Évora, Coimbra, Porto e Braga.

A colaboração entre as duas entidades tem como objetivo recolher informação detalhada e partilhada, potenciando uma atuação coordenada e eficaz, em benefício dos direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A realização destas ações conjuntas representa uma resposta construtiva e articulada entre entidades com competência na área da acessibilidade.