Instituto Nacional para a Reabilitação

Planeamento, Coordenação e Execução das Políticas Nacionais destinadas à promoção dos direitos das Pessoas com deficiência

Notícias

 Imagem da Biblioteca do INR, com as suas estantes, cadeiras e mesas.

Biblioteca do INR, I.P. reabre no próximo dia 28 de setembro


A Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) irá reabrir no próximo dia 28 de setembro, Dia Internacional para o Acesso Universal à Informação. Especializada em temáticas relacionadas com as várias áreas da deficiência, oferece, em regime de livre acesso, atendimento e apoio na consulta de várias fontes informativas, tais como monografias, publicações periódicas ou materiais audiovisuais. Dispõe ainda de um computador adaptado com leitor de ecrã e impressora Braille, intérprete de Língua Gestual Portuguesa (com marcação) e empréstimo domiciliário. Na sua reabertura o INR, I.P. promove, entre as 12h e as 13h, um evento com o objetivo de refletir sobre a história da sua Biblioteca e a importância, atual e futura, deste recurso especializado nas temáticas relacionadas com as várias áreas da deficiência. Programa do evento: Abertura | Dra. Fátima Alves – Diretora de Serviços da Unidade de Investigação, Formação e Desenvolvimento do INR A importância da Biblioteca do INR, I.P. | Dr. Adalberto Fernandes – Técnico Superior do INR Testemunho como utilizadora da Biblioteca na investigação   | Dr.ª Teresa Botelho – Docente do ISPA Encerramento  | Dra. Marina Van Zeller -  Conselho Diretivo do INR Acesso para o evento: plataforma Zoom Participe! Conheça mais sobre a biblioteca do INR, I.P.
Ver detalhes do destaque

INR obtém o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade


  O site do INR obteve o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade ! Esta distinção resultou dum trabalho, realizado ao longo dos últimos meses e que envolveu a participação de pessoas com deficiência, seus familiares e técnicos de instituições, aos quais queremos, mais uma vez, agradecer. Foi com eles e para eles que: assegurámos o acesso à informação e aos serviços; melhorámos a experiência de utilização do site; simplificámos e tornámos mais eficiente para todos os cidadãos, nomeadamente aqueles que necessitam de recorrer a tecnologias de apoio para a utilização deste serviço público online. O site do Instituto Nacional para a Reabilitação é agora um exemplo para todas as entidades, públicas e privadas, do caminho a seguir para garantir a igualdade no direito à  acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis, cumprindo as normas do   DL 83/2018, de 19 de outubro, que determina que os sites da Administração Pública, e não só, deverão estar acessíveis até ao dia 23 de setembro de 2020. A jornada para a obtenção do selo foi bem sucedida porque foi realizada em equipa. Agradecemos, assim, a dedicação da equipa do Instituto de Informática da Segurança Social e o apoio da Agência para a Modernização Administrativa.
Ver detalhes do destaque
 Logótipo do Selo de usabilidade e acessibilidade de um dos sites do Governo de Portugal
 Grande plano de duas cadeiras anfíbias sobre passadiços de madeira até á água numa praia fluvial.

Prémio Praia + Acessível 2020 – Candidaturas até ao dia 30 de setembro


Encontra-se aberto o período de apresentação de candidaturas ao  Prémio Praia + Acessível 2020 , até ao próximo dia 30 de setembro (quarta-feira)! Este prémio distingue as duas zonas balneares galardoadas pelo  Programa Praia Acessível - Praia para Todos!  cujas candidaturas evidenciem que, ao longo da presente época balnear, realizaram as melhores práticas de acessibilidade, inclusão e serviços de apoio, proporcionando às pessoas com mobilidade condicionada a plena fruição destes espaços de lazer através de uma experiência globalmente gratificante. Para mais informação, e acesso ao regulamento e ao formulário de candidatura ao Prémio, consultar os sítios web dos promotores:  Instituto Nacional para a Reabilitação ,  Agência Portuguesa do Ambiente  e  Turismo de Portugal .
Ver detalhes do destaque

Consulta de regulamento do apoio financeiro ao funcionamento das ONGPD


O Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., torna público que foi publicado o Aviso n.º 13348-B/2020 - Diário da República n.º 175/2020, 2º Suplemento, Série II de 2020-09-08 142338894, referente à consulta publica para revisão do regulamento  do apoio financeiro ao funcionamento das ONGPD de âmbito genérico, ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 3 do artigo 100.º e de acordo com o previsto no artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo. Nestes termos, convidam-se todos os interessados a pronunciarem-se sobre o seu teor, por escrito, endereçando sugestões para o email: inr@inr.mtsss.pt no prazo de 30 dias úteis, a contar do dia 8 de setembro.
Ver detalhes do destaque
 Calculadora preta sobre papel com números.
 Logótipo do MAVI - Modelo de Apoio à Vida Independente

Relatório Mensal MAVI - julho de 2020


De acordo com as referidas monitorizações, em julho de 2020 todos os 35 projetos aprovados estavam em funcionamento. Durante este mês verificou-se a reativação de alguns dos Planos Individualizados de Assistência Pessoal (PIAP) que estavam suspensos e, à semelhança dos meses anteriores, a celebração de PIAP novos continuou a aumentar (20 em maio, 24 em junho e 34 em julho). Foram apoiadas 830 pessoas, das quais 371 na Região Norte, 178 na Região Centro, 98 na Região Alentejo (647 pessoas apoiadas no território POISE), 35 na Região do Algarve e 148 na Região de Lisboa. Das 830 pessoas apoiadas, 426 são do género feminino e 404 do género masculino. Foram apoiadas pessoas entre os 16 e os 97 anos, sendo a idade média de 44 anos. Desde o início do projeto até ao dia 31 de julho de 2020, foram prestadas 789.577 (setecentas e oitenta e nove mil e quinhentas e setenta e sete) horas, das quais 615.802 (seiscentas e quinze mil e oitocentas e duas) horas foram prestadas no território abrangido pelo POISE, 79.901 (setenta e nove mil novecentas e uma) horas na Região do Algarve e 93.874 (noventa e três mil oitocentas e setenta e quatro) horas na Região de Lisboa. Salienta-se que durante o mês de julho, o número de PIAP’s ativos ultrapassou o valor registado no inicio da pandemia de 821 PIAPs ativos em março e aproximou-se do valor mais alto atingido desde o início do projeto, de 831 PIAP’s ativos em fevereiro. 
Ver detalhes do destaque

Acesso rápido a:

Biblioteca Especializada
Ir para Perguntas frequentes
Página do INR relativa ao Catálogo de Produtos de Apoio
Página do INR relativa ao Balcão da Inclusão

Próximos Eventos