Detalhes da Notícia

TML apresenta projeto piloto “WayFinding” para promover a acessibilidade de pessoas cegas na Gare do Oriente

Atualizado : 20/10/2025

Grupo de pessoas em pé numa área exterior pavimentada, junto a um autocarro amarelo com a inscrição “Carris Metropolitana” na lateral. O autocarro está parado e ocupa grande parte do fundo da imagem. Por trás do veículo, vêem-se estruturas metálicas com cobertura translúcida, típicas de uma estação ou terminal. Algumas pessoas seguram telemóveis e outras estão com as mãos juntas à frente do corpo. No centro da imagem, uma pessoa fala para o grupo.

No âmbito do Dia Nacional da Acessibilidade, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) apresentou hoje, na Gare do Oriente, o projeto piloto “WayFinding”, uma iniciativa pioneira que visa testar novas soluções de orientação e mobilidade autónoma para pessoas cegas ou com baixa visão em ambientes intermodais de transporte público.

O projeto resulta de uma parceria entre a TML, o Metropolitano de Lisboa (ML), a Infraestruturas de Portugal (IP), o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e a ACAPO, com o apoio técnico da SERTEC, e tem como objetivo avaliar a eficácia e aplicabilidade de tecnologias de acessibilidade, nomeadamente a instalação de piso podotáctil e códigos NaviLens, na Gare do Oriente, que permitem orientar os utilizadores entre o terminal rodoviário da Carris Metropolitana e os cais do Metropolitano de Lisboa.

Durante a sessão de apresentação, foram realizadas demonstrações práticas com pessoas cegas, que testaram o percurso e partilharam a sua experiência com o novo sistema de navegação.