Detalhes da Notícia
Prémio Branco Rodrigues 14.ª Edição
Atualizado : 19/02/2026
O Prémio Branco Rodrigues (PBR), administrado pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), foi instituído pela Comissão Pró-Cinquentenário da Morte de Branco Rodrigues, em 1976, com o objetivo de promover e valorizar a participação de cidadãos com deficiência visual na produção literária e científica, distinguindo o/a autor(a) do melhor trabalho publicado em cada triénio.
Nesta 14.ª edição, em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), a BNP assinala o centenário da morte de José Cândido Branco Rodrigues (1861-1926). O júri do PBR é composto por Rui Magno Pinto, Teresa Seruya e Fernando José Abreu Matos. O valor do PBR a atribuir será de € 3000 (três mil Euros).
Podem candidatar-se ao PBR, cidadãos portugueses com deficiência visual, comprovada através de Atestado Médico de Incapacidade Multiuso (AMIM). Os trabalhos admitidos a concurso devem reunir cumulativamente os seguintes requisitos:
• Autoria de uma ou mais pessoas com deficiência visual;
• Redigidos em língua portuguesa;
• Publicados nos três anos civis anteriores ao da candidatura (ou seja, entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2025);
• Sem prémios ou distinções atribuídas por outras entidades.
As candidaturas devem ser apresentadas, até às 23h59 do dia 31 de março de 2026 Aqui. Para mais informação, consultar o REGULAMENTO do PBR.