Detalhes da Notícia

Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa, 2021

Atualizado: 22/01/2021

Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa 2021

O Instituto Nacional para a Reabilitação comemora o Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), a 22 de janeiro. A data desta comemoração remete para 22 de janeiro de 1991, para a fundação, em Lisboa, da primeira Associação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (AILGP).

Os Intérpretes de LGP são, segundo a lei n.° 89/99 de 5 de julho, “os profissionais que interpretam e traduzem a informação de língua gestual para a língua oral ou escrita e vice-versa, por forma a assegurar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes”. Porém, ser Intérprete de LGP, é muito mais: é ser a ponte de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, é ser voz, é proporcionar acessibilidade, autonomia e, acima de tudo, é contribuir para a inclusão da Comunidade Surda em todos os contextos de vida, como por exemplo na educação, na saúde e no lazer.  

A regulamentação da profissão de Intérprete de Língua Gestual Portuguesa encontra-se prevista no Orçamento de Estado de 2021 (art.º 57.º), a realizar durante o primeiro trimestre, o que irá contribuir para mais e melhor acesso à informação e aos serviços. Visa contribuir também para um melhor acesso das pessoas com deficiência aos serviços públicos, através da criação de uma bolsa de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, por distrito (art.º 355.º), e de medidas como a legendagem para pessoas surdas e a disponibilização de máscaras inclusivas.

Os Técnicos Superiores/Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do INR assinalam esta data, interpretando em Língua Gestual Portuguesa esta notícia e agradecendo a todos os que com eles colaboram, nos diversos contextos, na garantia da acessibilidade para as pessoas surdas.

Parabéns a todos os Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e a todos os que diariamente trabalham e se dedicam à acessibilidade à informação para as pessoas surdas.

Fotografia de Sofia Figueiredo e Luís Oriola, Intérpretes de LGP do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.Fotografia de Luís Oriola e Sofia Figueiredo, com máscaras de proteção com a boca visível, de a Intérpretes de LGP do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Consulte aqui mais informação sobre a profissão de Intérprete de Língua Gestual Portuguesa e as medidas adotadas em tempo de pandemia, produzida pela Associação Nacional e Profissional da Interpretação - Língua Gestual (ANAPI-LG),  sobre aspetos históricos desta profissão e, pelo Departamento de Surdocegueira da Associação de Surdos do Porto, sobre higiene e segurança para combate da pandemia.