Detalhes da Notícia

Biblioteca do INR promoveu sessão “Multiformato e Inclusão: A nova era da literatura acessível”

Atualizado : 13/10/2025

Sala retangular com paredes claras e piso em madeira. As cadeiras estão dispostas em filas voltadas para uma mesa na frente da sala. Na mesa encontram-se três pessoas sentadas, uma delas com um livro na mão. O público está sentado em cadeiras brancas. À esquerda, há janelas grandes com luz natural a entrar.

No dia 8 de outubro, a Biblioteca de Alcântara (Biblioteca José Dias Coelho)  acolheu a sessão “Multiformato e Inclusão: A nova era da literatura acessível”, uma iniciativa conjunta da Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR) e da própria Biblioteca de Alcântara, em parceria com o Centro de Recursos para Inclusão Digital, do Instituto Politécnico de Leiria (CRID) – IPL e o Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira, da Casa Pia de Lisboa (CED AACF). A sessão, dirigida a técnicas da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa, teve como objetivo divulgar boas práticas e recursos que promovem a inclusão e o acesso universal à leitura.

A abertura esteve a cargo de Helena Alexandre, Diretora de Serviços da UIFD do INR, e de Ana Santos, Diretora da Biblioteca de Alcântara, que destacaram a importância da colaboração entre instituições públicas na promoção de uma cultura mais inclusiva.

Seguiu-se um conjunto de intervenções técnicas, conduzidas pela Professora Célia Sousa, do CRID-IPL, e por Paula Liques e Sandra Barbosa, do CED AACF. As oradoras partilharam exemplos práticos, recursos e formatos acessíveis que promovem a inclusão na leitura, demonstrando assim como as bibliotecas podem desempenhar um papel essencial na democratização do acesso à literatura.

O encerramento da sessão ficou a cargo da Presidente do CD do INR, Sónia Esperto, que reafirmou o compromisso do Instituto com a acessibilidade e a igualdade de oportunidades no acesso à cultura, lançando o desafio à continuidade desta parceria na criação de projetos colaborativos que reforcem esta missão.

A sessão decorreu num ambiente de partilha, compromisso e reflexão, evidenciando o empenho das instituições envolvidas na construção de bibliotecas mais inclusivas, capazes de responder às necessidades de todos os cidadãos e cidadãs, independentemente das suas capacidades e condição.

O CRID, através da Professora Célia Sousa, ofereceu um conjunto de livros multiformato ao INR, que convidamos a vir conhecer à nossa Biblioteca.

A parceria entre o INR, o CRID-IPL e o CED AACF continuará a dinamizar atividades que promovam o acesso à leitura para todas as Pessoas.