Detalhes da Notícia

Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído: 28 de abril

Atualizado: 28/04/2021

Rua com um conjunto de casas geminadas e carros estacionados e um avião que quase rasa os telhados.

O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído celebra-se anualmente na última quarta-feira do mês de abril e visa consciencializar para o problema do ruído nas cidades. A exposição continuada ao ruído é considerado um problema de saúde pública. O ruído é responsável por contribuir para o stress, problemas auditivos e pela fraca qualidade de vida nas cidades. Ao nível ambiental, tem uma grande interferência na comunicação no mundo animal.

Ruído é a causa principal de deficiência auditiva. O número de pessoas com perda auditiva está a aumentar. Segundo números da Organização Mundial de Saúde (OMS), há em todo o mundo 1,1 mil milhões de jovens que correm o risco de ter uma perda auditiva devido a hábitos de audição pouco seguros. Isto deve-se ao facto de, hoje em dia, nos países desenvolvidos, uma em cada duas pessoas, entre os 12 e os 35 anos, usar regularmente dispositivos de música portáteis, como smartphones, MP3 ou outros, com níveis de som considerados perigosos.

O volume médio a que as pessoas ouvem música nos dispositivos portáteis situa-se entre 75 e 105 decibel (dB), mas sempre que o som ultrapassa 80 dB podemos estar a causar uma lesão irreparável ao nosso ouvido. Ainda em relação a estes jovens, 40% estão expostos com frequência a níveis sonoros potencialmente perigosos em diversos locais de lazer como discotecas, bares, salas de concerto, estádios de futebol ou pavilhões desportivos. Nestes locais as pessoas estão expostas a volumes de som entre os 100 e os 120 dB, muitas vezes durante várias horas.

Ruído não é som, e o som quando se torna ruído é perigoso para a nossa saúde! Por isso, neste dia e sempre, pense nisto cada vez que se lembrar que o ruído é mau para si e para a sua saúde!

Consulte mais informação AQUI.