Instituto Nacional para a Reabilitação

Planeamento, Coordenação e Execução das Políticas Nacionais destinadas à promoção dos direitos das Pessoas com deficiência

Notícias

 Circulo de lápis de cor com logotipo do INR ao centro.

Sessões de Esclarecimento: Programa de Financiamento a Projetos


No quadro do Programa de Financiamento a Projetos por parte deste Instituto às Organizações Não Governamentais de Pessoas com Deficiência (ONGPD), realizou-se nos dias 11 e 12 de outubro, via Microsoft Teams, duas sessões de esclarecimento, nomeadamente dos artigos 1.º ao 11.º e 27.º do novo Regulamento a aplicar às candidaturas para 2022. As sessões contaram com a presença de 114 ONGPD. No próximo ano e após a entrega dos relatórios de execução dos projetos de 2021, que ainda se encontram ao abrigo do Regulamento  serão realizadas novas sessões de esclarecimentos relativas aos restantes artigos do novo regulamento.
Ver detalhes do destaque

Formação Inicial: Balcão da Inclusão


Entre os dias 11 e 29 de outubro, iniciou-se um novo ciclo de ações de formação inicial, on-line, para os dirigentes e técnicos afetos à Rede de Balcões da Inclusão de Portugal Continental, promovidas pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR). Estas ações são dirigidas a todas as entidades que manifestaram interesse, concluindo-se assim este ciclo formativo em 2021. O Balcão da Inclusão é um serviço especializado e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que direta ou indiretamente intervêm na área da deficiência sobre os direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor e também sobre os recursos existentes. Este serviço procede também ao encaminhamento e mediação/sensibilização, junto dos diferentes serviços e organismos que no âmbito da sua missão têm competências nas matérias referidas, para a resolução das situações apresentadas. Dada a relevância deste serviço, em abril de 2016, foi criada uma de Rede de Balcões da Inclusão, estando atualmente instalados no Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), no Instituto de Segurança Social (ISS), em Lisboa, em 18 distritos do continente e um na Madeira e em 96 Câmaras Municipais (Municípios), através da assinatura de Protocolos de Cooperação entre o INR e os Municípios.
Ver detalhes do destaque
 Fotografia de uma pessoa com um computador e um caderno em contexto formativo.
 Relatório Mensal MAVI – Agosto 2021

Relatório Mensal MAVI – Agosto 2021


A atividade mensal dos Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI), que integram o projeto-piloto do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI), é reportada ao Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., tendo por base o preenchimento das grelhas de monitorização por parte de cada uma das instituições. De acordo com as referidas monitorizações, em agosto de 2021, nos 35 projetos em funcionamento, foram apoiadas 869 pessoas, das quais 393 na Região Norte, 172 na Região Centro, 101 na Região Alentejo (666 pessoas apoiadas no território POISE), 36 na Região do Algarve e 167 na Região de Lisboa. Das 869 pessoas apoiadas, 448 são do género feminino e 421 do género masculino, foram apoiadas pessoas entre os 17 e os 93 anos (Quadro nº 4), sendo a idade média de 45 anos. Desde o início do projeto até ao dia 31 de agosto de 2021, foram prestadas um total de 1.672.770 (um milhão seiscentas e setenta e dois mil, setecentas e setenta) horas, das quais 1.251.705 (um milhão, duzentas e cinquenta e uma mil e setecentas e cinco) horas foram prestadas no território abrangido pelo POISE, 148.285 (cento e quarenta e oito mil, duzentas e oitenta e cinco) horas na Região do Algarve e 272.779 (duzentas e setenta e duas mil, setecentas e setenta e nove) horas na Região de Lisboa. No mês de agosto houve uma ligeira diminuição do número de PIAP ativos (869). Foram também registadas menos horas de assistência pessoal em relação ao mês de julho, o que poderá estar relacionado com o facto deste ser um mês preferencial para férias, tanto de assistentes pessoais, como de pessoas destinatárias de assistência pessoal. Esta foi uma tendência registada em período análogo de 2020. No entanto, o número de PIAP suspensos diminuiu face ao mês anterior e o número de assistentes pessoais contratados aumentou, apontando para um esforço por parte dos CAVI de não interromperem a prestação do serviço durante as férias.
Ver detalhes do destaque

Candidaturas Abertas: Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. (2022)


Entre os dias 7 de outubro e 8 de novembro de 2021 (inclusive), vai decorrer o prazo para apresentação de candidaturas ao Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. para 2022 e destina-se apenas a Organizações Não Governamentais para Pessoas com Deficiência (ONGPD). À semelhança dos anos anteriores, o processo de candidatura ao Programa de Financiamento será realizado exclusivamente online, através de plataforma web disponibilizada pelo Instituto de Informática, I.P., a que as ONGPD acedem utilizando a password da Segurança Social Direta.
Ver detalhes do destaque
 circulo de lápis com logo do INR no centro.

Acesso rápido a:

Biblioteca Especializada
Ir para Perguntas frequentes
Página do INR relativa ao Catálogo de Produtos de Apoio
Página do INR relativa ao Balcão da Inclusão

Próximos Eventos

24
Out

Arte Participativa - Um espaço para...

Segundo François Matarasso, a “Arte Participativa acontece quando profissionais e não-profissionais usam as suas diferentes competências, tipos de imaginação e interesses, para criar em conjunto algo que não poderiam fazer individualmente”.   Que portas abre esta forma de arte partilhada? Que novas oportunidades representa? Que desafios e riscos se antecipam?   O Teatro São Luiz e a EGEAC juntam-se à iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian para promover um dia de conversas em torno da Arte Participativa, numa altura em que o debate sobre a democratização do acesso à arte e à criação artística se revela cada vez mais pertinente e necessário.   Estas conversas, em paralelo com a apresentação da peça “Meio no Meio” de Victor Hugo Pontes, contam com a participação de diferentes agentes da comunidade artística, entre programadores, público, jornalistas, artistas profissionais e artistas não-profissionais.   FOLHA DE SALA   Programa   11:00 – 13:00 Novas vanguardas artísticas e sociais com  Barbara Pollastri ,  Carla Flores ,  Madalena Victorino ,  Marco Martins ,  Mavá José ,  Victor Hugo Pontes Moderação:  Cláudia Galhós 14:30 – 16:30 Que lugar para a arte participativa na programação cultural? com  Fátima Alçada ,  John Romão ,  Gonçalo Frota ,  Marta Lança ,  Marta Martins ,  Sara Ferreira Moderação:  Hugo Cruz DATAS E HORÁRIOS 24 outubro domingo, 11h às 13h e 14h30 às 16h30 LOCAL Sala Bernardo Sassetti PREÇO Entrada livre, sujeita à lotação da sala. Bilhetes disponíveis online na véspera em bol.pt e na bilheteira do Teatro no próprio dia, a partir das 10h, até 2 por pessoa. Este evento resulta da parceria entre a EGEAC e a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito de uma rede de entidades culturais que se propõem pensar o lugar da Arte Participativa nas suas programações, e na qual são também parceiros o TNDM II, A Oficina, a Casa da Música, o Teatro Viriato, a Câmara Municipal de Loulé e a Câmara Municipal do Funchal.