News Details

Acessibilidade digital nas universidades: investigadores de CIÊNCIAS avaliam panorama europeu

Updated : 10/07/2025

Homem sentado à secretária em frente a um monitor de computador, de óculos escuros e auscultadores. Ele está a ler um livro em Braille. Ao fundo, veem-se estantes com livros.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apesar da entrada em vigor da nova Lei Europeia da Acessibilidade, muitas universidades ainda não cumprem os requisitos básicos que garantem o acesso a conteúdos digitais por parte de estudantes com deficiência. Entre os problemas mais frequentes identificados nos websites institucionais estão o baixo contraste de cores, rótulos ambíguos e estruturas de navegação confusas. Estes fatores comprometem a experiência de estudantes com deficiência visual ou cognitiva e dificultam o acesso à informação essencial.

Saiba mais informações no artigo de João Silva, Gabinete de Comunicação de Ciência da DCI CIÊNCIAS, da Faculdade de Ciências de Lisboa, disponível AQUI.

Imagem: Faculdade de Ciências de Lisboa